O Passado
    • Rubens Ewald
    • Chronic'art.com

Cinema em Cena

por Pablo Villaça

Pintando aquele mosaico de personalidades contrastantes de forma sensível, [Asghar] Farhadi aos poucos vai construindo uma dinâmica fluida e multifacetada que permite que o espectador compreenda os pontos vistas de todos os envolvidos, tornando nossa relação com os personagens ainda mais fascinante por evitar maniqueísmos baratos que nos levem a “torcer” por um ou outro.

A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

Télérama

por Pierre Murat

Asghar Far­hadi conquista algo raro: ficar constantemente no pico dos sentimentos, sem jamais se tornar pesado demais, nem previsível. Ele filma com a mesma pureza o mal e a inocência, próximo do minúsculo e do essencial.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Papo de Cinema

por Matheus Bonez

O diretor firma seu pé como um dos mais interessantes realizadores do cinema atual. E o melhor disso tudo: por conseguir transformar discussões domésticas em questões macro e que atingem o espectador da forma mais profunda possível.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Almanaque Virtual

por Jacqueline Farid

Investindo mais nas perguntas do que nas respostas, o ambicioso roteiro aposta nos diálogos como poderosos canais de revelação das motivações e conflitos dos personagens. Tudo se esclarece através das palavras e na força dramatúrgica está o melhor do cardápio de relações intensas e mal resolvidas oferecidas por [Asghar] Fahardi.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Cinema com Rapadura

por Guilherme Augusto

Os planos fixos, sem muitos cortes, privilegiando sempre os diálogos e com a escolha de sons ambientes (evitando músicas externas até para não cair no melodrama) criam todas as condições para que os atores brilhem. E, deste modo, os personagens vão reconstruindo suas vidas como Marie tenta reconstruir sua casa e, como a tinta fresca, devemos ter paciência com os outros para não deixar manchas no passado.

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

Cineplayers

por Marcelo Leme

Percebemos as indagações pessoais fragmentadas com moralismo e paixão, dispensando maniqueísmos, ou convenções antagonistas. "O Passado" simplesmente cresce com o passar dos minutos, cada vez mais rebuscado e visceral.

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Omelete

por Natália Bridi

Com diálogos longos, constrangidos e desencontrados, Farhadi mostra perfeitamente o quão complicadas são essas relações disfuncionais entre esposas/ex-esposas, maridos/ex-maridos, mães/ pais, madrastas/padrastos e, entre eles, os filhos.

A crítica completa está disponível no site Omelete

Screen International

por Lee Marshall

Farhadi constrói mais um drama empolgante, densamente construído, sobre ética, amor e lealdade. O que está faltando é a pressão e os riscos do sistema judicial iraniano, que fizeram do balé de acusações em "A Separação" mais do que um simples caso de família.

A crítica completa está disponível no site Screen International

The Guardian

por Peter Bradshaw

Um drama intrincado e às vezes brilhante, com atuações contidas e inteligentes. Existe uma atenção elegantemente construída para os detalhes, as reviravoltas inesperadas, os suspenses e as revelações.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

Variety

por Justin Chang

Este é um melodrama familiar incrivelmente bem construído, no qual o fim de um casamento é apenas o começo de algo mais, uma intrincada tapeçaria de revelações cuidadosamente preparadas e verdades humanas mais profundas.

A crítica completa está disponível no site Variety

CineClick

por Gustavo Assumpção

A sucessão de dramas sobrepostos em camadas cada vez mais espessas, difícil de serem separadas, evidencia o talento de Farhad como um sensível cronista dos relacionamentos familiares, mesmo que por vezes a trama careça de uma conexão maior entre os personagens...

A crítica completa está disponível no site CineClick

Cineweb

por Neusa Barbosa

Por todos os seus filmes, Farhadi não parece muito otimista sobre a capacidade humana de conviver com harmonia. Mas certamente demonstra uma compreensão, uma afetividade pelas razões e sentimentos de seus personagens...

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Critikat.com

por Arnaud Hée

O que funcionava em "Procurando Elly" (sem dúvida o seu melhor filme) e "A Separação" neste caso se parece mais com uma fórmula do que uma inteligência na construção do roteiro.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

Não há dúvida que mesmo sendo inferior ao anterior, "O Passado" sem trazer nada de novo (mesmo a protagonista está especialmente brilhante) ainda interessa e prende a atenção.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

Chronic'art.com

por Guillaume Orignac

Existe uma grande diferença entre o suspense de paixões e almas do seu último filme e a mole letargia que atravessa com indiferença todos os personagens deste drama francês.

A crítica completa está disponível no site Chronic'art.com