O Menino e o Mundo
    Você assistiu O Menino e o Mundo ?

Felipe Regino Oliveira
    Felipe Regino Oliveira

Enviada em 27 de abril de 2021
    Um trabalho maravilhoso de Alê Abreu, mostrado o poder do cinema brasileiro. Por mim, teria ganhando o Oscar de melhor animação! O filme mostra que não precisa de palavras para de contar uma história.
    Luis Figueiredo
    Luis Figueiredo

Enviada em 16 de maio de 2020
    melhor filme spoiler:
    Jonathan A
    Jonathan A

Enviada em 26 de outubro de 2019
    Um obra prima, pra ser vista como tal.
    A proposta do filme é excelente, mas achei cansativo, longo, moroso para ser trabalhado também como entretenimento.
    Adriano Côrtes Santos
    Adriano Côrtes Santos

Enviada em 20 de fevereiro de 2019
    O Menino e o Mundo feito com parcos meio milhão de dólares, concorreu a categoria de Melhor Animação ao Oscar de 2016 e infelizmente perdeu para Divertida Mente da Pixar que gastou assombrosos 170 milhões de dólares. Deixando de lado o Oscar, a animação escrita e dirigida por Alê Abreu é puro primor poético vanguardista, todas as falas foram gravadas em português invertido, gerando assim uma nova língua, só por isso mereceria seríssimas considerações dos votantes da Academia. Além de animação digital, foram utilizadas texturas, colagens e pinturas em aquarela e tinta acrílica, uma verdadeira aula de paciência e bom gosto. Alê, usa um traço muito simples , o que seria um haicai do desenho, depurado e reduzido ao essencial que acaba sendo de um encanto que não existia em nenhum dos outros concorrentes. A maneira com que encaminha a animação do Menino que sai do sertão para procurar o pai e passa pela diversidade de um mundo para ele até então inexistente, cheio de injustiças sociais, falta de perceptivas e decepções é um enredo preciso e sempre atual. Genial, bárbaro, para sempre o grande Oscar do meu coração.
    Leandro M.
    Leandro M.

Enviada em 4 de novembro de 2017
    Pelo barulho e vendo as outras críticas deste filme, acho que o problema está comigo, mas não gostei da história. A parte visual é legal, apesar de ser um tanto psicodélica.
    cinetenisverde
    cinetenisverde

Enviada em 17 de janeiro de 2017
    O Menino e o Mundo é uma animação sobre os olhos de um menino enxergando o mundo. E de fato ele consegue isso, com maestria: o mundo que vemos é estático, simplista, ingênuo e dramatizado até a última gota de tinta.
    João Vitor A.
    João Vitor A.

Enviada em 8 de janeiro de 2017
    O Menino e o Mundo é profundo e suave ao mesmo tempo. A trilha sonora é fundamental para o desenvolvimento da trama. O cenário é o que mais chama atenção, depois da história do menino. O roteiro e o enredo são tão originais que chama a atenção de qualquer um, mesmo que seja uma animação. No inicio acha-se que é um filme para crianção mas ao decorrer da trama percebe-se que roteiro vai amadurecendo e trazendo um aspecto divergente do infantil. O Menino e o Mundo torna-se um filme critico mas ao mesmo tempo profundo e familiar.
    Fernando M.
    Fernando M.

Enviada em 12 de junho de 2016
    Embora tenha se levantado uma torcida enorme, com ares de Copa do Mundo, não tinha como O Menino e o Mundo, belíssima animação de Alê Abreu, levar o Oscar de melhor animação. Não, não tinha como. Seria ironia demais se isso acontecesse. O desenho é uma reação contra a indústria. E nada mais industrial que o Oscar e os desenhos da Disney-Pixar.

O grande trunfo de Abreu foi ter nadado contra a maré com coragem. Ao contrário das animações realistas da gigante mundial, Alê preferiu os rabiscos bidimensionais, como se fossem traços rápidos em um caderno escolar. Ao contrário da narrativa rápida e louca, ainda que "quadradinha" e convencional, ele optou pela suavidade, pela alegoria, pelo onírico. E, ao contrário de repisar nas teclas surradas de valores como amizade e família, ele optou em pisar em solo político. E longe dos finais açucarados, otimistas e demagógicos das grandes animações, Alê é triste, amargo, crítico e desencantado, pingando realidade nua e crua nas tintas surreais do mundo do menino.

O Menino e o Mundo é uma incrível história feita sobretudo com traços simples e imediatistas, utilizando recursos praticamente escolares, como giz de cera, lápis de cor e colagens. Os diálogos são praticamente ausentes: são apenas grunhidos ininteligíveis, sugerindo um idioma imaginário.

As aventuras, sejam elas reais ou imaginárias, do menino em busca do pai retratam a eterna perda da / busca pela infância. Tratando temas duros como repressão policial, violência, pobreza, exclusão social, poluição, exploração, abuso de poder... e o poder redentor da Arte, Alê nos brinda com uma pequena grande obra-prima, íntima e pessoal, simples e tão cheia de significados.

De se ver e rever.
    Arimar  L.
    Arimar L.

Enviada em 23 de maio de 2016
    Essa animação é de tirar o folego.
    Simples, Forte e profunda.
    Consegue relatar com simplicidade o cotidiano.
    Leonardo C.
    Leonardo C.

Enviada em 6 de março de 2016
    Filme muito bom. Ótima animação, muito merecida a indicação ao Oscar.
    Com sua simplicidade consegue mostrar a realidade brasileira : trânsito, poluição, lixo, pobreza, favela.
    Muito interessante, vale a pena !