Capitão América 2 - O Soldado Invernal
    • Diário de Pernambuco
    • Revista Interlúdio

Cinema com Rapadura

por Thiago Siqueira

Misturando o impacto visual de um blockbuster quadrinístico com o clima de conspiração de filmes como “Três Dias do Condor”, a fita é efetiva em explorar os conflitos de seus heróis e antagonistas, ampliar e desenvolver o universo Marvel nos cinemas, mas sem jamais perder a energia que se espera de um lançamento do verão estadunidense.

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

Almanaque Virtual

por Filippo Pitanga

Enquanto o 1º inaugurou bem estiloso com uma paródia de época da gênese retrô do herói na 2ª Guerra Mundial, esta sequência se leva a sério. Desde o roteiro e desenvolvimento de personagens, pondo em xeque a lealdade de todos com reviravoltas, mortes surpresas e traições, ao visual e efeitos especiais. Tudo é grandioso e azeitado...

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

CineClick

por Daniel Reininger

Com elementos de thrillers de espionagem, aventura e ação, a produção acerta em diversos aspectos e mostra o que de melhor os quadrinhos têm a oferecer ao cinema.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Cineweb

por Rodrigo Zavala

A dureza dos conflitos, porém, é atenuada pelo humor encontrado, não só aqui, mas em todas as produções Marvel. A comédia é um ponto forte desse universo, que funciona como elemento agregador...

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Estado de Minas

por Walter Sebastião

É filme de suspense, aventura e ação e também mostra visão irônica do gênero. Tudo que faz a graça desses filmes – lutas acrobáticas, explosões espetaculares, histórias mirabolantes etc. – está na tela e levado a extremos. E, ao mesmo tempo, é graphic novel cinematográfica, que alfineta, de forma zombeteira, sociedade com obsessão por segurança, ordem e terrorismo.

A crítica completa está disponível no site Estado de Minas

Omelete

por Érico Borgo

Os diretores Joe e Anthony Russo garantem um ótimo equilíbrio entre os elementos, explorando muito bem cada personagem, dando peso à pancadaria e [...] encontram espaço de sobra para ampliar o universo cinematográfico Marvel com um sem-fim de menções a outros personagens.

A crítica completa está disponível no site Omelete

Screen International

por Mark Adams

"Capitão América - O Soldado Invernal" pode surpreender os fãs de ação com a sua sutil teoria da conspiração e com as informações extras sobre o passado dos personagens, mas ele é sem dúvida um filme esperto, que também traz uma aventura fantástica muito divertida.

A crítica completa está disponível no site Screen International

The Guardian

por Steve Rose

Os donos da franquia Marvel fazem algo notável aqui, até mesmo radical. Eles tratam de política. [...] O super-herói de repente começa tocar em assuntos do mundo real, como a segurança nacional, a liberdade livil, a inteligência do governo. É fascinante.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

Variety

por Scott Foundas

Surpreendentemente cheio de elementos de espionagem, mas igualmente rico nos momentos silenciosos e ternos que tornaram o primeiro filme único dentro da franquia Marvel, "O Soldado Invernal" marca um retorno seguro à direção para os irmãos Anthony e Joe Russo.

A crítica completa está disponível no site Variety

Cinema em Cena

por Pablo Villaça

[...] "O Soldado Invernal" me surpreendeu ao se revelar o mais maduro dos longas produzidos pela Marvel, embora eventualmente acabe se perdendo na necessidade de incluir elaboradas sequências de ação e de ser um “filme de super-herói” em vez de insistir na ideia de ser um filme sobre um humano que tem superpoderes.

A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

Diário de Pernambuco

por Júlio Cavani

Suas aventuras são essencialmente militares. Essa premissa foi mantida no primeiro filme e permanece na continuação [...]. Como o patriotismo está atualmente em baixa nos Estado Unidos, o personagem precisou ser reformulado, apesar de manter sua essência.

A crítica completa está disponível no site Diário de Pernambuco

Revista Interlúdio

por Wellington Sari

A grandiosidade em CGI está lá, é claro. As cenas de ação, filmadas com o olhar genérico do travelling-de-helicóptero e da câmera que capta não a coreografia dos golpes em uma cena de luta, e sim breves espasmos, abundam.  O problema é que, depois da quarta explosão massiva, o olho cansa – e o ouvido, mais ainda.

A crítica completa está disponível no site Revista Interlúdio