Além da Fronteira
    Você assistiu Além da Fronteira ?

Eduardo Santos
    Eduardo Santos

Enviada em 29 de dezembro de 2013
    Esse filme que já foi denominado cult israelense, fala sobre um jovem palestino que consegue permissão pra estudar em Tel Aviv e se apaixona por um advogado judeu e israelense. Só por essa premissa o filme já seria uma polêmica obra de ficção. Mas o filme é muito mais que um mero filme com temática gay. Na verdade, o filme traz um foco bem melhor trabalhado na tensão política de um jovem que esconde sua condição de homossexual e tem um irmão terrorista, que ainda por cima está envolvido no assassinato de um jovem palestino (amigo do protagonista), que vivia foragido em Tel Aviv, um lugar muito mais aprazível e tolerante, embora não aceite bem os palestinos, mas um ambiente bem menos hostil e reprovador que a Palestina. A homossexualidade de Nimer é mostrada de forma contida e com uma percepção de desonra familiar absurda, contudo realista. A tensão gradativa da situação desesperadora a que Nimer se encontra causa um desconforto proposital e indignante. Há cenas bem intensas e, na verdade, o diretor estreante Michael Mayer é bastante comedido em sua narrativa. O filme não tem cenas supérfluas. Tudo é bastante direto ao ponto e sem enrolação. Essa frieza causa até mesmo certo incômodo e um ar de superficialidade aos temas tão atuais e polêmicos que são mostrados. Isso não necessariamente é um ponto negativo. Por ser um filme bem conciso e enxuto, sua narrativa ágil prende a atenção do início ao fim, e embora traga consigo todo o alarde e importância da reflexão sobre a intolerância em geral, o ator escolhido para ser o protagonista se mostra deveras inexperiente e inexpressivo nas cenas que demanda um tantinho só de densidade emocional, que não são poucas. Mas excluindo essa falta de empatia criada pelo ator protagonista, o filme levanta bastante material reflexivo e por si só isso já é extremamente louvável. Inevitável comparar com outro filme israelense que levanta temática bastante parecida, embora com foco bastante distinto: Bubble. Apesar dos temas parecidos, Além da Fronteira tem uma pegada menos emocional e trágica, embora tenha sua parcela de emoção e drama também bem acentuada. Apesar do saldo extremamente positivo, fica aquela impressão de que poderia ser mais denso e emotivo, e não tão podado e seco.
    Dienifer S
    Dienifer S

Enviada em 25 de novembro de 2013
    Além da fronteira tem uma história muito próxima a do filme Bubble (Ha Buah). O amor entre um palestino e um israelense, a tensão das fronteiras, o extremismo religioso presente em alguém próximo. A comparação entre os dois filmes é inevitável e Além da fronteira acaba ficando um pouco à sombra de Bubble, pecando no quesito originalidade. Comparações a parte, o filme mostra as dificuldades na relação entre palestinos e israelenses, a homossexualidade no cotexto das duas culturas (islâmica e judaica) e toda a burocracia para se transitar de um país a outro (aspecto bem trabalhado no filme).Particularmente, o casal de protagonistas não me cativou e o filme ficou abaixo do que eu esperava.
    José Aloísio
    José Aloísio

Enviada em 22 de maio de 2015
    Excelente história de amor. Bem produzido; prende atenção do começo ao fim; os dois personagens tem química. Geralmente, esse tipo de gênero não termina bem. Quase sempre tem dramalhão. Esse não foge ao clichê... Se em países mais tolerantes existem comunidades preconceituosas imagina no Oriente Médio com fortes teores fundamentalistas... Mas a película tem um porém. spoiler: O diretor não soube finalizar. Coitado se perdeu... Chegou pertinho... Só bastava dar o desfecho do advogado.
    Nimer o aguarda na França...
    Diego B.
    Diego B.

Enviada em 5 de janeiro de 2014
    Apenas não gostei do final
    spoiler: Achei que eles iriam ficar juntos :/
    Rodrigo V.
    Rodrigo V.

Enviada em 26 de fevereiro de 2014
    Sensacional! Um dos melhores filmes glbt, na minha opinião!
    Davii R.
    Davii R.

Enviada em 23 de março de 2015
    Onde aperta pra parar de chorar?
    Filme forte, verdadeiro e chocante.
    Elias N.
    Elias N.

Enviada em 12 de dezembro de 2014
    O filme é daqueles que, logo nas cenas iniciais, demonstram um emaranhado de enunciados, contudo não da conta de, em 95 minutos, resolver de forma satisfatórias tudo o que prometera, todavia essa falha pontual não tira todo o brilho do enredo, da narrativa e da direção. A fotografia é primorosa e os diálogos curto dão uma velocidade ideal, sem beirar o desespero e sem ser meloso. É daquele filmes para se assistir sozinho ou no máximo com mais uma pessoas, dado a densidade do assunto a dispersão com conversas paralelas comprometera a compreensão e mesmo a sensação da real qualidade do filme.
    jpaschoal
    jpaschoal

Enviada em 2 de janeiro de 2014
    Temática explosiva (romance gay entre um palestino e um israelense) porém levada com muita seriedade pelo diretor sem cair no lugar comum.
    Boas interpretações dos atores principais
    Recomendo
    Fabiano Silva Vilete
    Fabiano Silva Vilete

Enviada em 8 de novembro de 2020
    Eu amei o filme, mas eu queria saber qual vai ser o destino do Roy. A que pena foi condenado? Conseguiu reencontrar o amor da vida dele? E se conseguiu quanto tempo demorou pra conseguir.
    Marconde E
    Marconde E

Enviada em 16 de outubro de 2022
    O filme é excelente, um drama que envolve muitos temas polêmicos, achei a interpretação dos protagonistas brilhante!! Um que vive em um ambiente mais tolerante e com mais liberdades e outro que vive em um ambiente em que precisa se esconder do que realmente é! E ambos conseguiram transparecer perfeitamente bem em suas personalidades.