O Ritual
    Você assistiu O Ritual ?

Vilmar O.
    Vilmar O.

Enviada em 12 de dezembro de 2015
    Drama, terror e suspense de alta qualidade.
    Com certeza você não irá dormir do começo ao fim.
    O melhor filme de exorcismo que eu já vi.
    Espetacular.
    Larissa B.
    Larissa B.

Enviada em 21 de agosto de 2015
    Por ser Católica analisei esse filme de duas maneiras: a fidelidade e coesão do roteiro quanto ao assunto tratado e o desenvolvimento da trama num aspecto geral. É o primeiro filme que trata do tema exorcismo de forma coerente e respeitando suas referências. A figura do Padre é desenvolvida com impeto por todos os personagens que o representaram... Se fez possível analisar o Sacerdócio de forma rica nos poucos detalhes apresentados sobre tal vocação e se pode ver o tema exorcismo, possessão demoníaca de forma sóbria tanto para os que creem quanto para os que não compartilham da premissa trabalhada pelo filme. O roteiro trás aspectos interessantes como o sentido de fé, a crise de fé, capaz de abalar até sacerdotes, e a falta da mesma. Quais são as estruturas que amarram o ceticismo de Michel? Fé e ciência, bem e mal... Uma trama em que o Demônio é um oponente inteligente, dotado de artifícios que justificam por vezes as falas do Padre Lucas: "ele está enganando você"...O filme tem seu roteiro bem amarrado e a tensão fica por conta da ambientação. Bom trabalho de direção com ótima atuação de colin o'donoghue como personagem central da trama, que conseguiu materializar o entendimento de vocação e desenvolvê-lo de forma pontual em seu personagem, e, é claro!, Atuação excelente de Anthony Hopkins que rouba a cena dando um verdadeiro show com o bem construído personagem Pe Lucas.
    Enfim, não aconselho o filme para quem gostaria de ver cabeças rolando e tá mais interessado em sustos por sustos. Talvez isso justifique caso apareça alguma avaliação cotando uma estrela por aqui. Pra mim, todo filme de terror deveria ser inteligente... Essa foi a grande diferença e mérito, na minha opinião, de "O Ritual".
    Thaís R.
    Thaís R.

Enviada em 5 de setembro de 2015
    terror na medida certa! Ótimo filme pra quem tem aversao a esse gênero. Filme inteligente. Por conta de ser baseado em histórias reais e utilizar várias explicações da religião faz com que esse filme tenha seu diferencial, muito mais que sustos.
    Estevan Magno
    Estevan Magno

Enviada em 17 de fevereiro de 2013
    A história de sempre sobre exorcismo mas desta vez com qualidade e explicações. Cenas ótimas de exorcismo com Anthony Hopkins, este filme é de eriçar os cabelos. Não tem como não terminar o filme e averiguar se vc está bem, ou seja, sem estar possuído ou coisa e talz. Outro diferencial é mostrar que na Itália e em muitos países existem faculdades de exorcismo e que é uma prática até que comum para a igreja católica.
    Heydson B.
    Heydson B.

Enviada em 7 de abril de 2013
    É um bom filme. Explorou bem os cenários de Roma, com boas interpretações. Mas nada de espetacular. Ressaltando as grandes interpretações dos atores. Mas acho que poderiam ter explorado melhor o tema e os efeitos visuais. Senti o filme meio morno. Mas vale a pena assistir!
    Crismika
    Crismika

Enviada em 18 de maio de 2022
    Excelente filme, atuação impecável e brilhante de Anthony Hopkins, roteiro conciso, enfim uma grande história sobre crença e fé. Imperdível
    Jorge Eduardo M.
    Jorge Eduardo M.

Enviada em 15 de maio de 2021
    Esse filme tem boa trilha, boas atuações da menina possuída e da jornalista e só. Não chega a assustar, quem viu o exorcista e ver esse, não tem o mesmo impacto. O filme revela as dúvidas existentes nos seres humanos, esse dualismo da fé e não crença e para um seminarista chega a ser mais intrigante ainda, para se ter a decisão certa. Ser ou não ser padre? Suas respostas vem no curso para exorcista.

Enviada em 19 de fevereiro de 2018
    Muito bom! Filme que retrata possessões demoníacas, baseada em fatos reias. Elenco que conta com um elenco bom, Anthony Hopkins e a bela atriz brasileira Alice braga como uma Jornalista. Roteiro tem algumas falhas de desenvolvimento, mas é bem interessante, trilha sonora bonita e assustadora. O ritual é um bom filme de terror com pitadas de drama.
    Vitor Araujo
    Vitor Araujo

Enviada em 16 de julho de 2016
    Padres. Estagiário. Jumpscares. Exorcismos. Fé. Demônios. Crença. Gatos. Igreja. Curso. Diferente. Interessante.
    Lucas S.
    Lucas S.

Enviada em 10 de dezembro de 2016
    O Ritual é baseado em fatos reais e tem como temática a experiência do exorcismo.
    A história é bem desenvolvida, com suspense na medida certa, para o gênero achei que se saiu muito bem.
    Um jovem que trabalhava com preparação de corpos para funerais, se torna seminarista com a pretensão de se tornar padre, no entanto, pretende desistir da batina, mas é aconselhado por seu superior a fazer um curso de exorcismo em Roma. O que é colocado em xeque é a crença religiosa católica e sua fé, sendo que o ator principal está descrente e cético quanto a tudo, até encontrar o padre Lucas, que por sinal conta com a ótima participação de Antony Hopkins, no qual é inserido num mundo nada convencional do exorcismo.
    Há confrontações com seu passado, seu presente e a sua fé. Tudo isso é o que envolve a áurea do filme.
    Dessa forma recomendo a todos.