Um Tiro na Noite
    3,6
    Você assistiu Um Tiro na Noite ?

Enviada em 5 de junho de 2014
    Bom dia à todos(as) do AdoroCinema!
    O que eu poderia esperar de um filme de grande suspense do diretor Brian de Palma?
    Só que fosse muito excelente, e foi o que achei sobre esse filme!
    Um técnico de efeitos sonoros Jack (John Travolta), grava sem querer um acidente de carro. Ao ouvir a fita, descobre a possibilidade de um assassinato político, e foi exatamente isso o que aconteceu, mas Jack (Travolta) vai precisar da ajuda de Sally (Nancy Allen), porquê ela estava com esse político e assim ele descobre toda a verdade!
    Só que como Sally (Allen), é a testemunha chave, tem um psicopata atrás dela para pegar a fita verdadeira que ela já entregou ao Jack e esse psicopata vai mata-la, inclusive ele confunde várias mulheres parecidas com ela antes e as mata!
    O que me surpreendeu foi exatamente o final, eu não pensei que o psicopata chegaria até a Sally!
    Realmente, foi um ótimo filme de suspense, e adorei a atuação do John Travolta e todo o elenco!
    Eu adoro os filmes do diretor Brian de Palma!
    Abraços
    Macaco Louco
    Macaco Louco

Enviada em 23 de fevereiro de 2016
    Alguns pirados insistem que Brian De Palma é um picareta, um parasita, cineasta de araque. Tudo isso porque ele foi influenciado pela obra de Alfred Hitchcock. Seus filmes já valem pela sua genialidade. Se ele é tudo isso que dizem, eu mesmo posso afirmar que De Palma é um discípulo fiel desse grande mestre do suspense.

Um Tiro na Noite conta a história de Jack Terri (John Travolta), um sonoplasta de filmes B que, ao gravar um acidente de carro, ele salva Sally (Nancy Allen, a mesma que fez a policial de Robocop e atuou em Vestida para Matar) e soube, na hora, que ela estava acompanhada do Governador e candidato à presidência, que morre.

Daí, Jack se vê em um suspense de verdade, assim como nos filmes que ele ajuda a produzir. Uma grande trama se espalha quando um estrangulador passa a persegui-los. Tudo por causa de uma conspiração política que corrompe o caso.

De Palma homenageia seu mentor ao reproduzir a cena de Psicose, no começo da peça; Um corpo que Cai e Disque M para Matar.

Pra você brincar de detetive sem morder!
    Carlos Henrique S.
    Carlos Henrique S.

Enviada em 17 de julho de 2020
    Certamente uma das grandes obras da Vida de Brian De Palma,Blow Out é um filme tão apreensivo e instigante que deixa qualquer fã do Hitchcock de queixo caído.

É normal as comparações que fazem entre De Palma e as obras do Hitchcock e nesse filme em específico a um outro filme chamado Blow Up.Mas De Palma tem um diferencial muito grande e se sobressai demais do mero plágio.É impressionante como ele consegue amarrar sua trama e desenvolvê-la de maneira quase que própria.Aqui nesse filme De Palma imprime uma narrativa séria e extremamente ponderada pela sua época.

Conspirações políticas e inspirações em famosos casos como a morte de Kennedy e Caso Watergate são abordados por De Palma em um filme tenso e carregado.Aqui o cineasta usa esses temas importantes para aquela época e ainda homenageia profissionais não só sonoplastas como quem trabalha com montagem de cinema,os momentos em que o John Travolta está em sua sala editando uma fita são bem interessantes.

É um filme carregado também no modo que De Palma dirige,cheio de enquadramentos precisos,o diretor parece criar um estilo "Hitchcockiano" e de fato a trilha sonora auxiliada por esse trabalho de movimentação da câmera fazem com que Blow Out chegue a um nível digno das grandes obras de Hitchcock.Esse lado conspiratório que o filme carrega consigo é muito bem desenvolvido pelo diretor,até porque os personagens personifica bem isso.

John Travolta e Nancy Allen fazem ambos personagens tão espetaculares,o interesse entre ambos e a busca incessante por seus objetivos tornam aquilo tão poderoso que é ainda mais elevado pelo que é feito no terceiro ato.Aliás o terceiro ato de Blow Out é tao tenso ao mesmo tempo perturbador e triste que De Palma parece chegar próximo a seu ápice.É uma das cenas mais impactantes em um filme de suspense e a última fala de Travolta no filme:

"It's a good scream. It's a good scream."

É simplesmente estarrecedora.

Em Blow Out Brian De Palma chega a um nível de excelência,é um filme tão instigante e tenso que é digno as obras da inspiração de De Palma Alfred Hitchcock.A paranóia que estava em pauta na época é um excelente paralelo social e a carga dramática das últimas cenas é tão chocante que me deixou sem chão.

PS:Uma das melhores atuações de John Travolta.E destaque para o esplêndido John Lithgow também.
    João Lucas B.
    João Lucas B.

Enviada em 18 de fevereiro de 2020
    Em um suspense que flerta com a conspiração política, Brian de Palma dirige um ótimo filme, que através de sua intertextualidade, estabelece uma relação com "Blow-up", obra-prima de Antonioni, além de referenciar Alfred Hitchcock em vários momentos do filme, como a clássica cena do chuveiro de Psicose. Apesar das ótimas referências,
    o filme funciona por si e não deixa de ser original, com uma trama independente e intensa.
    O roteiro tem como base um acidente automobilístico, que foi gravado acidentalmente pelo sonoplasta Jack Terry (John Travolta) e que, após o acidente, resgata uma jovem moça que estava presa dentro do carro enquanto este afundava. Porém, logo se descobre que o suposto acidente se tratava de um crime político, o assassinato de um governador candidato a presidência. Ao longo da trama, Jack tenta esclarecer o assassinato à mídia e a polícia, enquanto é perseguido pelos mandantes do crime em busca da "queima de arquivos".
    Além de uma ótima trama de suspense, Blow Out apresenta exímios aspectos visuais, com uma ótima dinâmica de montagem e frames espetaculares, além da sublime fotografia voyerística e o trabalho de câmera junto ao dinamismo das cenas.
    Vale ressaltar também a trilha sonora do filme, que encaixa perfeitamente com o desfecho trágico e com o roteiro bem articulado, que dá uma grande importância ao grito inicial e o torna de certa forma cíclico.
    Um grande filme.
    Nota: 7.7
    Ricardo
    Ricardo

Ótimo suspense de Brian de Palma. Travolta é um sonoplasta que casualmente grava o som deum acidente sem saber que se envolverá numa conspiração envolvendo uma prostituta e um político influênte. De Palma mostra todo o seu talento em homenagear o "Blow Out" de Michelangelo Antoniani e arranca as melhores interpretações de John Travolta e Nancy Allen. Destaque também para a trilha sonora do seu eterno parceiro Pino Donaggio, que é simplesmete genial. Na falta de um bom suspense, que não há mais hoje em dia, passe na locadora e loque Um tiro na noite. Você irá se surpreender. Nota: 9,0
    Vinícius Rcc G.
    Vinícius Rcc G.

Enviada em 17 de agosto de 2012
    Um filme intrigante, trama envolvente e desfecho surpeendente, interpretação primorosa de John Travolta e direção magnífica de Braian De Palma.