Mulan
    Você assistiu Mulan ?

Malk C.
    Malk C.

Enviada em 6 de dezembro de 2020
    Discordo em vários pontos dessa crítica. De cara já recomendo que vejam, pois o filme foi fabuloso, mas vamos por partes do porquê o filme foi muito bom, porém tem quem não tenha gostado:

1- Lenda que se baseou o filme

Não esperem ver referencias do original. O filme NÃO é sobre a Fa Mulan, que a animação se baseou, e sim sobre Hua Mulan. Assim como o nosso folclore ou a mitologia Grega, o tempo se encarrega de criar várias versões para a mesma história, mudando nomes e situações. Vendo o filme com essa perspectiva já facilita muito gostar do filme.

2- Personagens acrescentados e retirados

Muitos sentiram falta do Mushu ou Grili mas, sinceramente, eles não fizeram falta ao filme do jeito que a história foi contata. Fato que o Mushu é um personagem incrível, mas a história contada em um tom mais sério faria ele ficar deslocado. Ele foi substituído por um espirito mais sério, que foi a Fênix. Ela tem a missão de guiar Mulan, algo que ela faz muito bem durante o filme, e sem interferir em quase nada na história, como as lendas chinesas dizem que alguns espíritos realmente fazem.

Sobre a bruxa, muitos acharam a personagem vazia e descartável, porém nem de perto isso é verdade. Sem a presença dela o vilão principal não teria chego aonde chegou, porém ele sempre enfatizava que ela era "um cão/escrava que deveria saber seu lugar". A Bruxa era uma mulher com grande força espiritual (chi) e isso era condenável pelo próprio imperador. Ela se sentia desolada e sem nação, apoiando o vilão somente para tentar criar um país onde ela pudesse chamar de seu. Felizmente, ao ver o regimento de Mulan a apoiando, mesmo ela também tendo um grande chi, ela viu esperança que os feitos de Mulan mudassem o país para mulheres como ela, decidindo se sacrificar para abrir caminho para Mulan, que nunca deixou de seguir o caminho da nobreza.

O sacrífico da Bruxa foi pela esperança de um futuro melhor, usando Mulan como ponte. Não foi "do nada". E isso a própria personagem fala durante em cenas anteriores.

3- A paixão de Mulan

Essa foi uma mudança sutil, pois Mulan não se apaixona pelo seu general, mas sim pelo seu colega de regimento, que a via como um grande amigo quando Mulan estava disfarçada. Apesar de ser um dos mais gente boa do exercito, ele tinha problema com o sexo oposto, segundo ele próprio, e isso ajudou ele a sentir algo pela protagonista quando ela se revela como mulher. É clichê? Sim. Mas funcionou bem para o momento e da forma que foi encaixado.

4- Feitos de Mulan

Diferente da adaptação original, o filme fala bastante sobre o Chi, deixando claro que essa energia espiritual geralmente está presente em homens. Mulan herdou um forte Chi, o que permitia a ela fazer feitos bem mais precisos do que a maioria dos soldados.

Repare que o filme mostra diversos homens com essa mesma capacidade que a Mulan, como os soldados vestidos de preto do exercito do vilão. E também deixa claro que é costumeiro "calar" o Chi em mulheres quando o mesmo se apresenta forte dentro delas, afinal, isso era bom somente em homens, já que somente eles iam para o exercito. Quem incentiva Mulan a liberar essa energia é justamente a bruxa, e justamente porque ela queria uma igual quando o país fosse tomado e transformado. Claro que Mulan não aceitou, mas deixou de fingir, o que fez ela parar de ter seu Chi envenenado pela própria mentira.

No resto, é visto nos primeiros 2 minutos de filme que, diferente de Fa Mulan, a Hua Mulan treinava desde cedo lutas e arte marcial. Tipo, muito cedo mesmo. Dito isso, os feitos físicos e a habilidade de Mulan, com ou sem Chi, não precisam ser questionadas.

5- O filme em si

As cenas são bem coreografadas, as lutas são incríveis e o cenário, efeitos práticos, efeitos especiais são, de fato, muito boas. E, diferente do que foi dito por alguns, a continuidade das cenas foram tranquilas. Uma ou outra que não teve um "time" muito bom, mas não atrapalha em nada no entendimento do filme ou desmerece o trabalho da diretora.

