Críticas mais úteisCríticas mais recentesPor usuários que mais publicaram críticasPor usuários com mais seguidores
Filtrar por:
Tudo
Marcos A.
3 críticas
Seguir usuário
5,0
Enviada em 26 de junho de 2013
um filme excelente, um dos melhores que já assisti, e todos os atores, principalmente os mirins me chamaram atenção, o Washington, é de um talento enorme, deixo meus parabéns a todos e sempre que posso assisto e do por existirem, estou aqui torcendo por todos vocês.spoiler:
O melhor filme do festival de Gramado de 2003, que infelizmente não teve muito espaço na mídia quando do seu lançamento no circuito comercial de cinemas. Torço para que o filme seja mais apreciado agora que foi lançado em vídeo. Jefferson (Silvio Guindane) é um estudante de colégio militar do Rio de Janeiro que tem de retornar para a casa dos seus pais na periferia da cidade de São Paulo, pois o seu irmão Washington teria sido assassinado. Kennedy (Fábio Nepo), seu amigo de infância, o acompanha no trajeto de sua casa até Francisco Morato, onde estaria o corpo do irmão. Na delegacia deste município à oeste da grande São Paulo eles são informados que o corpo de Washington já havia sido levado para o IML do Hospital das Clínicas. Nessa jornada em busca de Washington a periferia é desbravada através de duas narrativas: uma no tempo presente, outra quando o trio de amigos com nome de presidentes norte-americanos estava na tenra infância e foram forçados a fazer uma "entrega" de drogas, que teve como grande incidente a morte de acidental de um policial. O responsável havia sido Washington. Este que quando adulto optou pelo mundo do tráfico de drogas, fato que Jefferson não aceitava de forma alguma. O errado versus o certo? Não. O importante não é dicotomizar entre certos e errados. Na fala do próprio Jefferson, que é emblemática do filme: "O problema é que todo mundo tem as suas razões". Ricardo Elias e Cláudio Yosida elaboraram o roteiro não com o objetivo de fazer uma arqueologia da violência na periferia de uma cidade grande. Visaram sim mostrar o lado humano que está presente nas pessoas habitam esse espaço geográfico, não esteriotipá-las. A música tema do filme é "Nuvem passageira", música brega de Hermes Aquino que recebeu um tratamento rock´n´roll de André Abujamra.
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade