A Grande Noite
    • Estado de São Paulo
    • Rubens Ewald

Critikat.com

por Ursula Michel

Abordando frontalmente a crise filosófica que percorre o mundo capitalista, os dois diretores questionam a inércia da classe trabalhadora [...] "A Grande Noite" propõe uma aventura veloz, engraçada e comovente, subversiva e politizada. Um grande filme.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

Télérama

por Jacques Morice

Uma farsa corrosiva, nascida, como sempre, do encontro entre dois atores que se tornam irmãos. [...] Colocar um pouco de mitologia (poética, política, cinematográfica) quando tudo se decompõem: este é o desafio do cinema, agora indispensável, de Delépine e Kervern.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Chronic'art.com

por Murielle Joudet

[Os cineastas] sempre tiveram um senso árido da fábula, baseada em uma direção cuidadosa, para não dizer exagerada, [...] além de um grande território folclórico que sempre compôs a força dos dois.

A crítica completa está disponível no site Chronic'art.com

CineClick

por Cristina Tavelin

Talvez o longa soe pretensioso; às vezes, seu humor francês cai no ridículo e a repetição do tom de absurdo cansa um pouco. De qualquer forma, "A Grande Noite" faz um retrato bem humorado e crítico de uma crise que está apenas no começo.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Cineweb

por Alysson Oliveira

Uma sátira da situação sócio-econômica da França, e por extensão, da Europa. Ao traçar o retrato de dois irmãos sem muita perspectiva de futuro, os cineastas miram no vazio existencial que tomou o continente, um dos reflexos da crise.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Screen International

por Jonathan Romney

"A Grande Noite" usa cores vivas e fotografia em widescreen para evocar um mundo absurdo e estranhamente opressor, embora seja terrivelmente verdadeiro nos dias de hoje.

A crítica completa está disponível no site Screen International

Variety

por Peter Debruge

Embora o filme seja certamente concebido como uma comédia, é difícil imaginar algo mais trágico do que um punk envelhecido, embora a ideia possa ser engraçada quando se torna auto referente.

A crítica completa está disponível no site Variety

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin

Como diversão, "A Grande Noite" é apenas discreto. Como imersão no universo punk, deixa a desejar, porque se concentra apenas em um personagem; dois, a partir de certo ponto. São casos especiais.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

Francamente tive dificuldade de rir com o filme mas talvez alguém mais próximo da realidade da França/Belgica atual tenha melhor resultado do que eu.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald