O Homem das Sombras
    Você assistiu O Homem das Sombras ?

Guilherme Guimarães
    Guilherme Guimarães

Enviada em 5 de maio de 2020
    Se você procura um filme interessante de suspense que fuja do convencional, você encontrou.

O filme é uma obra muito interessante e eu fico impressionado com os comentários de pessoas que dizem que não entenderam nada. Não se deixe levar por essas pessoas na hora de escolher um filme. É aquela galera que está acostumada com finais óbvios e felizes e se opõe a tudo que é diferente disso.

The Tall Man traz atuações incríveis. Jessica Biel está simplesmente impecável na composição de sua personagem Julia. O filme é tão envolvente, mas tão envolvente, que em determinado momento você se pega em êxtase tentando entender o que de fato está acontecendo.

spoiler: O plot twist é muito bem costurado.
    A gente simplesmente se levanta se estiver deitado na tentativa de fazer algum sentido para o que está acontecendo. Tanto a direção quanto a atriz, que nos leva a essa reação, merecem os parabéns!

O filme, como mencionei, foge do obvio e do clichê quando se trata desse tipo de história envolvendo a mocinha e seu filho com o "bicho papão". É fantástico o o quanto esse filme faz a gente refletir sobre sua história ao fim da experiência

Se você já viu o filme e não entendeu o final, aqui vai a explicação com spoiler. Ou seja, se vc não viu, não leia para não estragar sua experiência cinematográfica.

spoiler: A história se passa em uma cidade pequena completamente desestruturada. A tipica cidade onde as pessoas se conformam com uma vida sofrida, sem futuro. Quando se perde o brilho nos olhos? Na cidade em questão falta dinheiro, falta estrutura, faltam hospitais, faltam oportunidades de emprego. Para se ter uma ideia, uma das personagens fica empolgada em um diálogo com a possibilidade de conseguir um emprego como garçonete, afirmando ser um ótimo trabalho e bem remunerado. Tudo nessa pacata cidade começa a mudar com o misterioso desaparecimento de crianças. As crianças começam a desaparecer do nada e isso dá inicio a um boato na cidade (bem típico de cidade pequena), que o responsável pelo sumiço é o "Tall Man", ou Homem Alto em tradução para o Português. É quase uma analogia ao nosso "Homem do Saco" que leva crianças. Eis que a história nos apresenta a duas personagens logo no começo, sendo elas a protagonista Julia, que é a única enfermeira na pequena cidade e Tracy, uma mãe que enlouqueceu com o desaparecimento de seu filho. Julia é mostrada como uma mulher cética, que sobrevive na cidade após a morte de seu marido, que vinha a ser o único médico de lá. Ela ficou responsável por atender a população com o falecimento do marido, e ainda tem que equilibrar com a tarefa de ser mãe, pois ela tem o pequeno David para tomar conta. Com os crescentes rumores do Tall Man, Júlia se mostra cética e não acredita nos boatos de um homem sequestrador, até que o mesmo invade sua casa e sequestra seu filho, fazendo com que ela entre em uma luta desesperada para resgatar a criança. A gente acompanha a história na narrativa de Julia como uma mãe disposta a tudo para salvar sua prole do infame Homem Misterioso e com isso vamos acompanhando as descobertas da mesma com relação a alguns moradores da cidade e eis que há o primeiro plot twist (Plot Twist significa uma mudança brusca na narrativa) de dois que acontecem ao longo do filme. Esqueça tudo que você sabia sobre Júlia, pois na verdade ela é a vilã. É isso mesmo, o Tall Man na verdade é uma mulher e é justamente a enfermeira da cidade que sequestra as crianças. Mas quem sequestrou o David, filho de Julia? A verdadeira mãe dele, Tracy, que é mostrada como louca no começo do filme. Na verdade Julia sequestrou o filho da personagem que é mostrada vagando por aí feito louca atrás do filho que é dado como morto pela cidade inteira, e nisso ela chega até a isolada casa da enfermeira e de longe, avista a criança. Sem acreditar no que está enxergando, Tracy, que é mostrada rapidamente como uma louca (com motivos) em uma interação com Julia, descobre que a enfermeira sequestrou seu filho e ao lado de alguns membros da cidade arquiteta um plano para resgatar a criança e consegue. Julia fez "lavagem cerebral" em David, que acreditando que sua mãe estava morta, passa a achar que Julia é sua nova mãe. Coisa totalmente crível de acontecer com uma criança em tão tenra idade. Pois bem. Quando a gente entende finalmente que a grande mocinha na verdade é uma grande vilã, o filme tem outro plot twist e nos revela os motivos por trás das atitudes de Julia. Ela na verdade não é apenas uma sequestradora que rapta e mata crianças, como o filme nos faz pensar até os últimos 15 minutos. Julia na verdade faz parte de um grupo de pessoas infiltradas (com agentes na polícia e tudo) que lutam contra o sistema, contra a desigualdade social, levando um pouco de esperança para essas crianças e famílias desestruturadas. Pode parecer triste uma criança ser raptada. Mas na verdade Julia e seu grupo, que não é mostrado, com exceção de seu marido (que está vivo), vivem por períodos em cidades como a do filme, resgatando crianças de um futuro miserável e as entregando a famílias com boas condições financeiras para lhes dar uma vida digna. Por isso, no final do filme vemos o David brincando em um parquinho com outras crianças, com uma outra mãe indo buscá-lo. A gente passa por três narrativas nesse filme e temos dois plot twist. A narrativa da Julia, que se quebra no primeiro plot twist para mostrar a "verdade" do ponto de vista de Tracy, e por ultimo, a narrativa de Jenny, uma menina já na pré adolescência que ajuda Julia e pede para ser levada pelo Tall Man. Mesmo sem entender direito o que está acontecendo, Jenny sabe que Julia na verdade é uma boa pessoa. E diante de sua triste história, decide que quer mudar de vida e pede para ser levada, pois ela estava observando Julia fazia algum tempo e se dá conta do que ela estava fazendo. Cabe aqui explicar: Jenny tinha uma vida difícil. É ela que nos apresenta o ultimo e conclusivo ponto de vista do filme. Ela vivia em uma família completamente desestruturada em uma casa onde viviam ela, sua irmã mais velha, a mãe e o namorado da mãe. Sua mãe (lembra da mulher feliz com a possibilidade de virar garçonete?) estava desempregada e vivia bebendo e fumando com o crápula do namorado dela. O namorado de sua mãe engravidou a irmã mais velha de Jenny, sendo que a mãe como medida, resolveu mandar a menina para longe ao invés de se livrar do namorado. Jenny, mergulhada naquela vida sem sentido e sem esperanças, ficou traumatizada e não conseguia mais falar com ninguém. "Perdeu" a capacidade de fala. Graças à Julia, Jenny começa a voltar a socializar através de um caderno dado pela enfermeira para ela desenhar e se expressar com palavras, mesmo que escritas. Também é Julia que incentiva que Jenny vá ao psiquiatra para tratar seus traumas e conseguir voltar a falar. É por isso que no final do filme Jenny ajuda Julia a recuperar David e depois implora para ser levada pelo Tall Man, mesmo sem compreender perfeitamente o que aquilo significa. A garota está tão desesperada que topa se entregar ao desconhecido para fugir daquela realidade e daquele desespero. O filme termina com o ponto de vista de Jenny, falando que teve três mães durante a vida dela. A primeira, sua mãe biológica, que antes era uma ótima mãe, que a amava e era como se fosse uma amiga, mas que depois mudou (por conta da extrema pobreza da cidade, a mãe se tornou desempregada e passou a se relacionar com um homem sem escrupulos que engravidou a própria filha). A segunda mãe, Jenny considera como sendo Julia, a mulher que a incentivava a se cuidar, a ir ao psicologo e que lhe dá uma segunda chance a pedido da mesma, para ser entregue ao Tall Man (que na verdade "existia" e era o marido de Julia). A terceira e última, foi a mulher que adotou Jenny e passou a criar a menina como se fosse sua filha, mesmo ela já sendo uma adolescente, dando educação de qualidade em uma casa confortável, muito diferente da triste realidade anterior da menina. Por fim,o filme termina com uma reflexão de Jenny, que assume a voz do narrador e diz que sente falta da sua primeira mãe, mas que escolheu a nova vida justamente por não estar feliz com a antiga. A garota também se mostra preocupada com Julia, que por ter sido descoberta pela cidade como sendo o Tall Man, escolheu ficar e assumir a culpa por todas as crianças raptadas, sendo quase linchada pela população, presa e por fim ter ido parar num manicômio com a possibilidade de ser executada pelos seus crimes. A garota termina o filme se questionando se Julia era uma pessoa boa ou ruim, e também se mostra em conflito por ter escolhido e conseguido uma nova vida, pagando o alto preço de deixar sua mãe, irmã e sobrinho para traz naquele inferno.
    Douglas M.
    Douglas M.

