Tese Sobre um Homicídio
    3,6
    Você assistiu Tese Sobre um Homicídio ?

Marcio S.
    Marcio S.

Enviada em 12 de janeiro de 2014
    Uma produção argentina traz Ricardo Darin, o ator de mais destaque na Argentina em um filme que passou nos cinemas sem muito destaque, mas que me interessou por um roteiro que nos obriga a pensar e que após assistir iremos ficar tentando chegar a conclusões.
    Roberto Bermúdez (Ricardo Darin) é um advogado já aposentado que passou a ser educador. Ele dará um seminário com oito aulas. Neste curso há um aluno que é chamado Gonzalo (Alberto Ammann) filho de um amigo que apesar de nascer na Argentina mora na Espanha. Durante uma aula a polícia é chamada, pois no estacionamento da faculdade há uma pessoa morta. Assim como os alunos tem que criar uma tese, Roberto irá desenvolver uma tese sobre quem é o culpado pelo assassinato.
    O filme se inicia como muitos que já assistimos. Uma cena que só aconteceu no final e que quer instigar como o personagem chegou até aquele momento. Utiliza uma estrutura conhecida do público, mas que ao se desenvolver parece que iremos assistir a um filme com uma solução surpreendente e ... De certa forma surpreende. Muitos irão ficar chateados com o final e outros irão achar interessante.
    O diretor Hernán Goldfrid filma de maneira que sempre iremos assistir o ponto de vista de Roberto e nos leva com ele ao desenvolvimento. Somos levados a tomar decisões que ele acaba nos passando. A composição do personagem de Darin parece ser um detetive e não um advogado. Inclusive o diretor em minha opinião utilizou algo de noir na composição do personagem e na estrutura do filme. Alberto Ammann não chega nunca a altura de Darin e acaba sendo um ponto fraco.
    A montagem é eficiente, mas uma cena ou outra poderia ser tirada da montagem final. Acerta na fotografia e em colocar uma iluminação tão branca para um personagem que nos indica uma frieza impregnada em sua conduta. Só o apartamento de Gonzalo também consegue indicar algo frio.
    Um filme que não nos exige tanto, mas que é bom prestar atenção aos diálogos para tentar chegar a alguma conclusão para formar uma tese sobre um homicídio.
    Juarez Vilaca
    Juarez Vilaca

Enviada em 16 de dezembro de 2013
    O filme poderia ser melhor. Talvez tenha faltado diretor, os atores são de primeira. A história um pouco complicada e o enredo não ajuda. Ricardo Darin, embora um excelente ator, não convenceu. Era para ser um filme policial e se transforma em um drama.
    Wellingta M
    Wellingta M

Enviada em 23 de abril de 2014
    Um bom filme, mas faltou o "algo mais". Quando estava começando a ficar bom, termina. Penso que o diretor poderia ter explorado mais o jogo psicológico entre o personagem de Darín(com seu cinismo habitual) e Alberto(muito bom, no filme). Mas é um filme que prende a atenção do espectador que compra a estória do personagem de Darín, sem saber se ele está correto ou imaginando coisas.