Eu e Você
    • Variety
    • Rubens Ewald

Cinema com Rapadura

por Arthur Grieser

"Eu e Você’" nos conta uma história densa, tensa e intensa, que “flutua” sobre diversos temas contemporâneos, não só da juventude, mas da própria condição existencial humana. Tudo isso com uma abordagem atual, simples, precisa e inteligente.

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin

Não seria exagero dizer que, nesse relacionamento complexo se encerra um dos aspectos mais problemáticos da vida contemporânea, o da abertura do ser isolado para a sua realidade social. [...] Bertolucci mantém intacta sua arte da sutileza.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Folha de São Paulo

por Inácio Araújo

Nesse filme basicamente a dois, quase todo construído sobre a força da imagem, Bertolucci por vezes parece recorrente, com seus personagens desviantes a constituir um grupo fechado que lhes permita existir, na medida do possível, à margem do mundo, eventualmente contra ele. Mas a beleza permanece aquela que se conhece: Bertolucci continua a criar imagens invulgares.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

O Globo

por André Miranda

[...] a condução por Bertolucci é tão precisa que um porão desarrumado e escuro passa a ser o lugar mais seguro do mundo para aqueles dois. A limitação do espaço faz com que eles viajem em fantasias, sonhos que ficam a cargo do espectador. “Eu e Você” é um tanto minimalista na história justamente para ser grandioso em suas possibilidades de interpretação.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Papo de Cinema

por Robledo Milani

Esta é uma obra pequena em formato, mas imensa em conteúdo. Para percebê-la, no entanto, é preciso dedicação, aprofundar-se em suas entranhas e refletir a respeito dessas relações que o acaso une e nada mais na vida consegue separar.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Cineweb

por Neusa Barbosa

Se é verdade que se trata de uma pequena história, está encharcada de grandes questões. O diretor, de 73 anos, claramente se interroga sobre quem são estes jovens de hoje, retratando com interesse afetuoso sua ligação estreita com a tecnologia e a fixação em drogas ...

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Critikat.com

por Clément Graminiès

Econômico em sua direção, "Eu e Você" beneficia de uma interpretação de grande qualidade. Quanto ao roteiro, ele sofre infelizmente de um desequilíbrio no tratamento dos dois personagens principais.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

Preview

por Suzana Uchôa Itiberê

Bertolucci observa a tensa dinâmica da dupla, e mostra como essas pessoas tão opostas vão transformar a vida uma da outra, sem ter consciência disso.

A crítica completa está disponível no site Preview

Revista de Cinema

por Gabriel Carneiro

Um filme menor na carreira do cineasta. Sem a mesma preocupação formal com o uso da cor e com o movimento de câmera, que tanto transformaram seus filmes anteriores, e sem o mesmo vigor, “Eu e Você”, espera-se, será apenas o aquecimento após o longo hiato.

A crítica completa está disponível no site Revista de Cinema

The Guardian

por Peter Bradshaw

Algo neste imaginário honesto de abuso, drogas e traumas de jovens denuncia o filme como a obra de um velho. [...] Ele é semelhante em vários aspectos a "Os Sonhadores" e "Último Tango em Paris", mas com menos tensão ou riscos. Um Bertolucci menor, mas ainda valioso.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

Télérama

por Cécile Mury

Bernardo Bertolucci descobriu um pássaro raro: Jacopo Olmo Antinori, como um Malcolm McDowell pré-"Laranja Mecânica", dotado de um carisma febril e de um olhar azul, imenso e perturbador.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Screen International

por Dan Fainaru

Quando o filme acaba, os espectadores não aprenderam quase nada sobre os protagonistas, sobre seus gostos, e existem poucas razões para acreditar que eles aprenderam o que quer que seja ao longo do processo.

A crítica completa está disponível no site Screen International

Variety

por Peter Debruge

Este filme modesto só convence pela metade, e não é muito cativante ao tentar mostrar um garoto de 14 anos de idade e sua meio-irmã viciada em drogas se dedicando à "claustrofilia", como definiu Bertolucci.

A crítica completa está disponível no site Variety

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

O que teria se passado com Bertolucci para ter um filme com atores tão mal dirigidos, uma fotografia escura e uma trama que aponta para varias direções e não pega nenhuma?

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald