Mama
    Você assistiu Mama ?

Cláudio C.
    Cláudio C.

Enviada em 7 de abril de 2013
    Guilhermo Del Toro, tinha tudo pra fazer mais um filme de "susto", um "terror grátis", mas a genialidade desse mestre do cinema é exibida em sua plena forma nesse filme. Mama nos mostra diferentes técnicas de filmagem, todas elas muito bem encaixadas diga-se de passagem sem ficar nem artificial, nem mesmo forçado, como leves tremidas na camera, cenas em flash, cameras digitais(que em algumas cenas dão um realismo assustador). Guilhermo também inova fazendo de um filme de terror, um filme de pura reflexão a altura de um "Lés Miserables", quem for assistir tenha uma coisa em mente cada cena, cada fala é importante, Del Toro ao invés de colocar "easter eggs" físicos os coloca de forma emocional, depois do filme, com um tanto de reflexão você irá percebe-los. Mas se você já assistiu e não percebeu aqui vai ***ATENÇÃO SPOILERS A PARTIR DAQUI***:

spoiler: 1. Mama é um personagem extremamente complexo, mas não se iluda, Mama não é a vilã da trama, seria mais um ser protetor que adotou aquelas crianças e as protegeu como filhas, tanto que ela só mata quem não queria o bem das meninas, como o psiquiatra que queria explorá-las, a tia que nunca ligou pra achá-las, o pai que queria matá-las, mas ela não mata mesmo podendo faze-lo nem o tio, nem a Annabel isso fica claro no final quando ela percebendo o amor de Annabel pelas crianças a põe pra dormir várias vezes, mas não mata mesmo sendo pra ela extremamente fácil faze-lo. 2. Mama não leva a mais velha, pois percebe que desde o começo que a mais velha não era sua filha por direito, diferente da mais nova, a genialidade vem de mesmo sendo irmãs inseparáveis a filha mais nova era realmente filha da Mama e Victória não. isso fica claro em dois "easter eggs emocionais" deste gênio chamado Guilhermo Del Toro. 2a. No primeiro logo no começo do filme mostra Victória com uma posição critica e articulada perante o pai que corria muito, isto mostra que Victória já chega na floresta como um "ser pensante", diferente de sua irmã que aprende tudo da vida com a Mama. 2b. Victória não vê as reais intenções do pai quando Mama a salva, mas sua irmã vê tudo, por isso essa lealdade maior a Mama, a irmã mais nova viu que o pai queria matar a Victória mas Victória não viu, ela apenas viu uma criatura que matou seu pai. O que ficou mal explicado e muita gente pode não ter entendido pelo diretor não querer dar ênfase a essa parte seria o motivo do Pai de ter matado a Mãe, o sócio, e as filhas, eu entendi que foi pela crise financeira que o cara surtou, mas se bem me recordo o Psiquiatra procurava um elo de ligação entre a cabana e a casa onde vivia os pais das meninas, fica ai um espaço pra um segundo filme se for esse o caso? Espero que não continuações são porcarias, nenhuma história deveria ser contada em mais de um filme. Se você viu mais algum "easter egg emocional" poste aqui.
    cristinab
    cristinab

Enviada em 6 de abril de 2013
    Gostei do filme, ótima história, partes assustadoras e bastante suspense. Mas, infelizmente, o que estragou o filme foi o final.
    Eder Luis Santana
    Eder Luis Santana

Enviada em 17 de abril de 2013
    Mama é um filme que começa bem, se perde no meio e termina de modo pouco convincente. Prepare-se para bons sustos, cenas de muita tensão e boas atuações. Porém, o problema todo está no roteiro com uma história que não convence. Isso sem contar algumas obviedades, como um personagem que sempre aparece como o sherlock holmes descobridor de fatos e um fantasma que se mostra cheio de sentimentos. O filme tem muitos méritos, mas espera-se algo mais intenso e menos confuso. Algumas cenas beiram o engraçado, como uma das crianças que brinca com o fantasminha e uma possessão encenada com uma maquiagem pouco sofisticada. Enfim, vale a pena se você for um fã dos filmes de terror, mas esteja pronto para apenas tomar susto, sem qualidades acima disto. E tinha tudo para ser uma excelente obra, pois a ideia é ótima.
    Lucas R.
    Lucas R.

Enviada em 5 de abril de 2013
    Um filme com uma história fantástica e original !! Com certeza, MAMA foi o melhor filme desse ano (até agora) um filme onde você leva vários sustos e um ótimo suspense. O elenco de MAMA teve destaque sobre a Victória e a Annabel que foram ótimas atoras! O final de MAMA não é um final como o de todo filme de terror (todo mundo morre) é um final diferente, mas ficou bom também. Os únicos problemas de MAMA é que alguns sustos são meio previsíveis, mas do mesmo jeito, não estregou em nada, o rosto e o corpo de Mama ficaram muito estragados e isso ficou um pouco ruim porque você tinha que se esforçar para entender como ela era, porém não ficou TÃO ruim!! Com também destaque nas trilhas sonoras ótimas do filme!! Ótimo filme muito recomendado!!
    Cristiane P.
    Cristiane P.

Enviada em 5 de abril de 2013
    A ideia do filme é fantástica, porém achei que o filme poderia ter sido mais assustador. Achei legal o fato de os personagens não parecerem clichês de filme de suspense/terror mas mesmo assim a ideia poderia ter sido muito melhor aproveitada.
    No final fica parecendo filme de ficção e perde toda aquela essência dos filmes de terror, de espíritos, dêmonios, etc
    Para mim, foi um dos filmes mais fracos do Guillermo del Toro!
    Monaliza G.
    Monaliza G.

Enviada em 7 de abril de 2013
    Excelente filme de terror, foco no psicológico dos personagens que acaba enriquecendo toda a história. Recomendo.
    Esther S.
    Esther S.

Enviada em 25 de março de 2013
    Puxaaaaa....que filme bom!!!...excelente....o terror psicologico mais surpreendente e envolvente dos dias atuais.

Para quem é fã do tipo de filme do Stephen King, vai amar esse filme, pois além de ter um desenvolvimento que te deixa preso, o final é surpreendente e tragico.

Um filme que parece clichê no começo e voce assiste só por curiosidade se torna um dos melhores em terror psicologico.

Muito bom mesmo, recomendo assistir no escuro com alguem perto e sem limite de controle de volume, e é claro um remédio cardiaco por precaução, rsrs.
    Harisson G.
    Harisson G.

Enviada em 7 de janeiro de 2014
    É um filme bom, Mas não possui tantas surpresas, os atores são ótimos, interpretações dignas de prêmio, é um filme de terror mas o suspense é ótimo. A nota 4 é pelo final que não sei bem avaliar se é uma inovação magnifica ou se foi o desastre do filme, vai do gosto da pessoa, assistam, vale muito a pena.
    Milena C.
    Milena C.

Enviada em 10 de outubro de 2013
    O filme é muito bom, a atuação das crianças maravilhosas e a história é bela e assustadora ao mesmo tempo! O amor de mãe nunca morre!
    Marcus Vinicius R.
    Marcus Vinicius R.

Enviada em 26 de abril de 2013
    Realmente uma ideia espetacular. O filme tinha tudo pra ser uma maravilha, mas pra amantes de filmes de terror (como eu) foi um dos piores filmes de todos os tempos. Sem muitos sustos e nem um desenvolver interessante.. sem falar da personagem que dá nome ao filme, Mama foi muito mal feita, não é uma figura que dá medo de olhar e nunca assustará ninguém na vida. Minha nota é mesmo HORRIVEL.