Garrincha - Estrela Solitária
    3,1
    Você assistiu Garrincha - Estrela Solitária ?

Kamila A.
    Kamila A.

Enviada em 6 de julho de 2013
    Manoel Garrincha dos Santos foi um dos maiores jogadores de futebol brasileiro. Junto com Pelé, Nilton Santos, Didi e Gilmar foi um dos representantes de uma época áurea do futebol nacional. Esses e outros jogadores formaram uma seleção dos sonhos, que conquistou dois títulos mundiais para o Brasil (em 1958, na Suécia; e em 1962, no Chile). A cinebiografia “Garrincha – Estrela Solitária”, filme baseado no livro homônimo de Ruy Castro, conta a história deste “demônio das pernas tortas”, do homem que teve uma vida alegre e um fim triste.

A história de Garrincha (interpretado no filme por André Gonçalves) é igual a de muitos outros jogadores. Ele nasceu em Pau Grande, uma cidade do interior do Rio de Janeiro, e possuía uma origem humilde. Entretanto, ele foi agraciado com um grande dom: o de jogar futebol. Garrincha se divertia jogando pelada com os amigos, bebendo e colecionando namoradas. Foi numa das peladas de rua que ele foi descoberto por um olheiro, que o convidou para fazer um teste no Botafogo. O time logo reconheceu o valor de Garrincha e não o deixou sair de lá sem assinar um contrato (em branco! – prática que, naquela época, era perfeitamente normal). O resto da história todo mundo já conhece.

“Garrincha – Estrela Solitária”, no entanto, começa no período de maior decadência do ídolo, quando, no carnaval de 1980, já acabado pelos efeitos do álcool, recebeu uma homenagem da Estação Primeira de Mangueira. Na ocasião, Garrincha mal se agüentava em pé e parecia estar em transe. Os 90 minutos de desfile são, literalmente, uma hora e meia de agonia e humilhação. No decorrer do desfile conheceremos as quatro pessoas que nos apresentarão a história pessoal e profissional de Garrincha.

O primeiro ponto de vista nos é oferecido por Iraci, a ex-namorada que virou amante do craque. Explico: Iraci era a namorada de Garrincha, quando ele engravidou outra e teve que se casar com ela. Quando Garrincha assinou contrato com o Botafogo, foi Iraci quem foi viver com ele no Rio de Janeiro, sendo a sua mulher. No entanto, Garrincha nunca assumiu Iraci publicamente e ela se contentava com isso e com as conquistas amorosas do jogador. Até o dia em que ele conheceu o grande amor de sua vida: a cantora Elza Soares (Taís Araújo) – a segunda pessoa que nos apresentará quem é Garrincha.

Elza e Garrincha se conheceram no Rio de Janeiro, mas se aproximaram durante a Copa do Mundo de 1962, no Chile; quando ela viajou ao país para representar o Brasil num festival de música. O amor entre os dois era impulsivo e apaixonado. Por Garrincha ter “abandonado” a esposa para ficar com ela, Elza sofreu com as acusações de ser uma destruidora de lares e de controlar o próprio Garrincha. Ela era odiada por todos, inclusive pelos amigos do jogador. Com Elza, Garrincha experimentou a felicidade plena, bem como a tristeza profunda (por causa da controvérsia em torno deles, os dois tiveram que se mudar para a Itália e Garrincha teve que abandonar os campos, se afundando de vez na bebida). Elza lutou muito por Garrincha e para que ele abandonasse o álcool. Tudo foi em vão e ela alcançou o seu limite, o abandonando.

Os últimos pontos de vista sobre o jogador vêm daqueles que acompanharam a sua trajetória profissional. Sandro Moreyra, um jornalista que trabalhava para o Botafogo e que foi o seu grande amigo, aquele que esteve ao seu lado até o dia de sua morte. Já Nilton Santos, o lendário jogador do Botafogo e da Seleção Brasileira, foi outro amigo para todas as horas, que protegeu bastante Garrincha sem ser conivente com a autodestruição do amigo.

“Garrincha – Estrela Solitária” bate muito em um tecla já bastante conhecida: a de que é típico do brasileiro idolatrar e abandonar na mesma proporção os seus ídolos. É verdade que Garrincha morreu decadente, pobre, abandonado e humilhado. No entanto, ele teve várias oportunidades para abandonar o vício. A questão é que não se podia salvar alguém que não queria ser salvo. Ele era, ironicamente, a encarnação do apelido carinhoso de seu time: a Estrela Solitária (apesar de estar rodeado de pessoas que o amavam). Essa sensação de solidão era o espírito que deveria estar presente no filme.
    SERGIO LUIZ DOS SANTOS PRIOR
    SERGIO LUIZ DOS SANTOS PRIOR

"GARRINCHA, A ESTRELA SOLITÁRIA", de Milton Alencar, pode ser conferido no Cine Arte Posto 4. Pelé e Garrincha foram os dois nomes mais importantes da história do futebol brasileiro. Quis o destino que ambos tivessem suas vidas levadas para o cinema com poucos meses de diferença. A comparação é inevitável. Enquanto Aníbal Massaini explorou toda a riqueza do repertório futebolístico em "Pelé eterno". Já Milton Alencar, baseado na biografia "Estrela solitária - um brasileiro chamado Garrincha", de Ruy Castro, optou por realçar o drama do moço de pernas tortas oriundo da cidade de Pau Grande (RJ), deixando de lado a genialidade do futebol de Mané Garrincha. Quem assistiu "Pelé eterno" pode sentir um pouco a grandiosidade do maior atleta que o mundo viu no século XX. Quem assistiu "Garrincha, a estrela solitária", viu retratadas uma série de eventos, que mesmo em seus momentos mais deprimentes como quando o maior ídolo da torcida do Botafogo foi homenageado pela Mangueira no carnaval de 1980, o mais lamentável foram as cenas do desfile filmadas de forma estapafúrdia num estúdio, não dando o mínimo de credibilidade para o drama ora em questão. As falhas de ordem técnica somadas a escolha de um péssimo ator para o papel principal, André Gonçalves, que só atuou bem nas cenas de sexo. Faltou futebol ao filme. Os poucos momentos em que o filme causa "frisson" na platéia, são as jogadas onde Mané Garrincha dava canetas nos adversários, passava a bola por cima dos pés, dava o drible da vaca, enfim, quando ele mostrava a sua arte para cima dos "Joãos", forma como ele denominava todos os seus adversários. Talvez a única exceção à esta debacle cinematográfica seja a atuação da atriz Taís Araújo como Elza Soares, a terceira esposa de Garrincha. Mané merece que sua biografia seja refilmada por um diretor de qualidade, com um ator capaz de dar credibilidade ao ponta-direita mais famoso da história do clube da estrela solitária, e o que é principal, mostrem-no gingando, bailando, pois apesar de alguns pragmáticos de plantão argumentarem que o gol é o que importa, os "preâmbulos" são fundamentais no sexo e no futebol.
    ricardo
    ricardo

Achei o filme bem objetivo,a thais aruajo esta espetacular no papel de Elza Soares,andre gonçalves apesar de nao parecer fisicamente o Mane segurou bem o papel, achei apenas de pior uma produção fraca,poderiam ter explorado mais o desfile de escola de samba,e ter feito uma maquiagem melhor no garrincha de 1981,mas o filme é bom pra quem gosta de biografias e futebol.
    Vitor
    Vitor

Enviada em 28 de fevereiro de 2012
    Esse filme e muito pesado , e ta mais para um filme porno , e um drama de Garrincha não pela suas pernass tortas e sim porque Garrincha começou a beber.
    Fabneto
    Fabneto

Muito aquém do que foi garrincha, porém o maior ídolo de um estado e um dos maiores de um país naum poderia ter tido sua vida não registrada, o que importa é a vontade de se ver Garrincha em sua essência, ou seja em suas virtudes e em seus defeitos, poderiam porém fazer um filme onde só sua vida futebolistica fosse focada, criando assim um herói tipicamente brasileiro diferente do cidadão norte americano Pelé.