Leste/Oeste - O Amor no Exílio
    2,9
    Você assistiu Leste/Oeste - O Amor no Exílio ?

Francisco Russo
    Francisco Russo

Bom filme, mas inegavelmenteinferior a "Tudo sobre minha mãe", que o derrotou na disputa do Oscar de melhorfilme estrangeiro. O filme conta a história de uma família de um expatriado soviéticoque retorna, com sua família francesa, para a União Soviética, iludido pelas promessasdo governo de Stalin. O filme peca exatamente pelo exagero na caracterização dossoviéticos, transformando quase que todos eles em interesseiros e verdadeiros demôniosencarnados, que não se importam com os meios para atingir o fim desejado. O destaque ficapara a boa atuação de todo o elenco e principalmente de Sandrine Bonnaire, que estáfantástica no papel de Marie. Catherine Deneuve, nome mais famoso do elenco, aparece bempouco em cena.
    Cleber
    Cleber

NOVELÃO QUE COMEÇA SEM CABEÇA E TERMINA SEMCAUDA. SANDRINE TENTA CARREGAR O FILME, MAS NÃO DÁ. CATHERINE ESTÁ PERDIDAÇA.
    flaviosinger
    flaviosinger

O choque cultural e político é agudo. O filme consegue manter a tensão até o final. Uma das partes mais bonitas é quando ela está lendo um livro em francês (não consegui identificar qual). A cena é simbólica de como a língua/literatura se tornam âncoras, ligação entre a pátria e o patriota,  o que se torna nesse ambiente uma faca de dois gumes, pois pode ser usado contra a personagem para denunciá-la.