Críticas mais úteisCríticas mais recentesPor usuários que mais publicaram críticasPor usuários com mais seguidores
Filtrar por:
Tudo
Diogo Codiceira
19 seguidores
687 críticas
Seguir usuário
3,0
Enviada em 19 de julho de 2025
O despertar é um filme do Reino Unido de terror/suspense que teve na direção Nick Murphy que também participou do roteiro ao lao de Stephen Volk. Na trama, acompanhamos Florence (Rebecca Hall), uma mulher que usa a lógica e a ciência para desvendar supostos casos paranormais. Florence perdeu o seu marido recentemente na Primeira Guerra Mundial e com isso, é chamada por Robert ( Dominic West) a uma escola onde um garoto foi encontrado morto, e segundo rumores, seu fantasma assombra o local. O filme se assemelha a tantos outros filmes de terror, com a ideia de um espaço público assombrado e com uma protagonista cética apegada apenas a ciência, muito devido aos traumas com a perca do recente do seu marido. Apesar de não ser inovador, o filme trás elementos em que a escola guarda memórias e mesmo cética, Florence está ali para descobrir, afinal os fenômenos começam a aparecer para a mesma. Em outras palavras, o filme usa clichês de terror, mas no fundo é muito mais drama do que qualquer outra coisa. O roteiro contextualiza bem o que a sociedade europeia estava vivendo naquela época, além do machismo cruel que marcou o período (mulher como cientista). O filme vai perdendo o folego no segundo ato e tem o seu desfecho comprometido, destoando do restante do filme, com resoluções simples e reviravoltas nada convincentes.
Eu não sou crítica no assunto, mas apaixonada pelo gênero, claro que os assassinos em série chamam mais minha atenção, mas assistir esse filme foi bem mais interessante do que normalmente é. Dentro do que se espera em filmes com essa temática, achei interessante, surpreendente, emocionante, tocante. É um filme mais para te comover, que para te assustar. Não darei spoiler.
Um ótimo filme de suspense e inteligente! Bom se atentar ao final do filme pq é bem interessante. Ao contrário das criticas negativas, vale muito a pena assistir!
Bom filme. Consegue manter o interesse no suspense e o roteiro é bem elaborado, embora alguns vejam o filme como uma cópia do clássico Os Outros (THE OTHERS). Não procede. Boa atuação dos atores, inclusive o menino. A caracterização de época também é muito bem feita.spoiler: Com relação ao final, aberto à interpretações diversas, aposto nas fichas de que a protagonista morreu. Aí está o sentido do filme e o no The Awakening (O despertar). . Sem dúvida um bom filme que vale conferir e superior a diversos outros bem avaliados equivocadamente pela chamada crítica "especializada"... Aliás a prória crítica daqui retrata isso.
vale assistir! se o roteiro é um pouco mamjado e o desenrolar lento, o ambiente, fotografia e interpretação dos atores ajuda! Ambientação típica e fotografia da Inglaterra do começo do século! que por sinal, ajuda muito nesse gênero! alguns bons momentos de tensão e medo! enfim muito bom! e final idem.
A onda de filmes de terror britânico é baixa,mas temos exemplos de filmes que ganharam um certo reconhecimento por parte do público como é o caso do longa A Mulher de Preto que é estrelado por Daniel Radcliffe,e quase que no mesmo ano fpi lançado O Despertar que e bem desconhecido,e temos nesse filme a demonstração de que ainda falta bons roteiristas para os filmes do gênero que cada vez é mais derivado.O diretor é Nick Murphy que tem apenas trabalho na tv e escreve o filme também.A qualidade técnica é o ponto alto do filme que apesar do baixo orçamento de apenas 3 milhões de libras consegue criar uma atmosfera graças a boa direção de arte,e fotografia de cores saturadas além do bom trabalho de figurinos.Mas se tivessemos pelo menos um bom roteiro esse filme poderia ter um bom apelo ao público,coisa que não acontece.Os 30 primeiros minutos são bons e insinuantes,a partir dai começam os problemas:No segundo ato o ritmo é lento e as situações pouco parecem realmente assustadoras,apesar da boa criação de suspense em um ou outro momento,esses momentos parecem isolados demais.O elenco tem poucos nomes de alto apelo,mas temos como mais famosa a Imelda Staunton que é famosa pelo papel de Dolores Umbrige de Harry Potter,aqui a interpretação dela é eficiente,a Rebecca Hall está apenas ok e o Dominic West não possui grande apelo e é apenas operante.Se tinha uma boa ideia,uma boa atmosfera e uma produção e direção de arte competente,mas o roteiro e a direção são problemáticas e dilui qualquer mistério tentado a criar além de um twist já manjado.
Pelo estilo de produção inglês lembra muito outros nomes desse cinema, como A Mulher de Preto e Nanny Mcphee. Bons atores é um excelente roteiro. Infelizmente o filme parece se arrastar aos poucos, nos dando sono, mesmo com a curiosidade de ir até o final.
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade