Vidas ao Vento
Média
4,1
223 notas

20 Críticas do usuário

5
6 críticas
4
8 críticas
3
3 críticas
2
1 crítica
1
1 crítica
0
1 crítica
Organizar por
Críticas mais úteis Críticas mais recentes Por usuários que mais publicaram críticas Por usuários com mais seguidores
Ricardo L.
Ricardo L.

62.950 seguidores 3.117 críticas Seguir usuário

4,5
Enviada em 1 de dezembro de 2025
Indicado a melhor filme de animação! Maus obra dos estúdios Gubli e do anafo Hayao Miyazaki, já daí já dar pra fé a super qualidade dessa obra com uma história cheia de amor e carinho.
Heitor Tavares de Oliveira
Heitor Tavares de Oliveira

1 crítica Seguir usuário

4,5
Enviada em 29 de setembro de 2025
Só não dou 5★ por causa que eu prefiro Nausicaä no vale do vento, mas o filme fala sobre a vida de um cidadão imperial japonês, que sonha em ser engenheiro aéronautico, o filme é basado em na vida de Jiro Horikoshi, invetor do Zero japonês, que sonha com Giovanni Battista Caproni, Engenheiro Aeronáutico que criou bombardeiros para a itália,
depois, projeta o zero, spoiler: e se casa com uma pessoa com tuberculose, que morre no final.


AMEI, Mas prefiro Nauticaä no vale do vento.
Ana Terezinha D O Lacombe
Ana Terezinha D O Lacombe

2 críticas Seguir usuário

4,5
Enviada em 14 de outubro de 2024
Mais uma obra-prima do diretor. Miyazaki conta sobre os horrores da Guerra, um protagonista dividido entre fazer o q ama e isso estar a serviço de uma guerra q ele não compartilha. Além de encontrar o amor e perde- lo. É um filme poético.
Silvia L
Silvia L

1 crítica Seguir usuário

4,0
Enviada em 26 de agosto de 2022
Ahhhh que dizer de sonhos ao vento, o título já diz tudo. É aquele filme que vc chora do princípio ao fim, pela luta, pela coragem, pelo trágico destino daquela família. É uma reflexão sobre aproveitar a vida antes que elas nos escape.
Jônatas C.
Jônatas C.

1 seguidor 9 críticas Seguir usuário

4,5
Enviada em 24 de fevereiro de 2020
Filme incrível, não esperava menos de um filme do hayao miyazaki, a única coisa que me incomodou foi esse protagonista que demonstra ser um babaca, não ligando para saúde da esposa
Alvaro S.
Alvaro S.

2.252 seguidores 349 críticas Seguir usuário

4,5
Enviada em 7 de junho de 2016
É inegável o talento e a arte das animações do Studio Ghibli, Japão e seu criador Hayao Miyazaki. E compreensivo as lamentações de todos os apaixonados pelas obras criadas nele, pelo seu fim.
Neste filme não é diferente. Os desenhos não são mais que impressionantes na riqueza dos detalhes. O roteiro sempre é elaborado, humano, dando aos personagens vidas próprias, palpáveis, profundas. E o olhar do Miyazaki, onírico, sempre nos traz a emoção sem nunca ser piegas. Tudo faz sentido em cena, nada está fora do lugar.
O jovem protagonista, Jiro, sonha desde pequeno ser um projetista de aviões. Ele se torna um dos maiores nomes no designer de aeronaves e sofre em saber que elas são usadas na guerra e também no amor, onde sua esposa sofre de uma doença sem cura.
Não se assuste ao se ver em lágrimas. Este filme causa esta comoção que acalenta a alma.
Curiosidade. Nomeado ao Oscar de Melhor Animação.
Nota do público: 7.8 (IMDB)
Nota dos críticos: 89%(Rotten Tomatoes)
Bilheterias
EUA - $5 milhões
Mundo - $117 milhões
Acesse o blog 365filmesem365dias.com.br para ler sobre outros filmes.
Neto S.
Neto S.

30.467 seguidores 773 críticas Seguir usuário

4,0
Enviada em 29 de janeiro de 2016
Jiro Horikoshi, vive em uma cidade do interior do Japão. Um dia, ele tem o sonho de estar voando em um avião com formato de pássaro. A partir desse sonho, ele decide que construir um avião e colocá-lo no ar é a meta da sua vida. Durante a busca pelo seu sonho ele conhece Naoko, uma jovem encantadora por quem se apaixona. No entanto, Naoko fica profundamente doente, sem saber se sobreviverá. Muito Bom, Animaçao do excelente diretor Hayao Miyazaki o mesmo que fez o otimo viagem de chihiro, recomendo, otimos personagens, excelente historia,Muito Bom. Nota 9.0
Nick R.
Nick R.

4 seguidores 5 críticas Seguir usuário

4,5
Enviada em 28 de agosto de 2014
Simples, tocante e sincero, Vidas ao Vento revolucionou o gênero de animações produzido por Miyazaki.
O diretor japonês, consagrado por dirigir obras de fantasia distintas, resolveu arriscar outro tipo de produção, algo voltado para o realismo e de cunho biográfico. E ouso dizer que se saiu muito bem. Jiro Horikoshi, a figura principal da trama, é um rapaz que desde jovem sonhava - no sentido literal e figurado - em voar. Decidiu um dia investir em seu sonho, e dedicou-se à engenharia aeronáutica. Em plena Segunda Guerra Mundial, numa época de miséria, fome e morte, o jovem encontra a sua fuga na projeção de aviões, que posteriormente serão usados pela marinha japonesa. A dor e o sofrimento causados pela guerra não são simplesmente ignorados durante o desenrolar dos fatos, e a ideia de projetar aviões que serão usados para bombardeios coloca Jiro e os engenheiros num dilema moral, que felizmente ou infelizmente é ignorado pelos próprios, para que possam continuar fazendo aquilo que lhes dá prazer: projetar, e simplesmente projetar, evitando pensar nos fins em que suas projeções serão empregados.

Para os fãs do diretor, o filme pôde ter causado uma pequena decepção, uma vez que rompe de forma quase definitiva com a fantasia para investir no realismo biográfico. Diferente das produções anteriores, Vidas ao Vento é voltada para um público um pouco mais maduro. Outro ponto bastante criticado no filme é o excessivo linguajar técnico empregado do começo ao fim do mesmo. Mas é preciso ter em mente que para transmitir a ideia desejada pelo diretor, tudo isso era necessário. Nem mesmo a linguagem técnica ou o realismo cru que encontra sua fuga nos sonhos do jovem engenheiro e em seu romance com a jovem Naoko são o suficiente para desmerecer essa produção. Sendo ou não a última produção de Miyazaki, pode não ter sido exatamente um grand finale, mas certamente foi a cereja do bolo. Vale apena assistir mais de uma vez.
Quer ver mais críticas?
  • As últimas críticas do AdoroCinema
  • Melhores filmes
  • Melhores filmes de acordo a imprensa