Terremoto - A Falha de San Andreas
    • Critikat.com
    • Estado de São Paulo

Chicago Sun-Times

por Glenn Kenny

Digo de nota, embora não exatamente notável, então, é que o filme realmente faz muito bem o que se propõe, oferecendo trechos de suspense que são suspense genuíno, ainda que haja uma certeza de que todos com quem debemos nos importar no elenco principal ficarão bem.

A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times

Cinepop

por Pablo R. Bazarello

Milhares de pessoas viajam por ano para se divertir em parques internacionais, e um dos brinquedos mais visitados são os famosos simuladores. Pois bem, "Terremoto: A Falha de San Andreas" [...] entrega justamente isso: diversão passageira e despretensiosa por 114 minutos. É impossível não se empolgar.

A crítica completa está disponível no site Cinepop

Estado de Minas

por Fellipe Torres

Embora o drama que costura a narrativa seja pouquíssimo convincente (uma verdadeira combinação de vários clichês hollywoodianos e pastiche de dramas familiares “mais sérios”), o filme cativa pelo clima apocalíptico, com tsunami gigantesco, dezenas de terremotos...

A crítica completa está disponível no site Estado de Minas

Omelete

por Natália Bridi

Visto em uma moldura de parque de diversões, o resultado é excelente. Os movimentos sísmicos da falha de San Andreas [...] são transformados em um show pirotécnico amarrado por situações simplificadas vividas por atores carismáticos.

A crítica completa está disponível no site Omelete

Papo de Cinema

por Robledo Milani

É um susto atrás do outro, sem muito espaço para respiros. Prédios vindo abaixo, crateras se abrindo em plenas rodovias, lojas implodindo, represas arrebentando, tsunamis varrendo tudo que surge pela frente: ou seja, colapso geral e ininterrupto.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

É tsunami para cá, prédio afundando pra lá, gente correndo na rua, mais prédio, mas confusão. Mas tudo, repito com efeitos de primeira qualidade. [...] Se eu fosse um garoto / teen certamente iria me divertir muito com o filme.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

The Guardian

por Peter Bradshaw

O filme é baseado na ideia de que tudo poderia acontecer, no entanto, a diversão é naturalmente fundamentada na convicção inconsciente de que aquilo não poderia acontecer de fato.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

The Hollywood Reporter

por Justin Lowe

Embora os princípios geológicos que são a base da trama sejam bastante sólidos, o filme os exagera, previsivelmente, a proporções apocalípticas, como quando terremotos dividem a Califórnia como numa abertura de zíper.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Cineweb

por Nayara Reynaud

Neste blockbuster, tudo é em grande escala, dos efeitos especiais, passando pelas mortes não contadas, ao protagonista[...]. Por outro lado, no entanto, o roteiro de Carlton Cuse e a construção dos personagens são tão fracos, que nem são necessários abalos secundários para derrubá-los.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

CineClick

por Daniel Reininger

Um típico filme catástrofe, sem novidades, sem reviravoltas, no qual os protagonistas são simplesmente peças em um tabuleiro que não podem influenciar, já que toda ação acontece independente deles.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Cinema em Cena

por Pablo Villaça

O mais frustrante é reparar como os esforços feitos por Peyton para emocionar o espectador são geralmente maniqueístas e mal direcionados [...] O simples fato de a câmera se movimentar em trajetos claramente impossíveis revela a natureza digital de tudo o que vemos...

A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

Cineplayers

por Francisco Carbone

Independente dos clichês que já eram esperados, um maior problema desse "Terremoto" é a rapidez. O filme parece engatar na franquia do protagonista e passa veloz e furioso por praticamente tudo. Não há qualquer clima, preparação ou suspense para personagens ou situações.

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Folha de São Paulo

por Inácio Araújo

Frágil em diversos aspectos, o filme impressiona pelo realismo das cenas trágicas. [...] O drama é pueril, e a sucessão de acontecimentos responde à lógica do quanto mais previsível, melhor.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

O Globo

por André Miranda

“Terremoto” é visualmente bonito, mas, tragédia moderna por tragédia moderna, o cinema não precisa de mais um Roland Emmerich e seu fetiche por destruições [...] Considerando que sua ideia é impressionar a garotada com computação gráfica, ele está anos e anos atrasado.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Screen International

por John Hazelton

Embora o retrato cheio de efeitos especiais de terremotos destruindo totalmente a Califórnia seja impressionante [...], o desastrado suspense-catástrofe "Terremoto - A Falha de San Andreas" tem muitos problemas em outras áreas para constituir uma diversão satisfatória.

A crítica completa está disponível no site Screen International

Variety

por Andrew Barker

Depois de fornecer um suspense tolo e divertido, típico de filmes B, na primeira hora, o filme abusa do espetáculo [...] e sofre de falta de invenção na segunda hora, mais preocupada em derrubar prédios um por um do que criar tensão sobre as vidas das pessoas dentro deles.

A crítica completa está disponível no site Variety

Cinema com Rapadura

por Wilker Medeiros

Não bastasse o arco dramático não funcionar, o filme é recheado de clichês mal utilizados e cenas requentadas [...]. Se não nos preocupamos com os protagonistas, imagine então os figurantes que são inseridos apenas como parte do cenário.

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

Critikat.com

por Ursula Michel

Os filmes catástrofe raramente brilham por sua inteligência, mas nós esperávamos pelo menos o medo da visão catástrófica. [...] "Terremoto - A Falha de San Andreas" consegue não contentar nenhuma dessas expectativas, com uma narração sonolenta e uma direção hesitante.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin

"Terremoto – Falha de San Andreas", de Brad Peyton, apresenta o que o cinema pipoca tem de pior. [...] Na verdade, o elemento humano é apenas coadjuvante para os efeitos especiais, estes sim os verdadeiros protagonistas da história.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo