Belle e Sebastian
    Legal
    Belle e Sebastian

Filme fofo

por Lucas Salgado

Muito antes de virar nome de banda indie da Escócia, Belle et Sébastien era uma série de TV exibida na França entre 1965 e 1970. A trama acompanhava as aventuras de um jovem garoto e seu cachorro em uma pequena cidade nos Alpes. Agora, 50 anos depois do lançamento, a história chega aos cinemas com Belle e Sebastian.

Sebastian é um garotinho que vive com uma espécie de avô adotivo. Ele não tem notícias da mãe e cresce sem saber ao certo sobre sua origem. Morador de uma pequena vila nos Alpes, entre França e Suíça, ele sofre com a constante presença de soldados alemães no local, em plena Segunda Guerra Mundial. O jovem vive solto, explorando as montanhas locais mesmo diante da ameaça de uma fera que está solta e atacando as ovelhas dos moradores da região.

Determinado dia, o garoto se depara com tal fera, que é uma grande cachorra, que decide chamar de Belle. Ele logo desenvolve uma amizade com o animal, mas terá problemas em convencer o resto da população a aceitar o bicho. Ao mesmo tempo, moradores locais se arriscam enfrentando os nazistas e atravessando judeus para a Suíça.

Contem temas sérios, mas é sim um filme infantil. É difícil aceitar a premissa sem certa inocência, mas conta com bons momentos e tomadas lindas dos alpes. O cachorro é um destaque à parte. Trata-se de um animal lindíssimo, que gera cenas divertidas e interessantes. Como toda produção para crianças, faz questão de colocar o bicho como um ser capaz de dialogar com os mais jovens.

O elenco não compromete, embora deve-se esperar muito de um protagonista mirim. O ator Félix Bossuet é esforçado, mas peca em momentos mais dramáticos. A fotografia de Eric Guichard, a trilha de Armand Amar, a direção de arte de Sebastian Birchler... Tudo é de muito bom gosto.

Belle e Sebastian pode não ser uma obra inesquecível, mas cumpre bem seu objetivo: ser um filme fofo.