Atividade Paranormal 2
    Legal
    Atividade Paranormal 2

Figurinha Repetida

por Francisco Russo

O sucesso de Atividade Paranormal, que custou apenas US$ 11 mil e arrecadou mais de US$ 100 milhões apenas nos Estados Unidos, fez com que uma sequência fosse inevitável. Como reza a cartilha dos filmes de terror em Hollywood, a continuação não demorou muito a entrar em produção. Apenas um ano depois, Atividade Paranormal 2 está nas telas de cinema. Lançado sob um clima de mistério absoluto, sem revelar a trama e informando muito pouco sobre o filme em si. A intenção é pegar o espectador desprevenido, incitar a curiosidade em ver o novo filme. Desnecessário.

Desnecessário porque o maior trunfo usado no lançamento do primeiro filme, o de que o visto em cena seria real e teria aterrorizado o público, foi por água abaixo. A fórmula do falso documentário que utiliza poucos efeitos especiais, apostando nas trucagens sonoras e nos enquadramentos para produzir tensão, já era conhecida. Esconder o filme soa mais como prevenção em relação aos que não gostaram do original, já que a fórmula é repetida nos mínimos detalhes. Só que estes, ao menos teoricamente, já não teriam muito interesse em assistir à continuação. Desta forma, o que há para esconder em Atividade Paranormal 2?

Muito pouco. A trama agora é centrada no casal Kristi e Daniel, que teve seu primeiro filho há pouco tempo. Após encontrarem a casa revirada, eles decidem adquirir um sistema de segurança que instala câmeras em diversos cômodos e ainda no lado de fora da casa. Bingo! O clima de confinamento filmado 24 horas, que fez sucesso no original, estava recriado. Para garantir a agilidade nas cenas, o elenco ainda carrega para todo e qualquer canto câmeras portáteis, gravando tudo o que acontece. E há ainda a possibilidade de filmagem noturna, o que gera sequências que lembram bastante, no visual, o cultuado REC.

O leitor mais atento deve se perguntar: e onde entra Katie, personagem principal do original, nesta história? Ela é irmã de Kristi e surge de vez em quando, em cenas que situam o novo filme em relação à cronologia da série. E, mais perto do final, tem participação crucial.

Atividade Paranormal 2 é filme feito para aqueles que gostaram do original. Recria o formato sem inovar em nada, mas novamente conseguindo gerar tensão. É um filme de espera, onde os pequenos movimentos incomodam mais pela expectativa do que está por vir do que propriamente pelo que acontece. Além disto, sua história é melhor desenvolvida do que no primeiro filme, que possuía diversas cenas que passavam a impressão de ali estarem apenas para ocupar espaço. Sem falar que Micah, o personagem mala, agora aparece bem pouco. O ar de criancice foi deixado de lado, valorizando a estranheza e o pânico diante do desconhecido. Bom filme, que acrescenta dados importantes e coerentes para a série como um todo.

• raimundo
      top demais