Nostalgia da Luz
    • Variety
    • Zero Hora

Chronic'art.com

por Guillaume Loison

O essencial do documentário de Patricio Guzman está na síntese milagrosa que conecta os pontos mais distantes da Via Láctea com a profundeza de um solo repleto de história.

A crítica completa está disponível no site Chronic'art.com

Cineweb

por Neusa Barbosa

Estes altos e baixos da história chilena são explorados por este documentário fascinante, impregnado da memória pessoal de Guzmán – sempre se colocando como uma testemunha, mas nunca descuidando nem da pesquisa, nem da procura de personagens sólidos, não raro, encantadores.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

The Guardian

por Peter Bradshaw

"Nostalgia da Luz", de Patricio Guzmán, não é apenas emocionante: ele tem uma grandeza trágica muito notável. Ele é profundamente inteligente, intensamente e dolorosamente político, e ainda tenta, e consegue, transcender a política e a própria História.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

CineClick

por Gustavo Assumpção

Uma narrativa que aproxima passado e presente, mesclando o tempo do universo com o tempo histórico. Documentário ou manifesto, o trabalho exibido na seleção oficial do Festival de Cannes é, na verdade, inclassificável.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Almanaque Virtual

por Emmanuela Oliveira

O filme, que de vez em quando se impregna de nostalgia por um passado de paz, provoca a reflexão ao sincronizar corpos humanos com corpos celestiais. Tudo isso sem a pretensão de botar respostas prontas no imaginário do espectador.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Critikat.com

por Lionel Hurtrez

A riqueza filosófica do filme é tratada com certa sutileza pelo diretor, que consegue nos fazer sonhar enquanto refletimos. Talvez o filme tenha alguns momentos longos demais, devido à sua dimensão contemplativa e à direção às vezes superficial.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

Screen International

por Howard Feinstein

O material é tão incomum, a pesquisa é tão completa para um documentário de 90 minutos, e os temas são tão interessantes que o público fica fascinado do começo ao fim. A estrutura é convencional, apesar de alguns planos do deserto e do espaço sideral...

A crítica completa está disponível no site Screen International

Télérama

por Juliette Bénabent

A beleza pacífica do deserto é filmada longamente, ao som dos passos sobre a areia rochosa e seus preciosos vestígios, à luz dos espelhos dos telescópios, que captam a luz dos astros.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Variety

por Boyd van Hoeij

Parte da beleza de "Nostalgia da Luz" é a maneira orgânica como surgem as várias metáforas e paralelos surpreendentes entre o universo, a arqueologia e o passado recente do Chile. [...] O filme perde fôlego na última meia hora, quando Guzman parte de Atacama para Santiago.

A crítica completa está disponível no site Variety

Zero Hora

por Roger Lerina

Com rara sensibilidade poética, Guzmán transcende o mero panfleto e adensa sua obra com questionamentos existenciais e metafísicos, sem nunca esquecer o contexto político-social.

A crítica completa está disponível no site Zero Hora