O Passageiro
    Você assistiu O Passageiro ?

Alan David
    Alan David

Enviada em 14 de março de 2018
    bom filme de ação, assim como todos do Liam Neeson, vc lembra que se divertiu na hora e depois de sair da sala de cinema nem lembra do roteiro, mas não é dificil, todo filme dele a família do cara é ameaçada kkk

Para critica completa o link abaixo é só juntar a URL para lê no blog ParsaGeeks.
    http:// parsageeks.blogspot.com. br/2018/03/ cinema-460-o-passageiro .html
    João Carlos Correia
    João Carlos Correia

Enviada em 8 de março de 2018
    Neste mundo atual mergulhado em diversas crises - política, econômica, financeira, social e, em particular, moral - não raro nos perguntamos se fazer as coisas do jeito certo realmente adianta e vale a pena. Este dilema moral é a linha-mestra que conduz o filme O Passageiro.

Michael MacCauley (o norte-irlandês Liam Neeson, de A Lista de Schindler) é um imigrante irlandês que vive em Nova York. Ex-policial, atualmente trabalha como corretor de seguros em uma vida rotineira, mas tranquila junto com a esposa Karen (a estadunidense Elizabeth McGovern, de Era Uma Vez na América) e os filhos. Todos os dias pega o trem suburbano para ir ao trabalho, de modo que acaba por conhecer, ainda que superficialmente, os outros passageiros que fazem o mesmo trajeto como, por exemplo, o velho Walt (o estadunidense Jonathan Banks, da série de TV Better Call Saul).

Em um dia normal de trabalho, é chamado pelo diretor da firma que o informa que está demitido, mesmo tendo trabalhado corretamente no local por dez anos. Arrasado, Michael vai até um bar e é consolado pelo amigo e ex-colega policial, Alex Murphy (o também estadunidense Patrick Wilson, de Prometheus). Lá, também encontra outro ex-colega policial recentemente promovido a capitão, David Hawthorne (o neozelandês Sam Neill, da franquia Parque dos Dinossauros).

Michael pega o trem para casa e uma mulher chamada Joanna (a também estadunidense Vera Farmiga, de Amor Sem Escalas) senta-se perto dele e pergunta: se fosse-lhe pedido para fazer algo a qual houvesse consequências que ele não saberia quais seriam, mas que afetaria um dos passageiros do trem, o faria? Nessa hipotética situação receberia uma quantia em dinheiro e, se realizar o pedido, receberá uma quantia extra maior. Joanna diz que, se aceitar a proposta, deve encontrar um passageiro que viaja no mesmo trem.

Joanna se retira e Michael encontra a primeira quantia em dinheiro no banheiro do trem, mas reluta em continuar com a proposta. Ele recebe um telefonema de Joanna que diz que, se não fizer o que foi proposto, isto custará a vida de todos os passageiros e de sua família.

Este é o quarto trabalho realizado por Liam Neeson em conjunto com o cineasta espanhol Jaume Collet-Serra (de Águas Rasas). Os anteriores foram Desconhecido (2011), Sem Escalas (2014) e Noite Sem Fim (2015). Todos tem em comum serem thrillers de ação com recepção morna por parte da crítica, mas que vão bem na bilheteria. O Passageiro segue essa linha, mas difere dos outros em dois pontos.

O primeiro ponto é a continuação do resgate de uma antiga tradição do cinema: filmes cujas histórias ocorrem durante uma viagem de trem. Esse resgate foi iniciado o ano passado com Assassinato no Expresso do Oriente, do ator e cineasta norte-irlandês Kenneth Branagh (franquia Thor), que é o remake do filme homônimo de 1974 do cineasta estadunidense Sidney Lumet (Um Dia de Cão).

Esse é um tipo de filme que sempre agradou o público de cinema em geral, pois vários temas podem ser encaixados nele. Podemos citar como exemplos Noite Tenebrosa (1946), da série de filmes de Sherlock Holmes interpretado pelo ator sul-africano Basil Rathbone (Farsa Trágica); Expresso do Horror (1973), com os Mestres do Terror Christopher Lee (saga O Hobbit) e Peter Cushing (saga Star Wars); o thriller Expresso Para o Inferno (1985), do cineasta russo Andrei Konchalovsky (Ray) e com Jon Voight (Animais Fantásticos e Onde Habitam), Eric Roberts (Batman, o Cavaleiro das Trevas) e Rebecca de Mornay (A Mão Que Balança o Berço) no elenco; e a comédia Jogue a Mamãe do Trem (1987), dirigido e estrelado por Danny DeVito (Irmãos Gêmeos) e com Billy Crystal (O Comediante).

Sempre que possível, as grandes produções procuram incluir cenas passadas em um trem como, por exemplo, no primeiro filme da franquia Missão Impossível (1996), dirigido por Brian De Palma (Dublê de Corpo) e estrelado por Tom Cruise (Feito na América).

O segundo ponto, que pode passar desapercebido para alguns espectadores devido às movimentadas cenas de ação, mas mostra-se atual e importante nos dias de hoje: o dilema no qual nos perguntamos se vale a pena viver e agir do modo correto, se ser "certinho" realmente compensa.

As confrontações de Michael com esse dilema também são as nossas, pois muitos de nós já passamos pela experiência de sermos descartados de um emprego no qual foram dedicados muitos anos de nossas vidas e o fato de termos sido leais à empresa, seguido as normas tais como nos foram passadas são coisas irrelevantes para uma típica companhia de um sistema capitalista, neoliberal e, no caso do Brasil, de "reforma" trabalhista.

E o fato de Michael estar com 60 anos (Liam Neeson tem, na verdade, 65 anos), faltando apenas cinco anos para a sua aposentadoria, não só aumenta nossa identificação com o personagem (devido à infame "reforma" da previdência proposta pelo "presidente vampirão" Michel Temer, cuja legitimidade no cargo é constantemente contestada), como também mostra o descaso e a crueldade do "estado mínimo" neoliberalista para com pessoas da Melhor Idade.*

E, devido a tudo isso, vem a pergunta: Vale a pena ser honesto? Devemos mesmo fazer as coisas direito com tanta corrupção ao nosso redor vindo de instituições que, teoricamente, deveriam nos proteger como, por exemplo, a polícia?

Em O Passageiro a resposta para essas perguntas é sim. A verdade é que o filme é cheio de clichês, tal como os bandidos cruéis que matam sem dó nem piedade e que, ao final, tem um fim merecido. Mas, esses mesmos clichês são usados corretamente. O diretor Collet-Serra mostra bastante competência nas cenas de ação e suspense e na direção de atores, principalmente de Liam Neeson.

Liam Neeson está no seu período de maturidade como ator e sua atuação reflete essa maturidade. Ele está muito bem no papel de homem trabalhador e honesto que, ao sofrer as intempéries da vida e estar com poucas condições de enfrentá-las, tem sua consciência torturada entre continuar no caminho certo ou seguir a trilha sedutora, rápida e fácil do "lado negro da Força". E nas cenas de ação demonstra boa forma física (foi pugilista amador na sua juventude).

Vera Farmiga faz um tipo de personagem que eu aprecio muito em filmes: fisicamente não aparece o tempo todo, mas sente-se a presença dela por toda a trama, seja falando ao celular ou não. E ela interpreta uma vilã muito dura, implacável, do tipo que ao se olhar pergunta-se: "Como ela pode ser tão má sendo tão bonita?".

Sam Neill e Elizabeth McGovern poderiam ter sidos os coadjuvantes de luxo da fita, mas, tiraram o "de luxo" e ficaram apenas como coadjuvantes. Neill ainda fica com algum destaque como o chefe de polícia que aparece quase ao final da história durante um momento de tensão. Já Elizabeth está tão discreta como a esposa de Liam que mal aparece. Desperdício de talentos.

Jonathan Banks está bem como idoso resmungão Walt e o britânico Shazad Latif (da série Star Trek: Discovery) também chama a atenção como o arrogante e insuportável corretor da bolsa de valores. Quanto a Patrick Wilson e ao restante do elenco, estão adequados aos papéis designados e não comprometem.

A trilha sonora do espanhol Roque Banõs (O Homem nas Trevas) também está adequada para um thriller de ação. Já a fotografia do canadense Paul Cameron (da franquia Piratas do Caribe) achei um tanto escura, mas acredito que isso deva mais ao equipamento que exibiu o filme do que ao trabalho de Paul em si.

Uma curiosidade: o título original em inglês, The Comutter, que foi traduzido como O Passageiro não está incorreto, mas é mais usado para definir um passageiro costumaz ou habitual, isto é, que tem o hábito de pegar o transporte público em dias e horários de forma regular.

O Passageiro entrega ao público o que promete: uma viagem de trem alucinante com boas atuações do seu elenco principal. E, de quebra, em sua premissa oferece temas para pensar e refletir, de modo que acaba por se tornar um filme acima da média no gênero e que vai agradar o público brasileiro assim como o fez no exterior - foi bem nas bilheterias, recuperou o investimento e deu lucro. Podem assistir sem receio de desperdiçar tempo e dinheiro.

*Quem quiser aprofundar-se mais sobre o assunto, sugiro o documentário Capitalismo: Uma História de Amor (2009), do polêmico e genial documentarista estadunidense Michael Moore (Fahrenheit 9/11).
    cinetenisverde
    cinetenisverde

Enviada em 19 de fevereiro de 2018
    Mais um filme do Liam Neeson descendo porrada em uns bandidos que querem fazer alguma coisa com sua família. Mas ele agora é um velhinho de 60 anos, ex-policial, trabalhou dez anos como vendedor de seguros para sustentar mulher e filho e é demitido cinco anos antes da aposentadoria. Assim não dá! Diga não à reforma da previdência!

Como seu personagem, Neeson parece cansado com o sistema que pune as pessoas que “fazem a coisa certa”. E o filme também parece delinear alguma lição de moral contra os vilões de Wall Street. Tem uma parte que Neeson fala um embaraçoso “em nome da classe média americana, vá se f*****, Goldman Sachs!“. Sim, é uma vergonha alheia nesse nível. A parte que ele tem que pegar um trem todos os dias do subúrbio e o trem é lotado de estranhos (igualmente cansados e “explorados”) é mais interessante, o que fica mais ainda quando uma mega-corporação de vilões toma conta do trem para que o Neeson ache uma pessoa, uma mega-operação tão fechadinha que fico me perguntando por que diabos eles precisam desse senhor de 60 anos para isso.

cinetenisverde.com.br
    Wagner R.
    Wagner R.

Enviada em 29 de março de 2018
    Filme péssimo! roteiro terrível! Vixeeee............................................................
    Sidney  M.
    Sidney M.

Enviada em 12 de março de 2018
    Mais uma vez a parceria entre Jaume C. Serra e Liam Neeson funciona. A trama é muito bem conduzida e prende atenção até o último minuto. As cenas de lutas são ótimas, sem edição picotada, permitindo ver claramente o que está acontecendo. Talvez pelo orçamento mais curto, os efeitos especiais utilizados no terceiro ato ficam bem perceptíveis, mas nada que chegue a incomodar. The Commuter é uma bela mistura entre Sem Escalas e o Expresso do Oriente. Recomendo!
    Daniel N.
    Daniel N.

Enviada em 10 de janeiro de 2022
    Enredo bem bacana, muita ação legal... mas acreditar que o Liam Neeson é tão porradeiro assim, aos quase 70 anos... não dá. Isso que cansa. Ele sozinho bate em adolescentes, adultos, bandidos treinados no auge dos 30 anos... aí dá uma perdida no filme.
    Diego M
    Diego M

Enviada em 21 de outubro de 2018
    ótimo filme mas nada além de um "SEM ESCALAS" NO TREM . Liam Neeson sempre dando um show . filme maravilhoso. prende vc do início ao fim
    Luiz Antônio N.
    Luiz Antônio N.

Enviada em 1 de abril de 2018
    Em um trem, uma mulher misteriosa oferece 100.000 dólares a um homem de negócios para ele ajudá-la a encontrar um passageiro escondido antes da última parada.

um Thriller até que muito bom mas eu acho que deve acontecer alguma coisa com o Liam neeson porque eu nunca vi um cara ter tanto azar em sequestrarem a sua família todo filme é assim⭐⭐⭐
    Ricardo M.
    Ricardo M.

Enviada em 25 de junho de 2018
    Mais uma vez sob o comando do espanhol Jaume Collet-Serra, o astro Liam Neeson protagoniza uma história que se sustenta essencialmente pela tensão e pelo fator do desconhecido. Aqui, o enredo se desenvolve quando Michael MacCauley (Neeson) é abordado por uma estranha no habitual trajeto de trem para casa e é "desafiado" a descobrir um viajante em troca de US$100.000,00.

O grande mérito desta produção está justamente no fato de que a sinopse não estrega absolutamente nada da narrativa, deixando o filme se desenvolver e ir entregando pouco a pouco o que há por trás da narrativa. Além da história excelente, ainda temos algumas boas cenas de ação, inclusive o acidente no final e uma sequência entre MacCauley e um passageiro em um longo plano interno intensamente montado e bem dirigido.
    Jackson A L
    Jackson A L

Enviada em 23 de junho de 2018
    Filmaço, como a maioria dos filmes com Liam Neeson. Vera Farmiga também excelente, lembrando muito a personagem Norma de Motel Bates com sua vestimenta. Um grande filme com ótimas atuações. A única ressalva foram alguns efeitos, alguns não ficaram tão bons, como aquele de Michael debaixo do trem.