Críticas mais úteisCríticas mais recentesPor usuários que mais publicaram críticasPor usuários com mais seguidores
Filtrar por:
Tudo
Sidney Gonçalves Dias
3 críticas
Seguir usuário
3,5
Enviada em 26 de fevereiro de 2026
Filme excelente,retratou o autoritarismo perfeitamente, inclusive vivemos isso no governo Bolsonaro vetando a profissão de historiadores, negando e difamando as vacinas, cortando investimento na ciência e tecnologia ,reduzindo universidades públicas a mera balbúrdia e gueto de drogas, espalhando fakenews ( inclusive armando um teatrinho fajuto onde teria supostamente levado uma facada, tudo para ascender ao poder, se manter no poder e conduzir o gado a uma vida de miséria e fanatismo.
Excelente adaptação! Complementa o romance clássico, mostra os principais acontecimentos da obra literária - como a mulher prole spoiler: cantando "Era Apenas Uma Fantasia sem Esperança" enquanto lavava a roupa , os personagens falam as frases marcantes deles - como O'brien, por exemplo, que fala spoiler: "Se quiser uma imagem do futuro, imagine uma bota pisando um rosto humano para sempre." , enfim, vale a pena assistir, recomendo ler o livro e assisti-lo, nota 8,00.
Assisti o filme antes de ler a obra, depois disso ambos entraram na minha lista dos 10 melhores (há quase 40 anos). Li o livro e assisti o filme várias vezes. Considero ambos uma obra prima, com um retrato cruel e verdadeiro sobre os regimes totalitários e sobre a fragilidade humana. No filme, o elenco está excelente, com destaque para John Hurt e Richard Burton. Um futuro sombrio e uma população completamente alienada, vivendo do medo e da desconfiança. Um obra prima para assistir várias vezes como forma de entendermos que a liberdade é a nossa maior conquista.
NUNCA PENSEI QUE EM 2023 VIVERIA NO BRASIL ESSA REALIDADE SOMBRIA.MUITO BOM FILME ,BOM O TRIO PRINCIPAL , AS LOCAÇÕES MUITO REALISTAS E OS RATOS LEMBRAM NOSSOS POLITICOS DESCONDENADOS POR RATATUIAS
Essa sinopse desinforma ao chamar o autoritario regime descrito na obra de socilista. O autor do livro, George Orwell era socialista e explicou em vida sua intenção, mais uma vez deturpada por leituras equivocadas e/ou mal intencionadas. Sua postura anti totalitarista criticava o nazifascismo (contra o qual lutou na Guerra Civil espanhola) , o Imperialismo Britânico e a vertente Stalinista do comunismo soviético. E ele sempre vez isso dentro do campo socialista. https://diplomatique.org.br/a-arte-de-deturpar-george-orwell/
O filme conseguiu passar várias pontos importantes que o livro apresenta. Assisti-lo não é tão confortável. Sempre vem o medo de ser descoberto. O Estado policial em que as pessoas são constantemente vigiadas, a rebeldia de Júlia e Winston, que não tendo como lutar contra o partido, começam a cometer pequenos crimes: sexo num apartamento, roubar e comer chocolate etc, são exemplos desses pontos. O filme ainda consegue mostrar o nível de controle que o "Big Brother" tem sobre os habitantes. O personagem Parsons fica sem entender o que houve quando ele vai preso (porque todo mundo, cedo ou tarde, é preso). As pessoas parecem aceitar quando, anúncio após anúncio, a teletela sempre diz que tudo está bem melhor. Sendo que a comida é ruim, as ruas são sujas, mal cuidadas, falta itens básicos de higiene, como se vê quando sempre perguntam ao Winston se ele tem lâmina de barbear.
Mesmo sendo uma segunda adaptação do livro best seller, e mesmo sendo dito que é mais próximo do livro do que o anterior, ainda acho o filme de difícil compreensão. Talvez a culpa seja do roteiro, que por querer tornar o filme artístico demais, deixou a trama rebuscada e com diálogos perdidos (não que isolados não façam sentido, mas dentro da trama central ficam patinando numa eterna conversação sem propósito). O figurino e a cenografia são bem interessantes e algumas tomadas deixam uma fotografia muito bonita com mudanças de cores que denotam a guerra X a vida com liberdade. Também a sonoplastia deixa algumas cenas com um tratamento artístico melhor e que qualifica a parte técnica do filme. Mas infelizmente, quem não leu o livro dificilmente compreenderá o filme em sua totalidade.
Vários políticos brasileiros dos últimos 20 anos assistiram este filme ou leram o livro. O povo brasileiro é tão oprimido por seus governantes que o pais da ficção poderia ser o Brasil!
Se existe um livro que conseguiu comprovar exatamente o que seria o futuro foi esse 1984, O livro é magnifico mas o filme tem qualidade suficiente para acompanhar a obra.
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade