Primo Basílio
    Você assistiu Primo Basílio ?

Fernando Schiavi
    Fernando Schiavi

Sem dúvida um filme de muita qualidade, primeiramente por ter a coragem de adaptar um clássico da literatura e apresentá-la à audiência de hoje. Na minha opinião foi boa a escolha do diretor Daniel Filho e dos produtores em trazer o romance do século XIX para meados do século XX e ainda em São Paulo ao invés de Lisboa. A questão das doenças que matavam muita gente assim como na época em que a obra original se passa e o paralelo traçado com a construção de Brasília foi uma boa adaptação dos roteiristas.

De fato é uma boa adaptação, fiel ao original resguardando às necessárias adaptações e com um ótimo apuro técnico. esta certo que parece mais uma novela das 18 horas de época não só pelo elenco, mas pelos cenários e estilo de direção, porém não tira o mérito da obra. Ótima direção de arte, excelente figurino, boa edição e boa trilha sonora, exceto nos momentos das cenas de sexo. O elenco está muito bem, destaque especial pára Débora Falabella e Glória Pires, além de Fábio Assunção que deu o ar debochado, cafajeste e galanteador que o personagem exigia de forma competente.

Mais um bom trabalho de Daniel Filho e mais uma boa obra do cinema nacional. Ótimo nos quesitos técnicos apesar de que faltou um pouco mais de emoção para o espectador. De qualquer maneira merece ser visto e recomendo!
    Fernando Oliveira
    Fernando Oliveira

Excelente! O enredo e a atuação dos atores entraram em perfeita sintonia. Destaque para o desenrolar do filme a partir das chantagnes da empregada Juliana. As cenas finais são ótimas. O final é surpreendente.
    GI123
    GI123

Esse filme é muito bom. Eu esperava que fosse sair um ouco do foco, mas não. Eu achei o filme bem fiel ao livro. Gostei.
    Hilana R.
    Hilana R.

Enviada em 11 de maio de 2015
    Apesar do apuro na escolha do elenco, achei totalmente inadequado o o processo de adaptação, uma vez que a trama do livro discute situações extremamente ligadas ao momento literário português em que ele foi escrito (Realismo português) e faz críticas à sociedade lisboeta da época, que ficaram perdidas pela mudança de espaço e época. Entre todos os equívocos cometidos, o pior foi ter modificado o motivo da morte de Juliana (uma traição ao texto original, que pontua desde o início os problemas cardíacos da empregada e que o atropelamento ignora). Eça de Queirós é um dos meus autores preferidos e quem realmente quiser mergulhar numa trama bem feita, com descrições riquíssimas, deve gastar tempo lendo o livro. Só assim se poderá perceber como o filme fica devendo.
    Marco A.
    Marco A.

Enviada em 19 de março de 2018
    O filme Primo Basilio acho absurdo da forma como a história foi escrita
    O final deveria ser diferente e feliz.
    O personagem do casal devia ter tido a cabeça para mudar o final.
    Se eles estavam vivendo juntos e felizes porque então não lutaram?
    Pelo menos o final encerraria mostrando não há ninguém no mundo que possa interferir na vida e no destino de um casal. spoiler: