Língua - Vidas em Português
    3,1
    Você assistiu Língua - Vidas em Português ?

Jezebel S.
    Jezebel S.

Enviada em 30 de abril de 2013
    Com onze anos de atraso descobri este filme/documentário fabuloso, emocionante! Foi assim por acaso, exibido no canal Globo Sat, num horário nada convencional (deveria ser lá pelas 6 horas da tarde). Muita pretensão escrever uma 'crítica', neste momento, às pressas. Apenas que hoje, depois de 'ficar a pensar' pelo dia no tal filme, fui procurar na web referências sobre ele, porque queria mesmo recomendá-lo nas redes.
    Conclusão: me ficou uma sensação de pertencimento, de afinidade e irmandade - tudo pela lingua que une pessoas tão diversas, díspares, espalhadas em cantos do mundo tão distantes, porém unidas pelo melodioso idioma português (e toda a história implícita nesta gema geográfica chamada Portugual); e mesmo que eu não tivesse uma gota de sangue português nas minhas veias (mas tenho um pouquinho sim), ficaria encantada, orgulhosa e agradecida do mesmo modo, por pensar, existir, sentir, ou simplesmente viver em português, como bem descreve o título.
    E segunda conclusão: fiquei a perguntar, por que diabos, a poderosa Globo não passa filmes como esse no seu canal aberto?! Oras pois, deveria ser obrigatório!!!! Deveria ser exibido tipo uma vez por semana, por mês, vá lá!... com tal alcance, o 'darma', a missão deles não deveria ser educar o povo desta nação?! (e não o contrário, como boquiabertos e desolados assistimos todos os dias, numa sequência de aberrações (in)culturais a que se resume sua programação).
    O maravilhoso documentário ainda termina com uma apresentação do Madredeus, numa praia ao por do sol no Rio de Janeiro. Quantos, nos dias de hoje, aqui no Brasil, desconhecem esse arrepiante grupo de músicos portugueses?!! Arte da maior qualidade, traduzindo a beleza mais profunda da alma (e lígua) portuguesa. Ai, meu deus! Valeu, porque agorinha mesmo acabo de escrever essa palavrinhas, ao som grandioso e transcendente da voz de Tereza Salgueiro (do mesmo jeito que termina o filme). Tem mais lindo? Precisa dizer mais?!...
    Familia Souza & M.
    Familia Souza & M.

Enviada em 20 de outubro de 2017
    Excelente é um documentário primoroso, que na sua simplicidade nos faz viajar pelo mundo se sentindo em casa , ao nos depararmos com diversos lugares no mundo que falam o português aos milhares. Adorei fora a preseça de Saramago, Mia Couto, João Ubaldo e Martinho é como um bom bate papo q passa sem que vc perceba o tempo.