A Sombra e a Escuridão
    Você assistiu A Sombra e a Escuridão ?

Adriano Côrtes Santos
    Adriano Côrtes Santos

Enviada em 30 de outubro de 2021
    Em 1986, na África, um irlandês construtor de pontes vai trabalhar numa ferrovia, mas o acampamento dos empregados é inexplicavelmente atacado por um par de leões ferozes e assassinos, chamados pelos nativos de “Sombra” e “Escuridão”. Embora inspirado em fato (o caso dos leões realmente aconteceu e é coisa rara porque o animal não costuma atacar sem provocações), o filme decepciona em muitos sentidos. Mchael Douglas entra depois de quase uma hora e faz o papel característico de um velho e experiente caçador. As cenas dos ataques são mal dirigidas, com pouca emoção e confusas. Nem mesmo o ótimo roteirista William Goldman, aqui não funciona. O que poderia se tornar um grande filme, acaba sendo frustante. Passatempo despretensioso.
    Maiko D
    Maiko D

Enviada em 4 de julho de 2015
    O roteiro até que não ficou mal feito, contudo, ele foi construído em volta de um tema fraco. Não vejo como tema de filme. Embora seja uma história baseada em fatos reais, um tanto quanto peculiar, para um livro faz sentido, mas nem todo livro tem de ser transformado em filme, não importa o sucesso. Hoje fazem muito isso, pois só pensam no dinheiro e nós temos visto muita porcaria. Enfim, achei que o filme tem muita embromação, um pouco poético demais, mas as conversas são sem profundidade, "aquela última conversa" foi de lascar, até entendo o que quiseram ressaltar, mas não ficou legal. O fim do filme também é muito fraco, entendo que o Coronel em sua biografia disse que foi mais ou menos assim, mas é muito floreado, o cara tem uma porrada de bala na arma e fica enrolando, enfim, bem insosso.
    Guilherme M.
    Guilherme M.

Enviada em 11 de fevereiro de 2020
    Não tive paciência pra ir até o final, roteiro previsível e clichê, gostei quando era criança mas agora achei bobo. Nota: 5/10
    Um grande filme,uma grande aventura.Um dos meus melhores.ASSISTA.
    Enviada em 20 de novembro de 2013
    Um bom filme, com um enredo bem interessante e atuações muito boas, tanto do Val Kilmer como do Michael Douglas!
    Júlio Sergio S.
    Júlio Sergio S.

Enviada em 27 de novembro de 2022
    Esse filme é ótimo gostei muito nota 10 !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!@@@@@@@@########$$$$$$$;););););)
    Roger R.
    Roger R.

Enviada em 12 de outubro de 2013
    Ele é um dos melhores filmes q eu já assisti ,o q motivou eu gostar desse filme foi o suspense e o terror.
    Robson
    Robson

Tirando a trilha sonora e a fotografia, que são ótimas, o enredo da história é excepcional por mostrar a realidade do século XIX, onde tudo justificava o progresso e os países europeus se achavam no direito de dominar todo e qualquer lugar do mundo. Simplesmente excelente.
    gostei do filme,achei bom mas pra mim esse filme é apenas isso um bom filme.
    nielo nogueira
    nielo nogueira

Enviada em 28 de fevereiro de 2012
    Um bom filme, vale a pena...