Enviada em 2 de setembro de 2014
    Quem me disser que entendeu 100% desse filme é uma pessoa muito mentirosa, nunca na minha vida eu tinha ficado boiando tanto com uma história, logo, achei mal elaborado,dirigido e muito, mas muito confuso, spoiler: até agora não entendo o que essas pessoas eram na realidade, se fizeram o bem para as
    spoiler: crianças ou não
    , sei la, poderiam ter explicado melhor!!!
    Jackson A L
    Jackson A L

Enviada em 23 de janeiro de 2016
    Embora a trama tente ser envolvente (e em alguns momentos, seja) o roteiro é muito abstrato e mal escrito. Uma pena Jessica Biel participar dessa produção. Suspense que não vale a pena perder seu tempo. Não recomendo.
    Kai E
    Kai E

Enviada em 14 de fevereiro de 2015
    Uma obra que não assusta , Mais uma obra que envolve do começo ao fim com atuações boas como as das protagonistas Jessica Biel (O vidente) E Jodelle Ferland (Caso 39) , super recomendado , mais pra quem quer um bom suspense , não pra quem quer um terror como ``Invocação do mal´´.
    Bruno B.
    Bruno B.

Enviada em 28 de julho de 2014
    ATENÇÃO, ESTE TEXTO CONTÉM SPOILER

Acabei de assistir esse filme, as atuações são ótimas, atrizes super conhecidas do genero Trash e Slashes sub-genero do terror.
    O filme se passa em uma cidade completamente dezestruturada onde só tem bebados e afins, o personagem de Jessica Biel, é uma enfermeira spoiler: que sequestra crianças, afim de tira-las desta cidade e mandalas para uma nova familia.

O Suspense do filme é bem colocado, o drama tbm.
    De inicio, não se sabe se há uma entidade paranormal ou se é mesmo um sequestrador, o que achei estranho foi que o filme teve apenas um momento de tensão e o resto foi mistério, pooh!! ai não dá neh, outro ponto negativo, foi a grande revelação do mistério do filme ser revelado com 60% de andamento, penso que o autor do filme fez isso para tentar fazer as pessoas começarem o filme gostando do personagem, odiar no decorrer e amar ele no final, assim como Stanley Kubrick fez no filme Barry Lindoln. Não deu tempo de colocar na cabeça se era certo o que faziam ou não, a trama não evoluiu a esse ponto, como em A Colheita Do Mal, tentaram fazer quase o mesmo, mas no final, spoiler: realmente tudo que parecia, era.

de 0 a 10 dou 8.
    Pontos positivos, não adianta, se vc ver 20 minutos de filme, vai querer ver tudo.
    Muito bom se vc gosta de filmes que nos obrigam a olhar de outro ângulo para as situações, pois o filme proporciona isso.
    Pontos Negativos. Se vc é uma pessoa que gosta de coisas básicas sem muita coisa pra pensar, não assista, melhor ver sexta feira 13 que não tem nada pra entender, é vingança pura.
    Daniel N.
    Daniel N.

Enviada em 20 de abril de 2014
    Muito diferente... um filme digno de discussões acadêmicas em aulas de psicologia e psicopatias. original e bem feito.
    Cláudia S.
    Cláudia S.

Enviada em 16 de março de 2014
    Um filme surpreendente que aborda um tema delicado de forma bastante criativa e com uma narrativa muito bem construída que mantém a expectativa até o fim. As interpretações também são todas excelentes. Recomendo muitíssimo.
    Felipe A.
    Felipe A.

Enviada em 18 de abril de 2018
    Filme mais chechelento que já assisti!! Não dá não!

MT MT MT MT ruim

Juarez Vilaca
    Juarez Vilaca

Enviada em 15 de janeiro de 2013
    Um bom filme. Um enredo cativante e com muito suspense. Bem dirigido. Vale a pena.
    Fellipe Kauê
    Fellipe Kauê

Enviada em 11 de janeiro de 2015
    Apesar de não despertar tantas emoções (risos) é uma trama bem elaborada, até. Com um final muito bem explicado, e, com a mensagem jogada na hora certa (última cena).