Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    O Menino e o Mundo
    Nota média
    4,3
    12 publicações
    • A Tarde
    • Cineweb
    • Estado de Minas
    • Almanaque Virtual
    • CineClick
    • Cineplayers
    • Críticos.Com.Br
    • Estado de São Paulo
    • O Globo
    • Papo de Cinema
    • Preview
    • Revista Interlúdio

    Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.

    12 críticas da imprensa

    A Tarde

    por João Carlos Sampaio

    Um antídoto eficaz contra a padronização da arte após o advento da animação produzida por computador. Assim pode ser encarado o filme "O Menino e o Mundo", de Alê Abreu, que [...] não abre mão de traço a lápis, numa aventura delicada e colorida, que faz muito bem aos olhos.

    A crítica completa está disponível no site A Tarde

    Cineweb

    por Alysson Oliveira

    Com "O Menino e o Mundo", Abreu fez um pequeno milagre, um manifesto anticapitalista necessário e instigante que merece ser duradouro e visto por crianças e adultos também de muitas gerações por vir.

    A crítica completa está disponível no site Cineweb

    Estado de Minas

    por Walter Sebastião

    Talvez seja o mais ousado filme de animação já feito no Brasil. [... "O Menino e o Mundo"] instaura o mundo da contação de histórias, que balança entre o real e o fantástico, a poesia e a crítica social, o devaneio e a observação minuciosa, a narração e os vazios dela. 

    A crítica completa está disponível no site Estado de Minas

    Almanaque Virtual

    por Renato Cozta

    A bela fábula criada por Alê Abreu é uma reflexão sobre a sociedade atual, cheia de simbolismo. [...] O trabalho do diretor coloca a animação brasileira em um novo patamar.

    A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

    CineClick

    por Cristina Tavelin

    Apostando na estética minimalista e colorida, [...] a trama levada à tela surpreende pela profundidade que consegue extrair do simples. Exatamente o efeito inverso de grande parte das produções de Hollywood: vazias, mesmo com tantos recursos.

    A crítica completa está disponível no site CineClick

    Cineplayers

    por Marcelo Leme

    "O Menino e o Mundo" , do cineasta Alê Abreu, é de uma leveza e singularidade comoventes. A narrativa é fantástica, exuberantemente artística, realizada a partir de técnicas diferentes, como desenho em Giz de Cera até colagens.

    A crítica completa está disponível no site Cineplayers

    Críticos.Com.Br

    por Carlos Alberto Mattos

    "O Menino e o Mundo" tem arte e engenho de sobra para cativar espectadores de várias idades e latitudes.

    A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br

    Estado de São Paulo

    por Luiz Zanin

    Desenho animado com arte e conteúdo, "O Menino e o Mundo" é, de fato, um ponto fora da curva na mesmice do cinema de animação. Resta ver como o público infantil o acolhe. Os pais fariam bem em oferecer aos filhos a oportunidade de ver alguma coisa diferente e de boa qualidade, para variar.

    A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

    O Globo

    por Daniel Schenker

    Na contramão do exibicionismo tecnológico, Alê Abreu apresenta uma animação artesanal, dotada de poucas (e ininteligíveis) falas, que aposta na sensibilidade do espectador [...] A trilha surge como elemento orgânico dentro da estrutura do filme. E a experimentação estética, evidenciada por meio da mescla de técnicas variadas, não se sobrepõe ao desenvolvimento do enredo.

    A crítica completa está disponível no site O Globo

    Papo de Cinema

    por Robledo Milani

    Um dos mais belos e emocionantes trabalhos de animação já feitos no Brasil. [...] Se emociona e envolve com muita competência os pequenos, irá encantar e surpreender os adultos que decidirem se aventurar por este mundo colorido, mágico e revelador, mas também cruel e verdadeiro.

    A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

    Preview

    por Suzana Uchôa Itiberê

    A animação de Alê Abreu pede para ser vista na tela grande. É de uma beleza ofuscante, um jogo de cores e texturas que ganha movimento com uma trilha sonora que age com força narrativa.

    A crítica completa está disponível no site Preview

    Revista Interlúdio

    por Sérgio Alpendre

    A tela se enche de cores, como numa aquarela escolar inconscientemente fauvista. [...] Como um único senão, podemos lamentar o excesso de trilha sonora [...] Um pequeno deslize entre uma série impressionante de acertos, que fazem deste filme um dos melhores da recente safra do cinema brasileiro.

    A crítica completa está disponível no site Revista Interlúdio
    Quer ver mais críticas?
    • As últimas críticas do AdoroCinema
    Back to Top