Conclusão

Como dito anteriormente, o filme é muito bom. Eu diria 8.1 de uma nota de 10. Vale muito a pena assistir, desde que se desvincule totalmente da animação original e seja entendido que o filme não é um Live Action do seu antecessor, e sim uma história baseada em uma lenda similar a da animação, mas não igual.
    Carla Fernanda Pereira Potczyk
    Carla Fernanda Pereira Potczyk

Enviada em 6 de dezembro de 2020
    Horrível me Vaz mau nada aver com a animação ela na animação nunca tinha feito artes marciais e ação é chata
    Elio X
    Elio X

Enviada em 4 de outubro de 2020
    Muito bom sem questões ideológicas e empoderamento feminino, que tanto querem idealizar em tudo...
    Um filme muito bem feito e bem acabado.
    Saudades dos tempos que sentavamos apenas para assistir a um bom filme.
    Enviada em 24 de setembro de 2020
    Mulan é uma das animações mais subestimadas da chamada "Era de Renascimento" da Disney. É um filme lindamente animado, com uma estória enxuta e inspiradora, e uma trilha sonora marcante. Se ao menos tivessem cortado o irritante Dragão falante de Eddie Murphy(que só está no filme para atender a demanda de uma demografia do público médio americano), e explorado mais o conto chinês em que se baseia, e, consequentemente, tivesse um pouco mais de cultura oriental em seu âmago, poderia ter sido um filme memorável no nível de Rei Leão e Bela e a Fera. Mas no geral, o saldo continua sendo bem positivo.
    Eduardo S.
    Eduardo S.

Enviada em 5 de setembro de 2020
    Mulan apresentou se como uma grande decepção ; Muito diferente de tudo o que esperava, tanto visualmente , quanto em roteiro .
    Fernanda Lobato
    Fernanda Lobato

Enviada em 3 de setembro de 2020
    Sensacional! Um filme que aparenta ser muito atual por tratar diversos aspetos, sem contar dos personagens que nos cativa
    Raphael N.
    Raphael N.

Enviada em 22 de março de 2020
    "Mulan" é, sem dúvida, uma das melhores animações da Disney pois tem todos os ingredientes da receita de sucesso na medida exata: comédia, ação, aventura, romance e drama temperados com muita cor e uma trilha sonora maravilhosa (cujo auge é quando a Mulan decide cortar seus cabelos e partir pra guerra, ao som de uma melodia épica, arrepiante e apaixonante).
    A comédia fica por conta de Mushu, que é simplesmente hilário, e dos três soldados amigos de Mulan que também arrancam gargalhadas, o filme ainda nos presenteia com ótimas piadas de duplo sentido. Outro destaque cômico é a vó da Mulan que tem ótimas tiradas quando está em cena.
    Não tem como não ficar arrepiado e eletrizado com as ótimas cenas de ação, uma mais bela que a outra, e a tensão é jogada nas alturas quando o vilão está em tela. Talvez esse seja um dos poucos pontos baixos: o vilão não é dos mais marcantes. Mesmo assim aterroriza e não compromete o todo!
    O romance de Shang e Mulan é super fofo e autêntico, mas ganha pouco destaque do filme.
    E o que falar da protagonista: ela tem uma personalidade fortíssima, é decidida, dedicada e inspiradora. Com certeza uma das personagens mais marcantes da Disney e de todo o cinema!
    Mulan é uma excelente opção de entretenimento para adultos e crianças, para rir e chorar, para divertir e arrepiar. Uma sessão de uma hora e meia que passa voando. Resta agora esperar para ver se o esperado e polêmico Live Action chega pelo menos aos pés desse clássico!
    Felipe F.
    Felipe F.

Enviada em 6 de agosto de 2019
    Uma boa animação, tem certas facilitações do roteiro que até para a animação é difícil de se engolir. Tem um vilão genérico e personagens secundários caricatos. É uma história agradável, muito bela e divertida.
    Matheus F.
    Matheus F.

Enviada em 30 de janeiro de 2019
    O filme Mulan traz um grande ensinamento no filme, ela não queria que seu pai fosse na guerra e ela decidiu passar por ser um homem porque ele estava debilitado devido a sua idade! Ela mostra sua inteligência, protagonismo feminismo e bravura tanto isso acontece na vida real e minha nota do filme é 3,5.
    Gaby R.
    Gaby R.

Enviada em 27 de dezembro de 2018
    Minha princesa favorita da Disney. Ela não é aquela princesa que quer casar e ter filhos e viver seu final feliz para sempre.
    Me identifico muito com o fato dela não saber quem é, de não se encaixar numa sociedade, dela viver o perigo e ir a luta.
    A trilha Sonora do filme fica na cabeça, a animação é demais.