Eu, Mamãe e os Meninos
    • Chronic'art.com
    • Télérama

Almanaque Virtual

por Filippo Pitanga

[...] o conceito visual é extremamente ligado à narrativa, inclusive nas viagens, aludindo ao kitsch andrógino almodovariano e à profusão pop do conterrâneo Jean-Pierre Jeunet. Além disso, a riqueza do roteiro impede que caia em um filme de uma piada só, ou seja, ser apenas o retrato autoindulgente e travestido de um filho tentando entender as influências de sua mãe opressivamente forte...

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Cinema com Rapadura

por Bernardo Argollo

Praticamente carregando o projeto nas costas, o cineasta estreante [Guillaume Gallienne] consegue incluir temas delicados no que nada mais é do que uma (boa) comédia pastelão. Sem parecer forçado ou artificial, o ator interpreta dois personagens com muita naturalidade, além de jamais nos fazer duvidar de seus dramas, ainda que gargalhemos com eles.

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

Estado de Minas

por Mariana Peixoto

Comédia com algum melodrama (mas visto sempre com humor), "Eu, Mamãe e os Meninos" é também uma maneira de Guillaume Gallienne (que vem da Comédie Française) explorar toda a sua versatilidade como ator por meio de uma história bem contada. E ele, diga-se de passagem, se sai muito bem. Como homem e mulher.

A crítica completa está disponível no site Estado de Minas

Papo de Cinema

por Thomas Boeira

O que faz mesmo com que "Eu, Mamãe e os Meninos" seja interessante é a sensibilidade de Gallienne na condução desta trama em busca de sua identidade sexual (e por ser um projeto tão pessoal, é difícil imaginar outra pessoa assumindo a cadeira de direção).

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Screen International

por Jonathan Romney

O caráter travesso, criativo e charmoso de "Eu, Mamãe e os Meninos" fazem do filme um cruzamento raro entre um filme bastante comercial e um autêntico filme de autor.

A crítica completa está disponível no site Screen International

Télérama

por Mathilde Blottière

Uma homenagem às mulheres, que o narrador observa de todas as maneiras e com vontade, mas também uma homenagem ao Ator, este profissional estranho que vampiriza tudo ao redor para criar personagens fictícios.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Variety

por Peter Debruge

Misturando risadas, piedade e potência ao longo de todo o filme, Gallienne expõe as suas lembranças mais constrangedoras para a nossa diversão, e embora seja fácil de se identificar com a vergonha que ele possa ter sentido, existe força na maneira como ele se apropria desta experiência.

A crítica completa está disponível no site Variety

Preview

por Suzana Uchôa Itiberê

A atribulada convivência com os irmãos e pai, assim como o grude com a matriarca e as tentativas de definir a própria sexualidade rendem situações bem engraçadas, que exploram de estereótipos a preconceitos. Alto-astral e com final surpreendente.

A crítica completa está disponível no site Preview

CineClick

por Cristina Tavelin

O longa se apoia nesses clichês ao compor vários personagens, reforçando estereótipos de franceses e ingleses também. Mas, ao contrário da maioria das comédias, não faz isso de forma agressiva. Os momentos na Inglaterra são memoráveis.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Cineweb

por Neusa Barbosa

"Eu, Mamãe e os Meninos" extrai seu interesse do tom confessional do protagonista, que convoca a simpatia do espectador para seu pequeno calvário. Uma atração à parte está na composição que ele faz da própria mãe...

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Critikat.com

por Théo Ribeton

"Eu, Mamãe e os Meninos" é governado menos pela potência do testemunho, da força autobiográfica, do que pela agilidade cômica desenvolvida por Guillaume Gallienne. [...] O ator é excelente na arte do transformismo, que explora com grande disposição...

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

Zero Hora

por Marcelo Perrone

"Eu, Mamãe e os Meninos" está acima da média das comédias francesas que chegam ao circuito brasiliero com status de "filme de arte" para um público cada vez menos disposto a maiores estímulos e provocações.

A crítica completa está disponível no site Zero Hora

Chronic'art.com

por Murielle Joudet

Por trás desse elogio politicamente correto da diferença existe outro culto, contemporâneo e regressivo: o do narcisismo voraz. A rejeição das normas do gênero [leva à] pulverização do superego, e também da direção, bagunçada e televisiva, mergulhada em ondas de música publicitária.

A crítica completa está disponível no site Chronic'art.com

Télérama

por Pierre Murat

[Guillaume Galliene] é um grande ator de composição. No entanto, ele não é bom diretor! Da peça de teatro onde ele triunfava, sozinho em cena, ele compôs uma série de esquetes barulhentas, imbecis e frouxas, que conseguem a façanha de serem ao mesmo tempo grosseiras e inconsistentes.

A crítica completa está disponível no site Télérama