Reality - A Grande Ilusão
    • Variety
    • Critikat.com

O Globo

por Rodrigo Fonseca

Inflamável em seu olhar crítico para a alienação cotidiano, graças à chama inextinguível de Aniello Arena, um ator formado em grupos de teatro carcerário, “Reality — A grande ilusão” [...] dirige seu fogo contra o responsável direto pela fragilização do cinema italiano: a televisão.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Cinema com Rapadura

por Mateus Almeida

Tal paranoia crescente é representada de modo sutil, mas interessante, no uso de primeiros planos e de uma profundidade de campo curta, que foca no protagonista nos momentos em que ele se vê como objeto de atenção dos “funcionários da emissora”.

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

CineClick

por Paulo Cintra

"Reality - A Grande Ilusão" é uma obra madura, com forte crítica social e ótimo desfecho. Uma grande fábula moderna sem final feliz.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Cinema em Cena

por Pablo Villaça

"Reality" [...] discute com eficiência a natureza superficial dos conceitos de “celebridade” e “fama” a partir de uma história divertida que, aos poucos, revela uma surpreendente melancolia subjacente.

A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

New York Post

por Manohla Dargis

"Reality - A Grande Ilusão" também é o retrato de uma Itália dominada por rituais e espetáculos, que incluem o ato de observar e ser observado.

A crítica completa está disponível no site New York Post

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

Uma comédia escachada e inteligente, que consegue ser moderna [...] e ao mesmo tempo faz lembrar a velha tradição do neo-realismo e das antigas comédias napolitanas ...

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

Zero Hora

por Marcelo Perrone

"Reality - A Grande Ilusão" transcorre entre a fábula e o delírio. [...] Poderia-se adicionar ao enredo também a sátira religiosa, na figura do amigo católico que alerta para Aquele que a todos nós observa o tempo todo.

A crítica completa está disponível no site Zero Hora

Cineweb

por Neusa Barbosa

A grande força do filme está em sintonizar esse fascínio por ocupar um lugar numa espécie de mundo paralelo, o da TV, encarando a fama como um passaporte para o sucesso, como uma fórmula mágica para resolver todos os problemas ...

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Cineplayers

por Rodrigo Torres de Souza

Se esse exemplo de sutileza cede lugar à obviedade quando o diretor verbaliza sua crítica a uma realidade que ignora os “limites do ser e do parecer, do verdadeiro e do falso” [...], o filme desanda de vez em seu terço final, quando Garrone estende a paranóia do protagonista por um terceiro ato redundante e demasiadamente extenso ...

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Omelete

por Natália Bridi

"Reality: A Grande Ilusão" [...] parte desse elemento intrínseco à cultura italiana - o medo de um Deus onipresente, onisciente e acusador - e o associa ao fenômeno de reality shows como o Big Brother para uma bem-humorada reflexão sobre as mudanças de paradigma no seu país.

A crítica completa está disponível no site Omelete

Preview

por Mariane Morisawa

O que é ficção e o que é realidade embaralham-se nessa história de espírito felliniano, delirante [...] Apesar de seu talento evidente, nem sempre Garrone acerta o tom ...

A crítica completa está disponível no site Preview

Télérama

por Pierre Murat

Matteo Garrone filma com maestria a construção da paranoia [... Mas] pouco depois, o desconforto impera, apagando brutalmente o bom humor e a diversão.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Screen International

por Allan Hunter

Comedido e cauteloso, "Reality - A Grande Ilusão" não consegue explorar ao máximo um tema que não parece tão urgente ou imediato quanto parecia antigamente.

A crítica completa está disponível no site Screen International

The Hollywood Reporter

por Deborah Young

Meio comédia e meio drama, o filme pena para achar o seu tom entre personagens artificiais e conflitos lentos, com piscadas de olho a Fellini e ao neorrealismo italiano que deixam um gosto de grande pizza requentada.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Variety

por A redação

Garrone, talvez sabiamente, fica em cima do muro ao apresentar os gostos questionáveis de seus personagens, mostrados sem caricaturas. Mas embora "Reality - A Grande Ilusão" evite o olhar condescendente, ele também evita fornecer qualquer comentário sério sobre a busca pela fama.

A crítica completa está disponível no site Variety

Critikat.com

por Mathieu Macheret

Matteo Garrone [...] constrói um filme chato e pesado, que despreza as classes mais baixas (estes imbecis que assistem à televisão) e usa uma reflexão banal e gasta sobre a tele-realidade.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com