Projeto Gemini
    3,7
    Você assistiu Projeto Gemini ?

Juan M
    Juan M

Enviada em 4 de fevereiro de 2020
    Você não vai a uma churrascaria pedir pizza, não vai ao zoológico esperando encontrar livros, porque cada coisa tem a sua proposta. "Projeto Gemini" tem o objetivo de jogar com o detalhamento da técnica 3D+, ainda muito nova no cinema, além do rejuvenescimento digital de Will Smith, colocando em cena os dois momentos (jovem e maduro) de uma mesma pessoa (mesmo DNA). O filme é eficaz nesse jogo, e oferece uma imersão nesse mundo ultrarrealista, porque essa é sua missão. Dizer que foi "a história a serviço da tecnologia", quando deveria ter sido "a tecnologia a serviço da história ", ou dizer que o roteiro não foi bom, sinceramente, é besteira. Há filmes com histórias complicadíssimas, tramas profundas, mas "Projeto Gemini" tem a clara proposta de realizar uma experiência estética de cinema, e nisso funciona completamente. Julgar (mal) com base em premissas canônicas é uma forma de taxar padrões, por exemplo, criticando uma papelaria por que não vende comida, quando a proposta é outra. "Projeto Gemini" será sensacional para você se souber se abrir ao que a proposta tem a lhe oferecer. Eu gostei muito, mas já sabia que um roteiro pesado tiraria minha atenção dos detalhes, isso seria ruim, e eu queria ver a nova tecnologia funcionando. É performance. Aproveite.
    Eduardo M
    Eduardo M

Enviada em 11 de outubro de 2019
    Ótimo filme, cenas de ação que vão a loucura!!! E o melhor sem aquela camerá balançando!!! òtima atuação do Will Smith, enrendo que de prende do inicio ao fim!!
    Jackson A L
    Jackson A L

Enviada em 20 de janeiro de 2020
    Não é uma obra-prima, mas também não achei tão decepcionante como foi apontado. Tem algumas boas cenas de luta, um roteiro razoável e uma boa edição gráfica para duplicar o Will Smith com 30 anos a menos. Clive Owen sem destaque algum na trama.
    Alan David
    Alan David

Enviada em 13 de outubro de 2019
    Projeto Gemini tem grandes ambições inovadoras e tecnológicas, mas o que empolga mesmo são as cenas de lutas bem elaboradas em todos os sentidos, seja físico ou efeitos; no geral, não entrega muito mais que isso, faltou trabalhar melhor o que acontece nos intervalos dessa boa ação que o filme oferece; precisava de mais energia narrativa.

Para conferir a crítica completa, link a seguir: http://www.parsageeks.com.br/2019/10/critica-cinema-projeto-gemini.html
    Angelo J.
    Angelo J.

Enviada em 17 de outubro de 2019
    NÃO ENTENDI POR QUE ESTAM DEPRECIANDO TANTO ESTE FILME EU VI O FILME E NÃO CONSIGO FALAR MAL DELE, O 3D É FANTÁSTICO AS CENAS DE AÇÃO SÃO OUTRO SHOW A PARTE, E SOU FÃ DE WILL SMITH E O DIRETOR É UM DOS MELHORES, É UM FILME MEMORÁVEL!
    Marcelo B
    Marcelo B

Enviada em 16 de outubro de 2019
    Resultado péssimo em relação à inovação tecnologica e roteiro sofrível. A fotografia e efeitos visuais são tão estranhos que não conseguimos nem prestar atenção nas cenas de ação. Decepção!
    B.Boy Jc
    B.Boy Jc

Enviada em 25 de dezembro de 2019
    Filme muito bom! Gosto muito do will smith, ele é um bom ator e é muitíssimo carismático, seus filmes são sempre muito convidativos. O filme tem ótimas sequências de ação que são muito bem executadas e boas cenas de luta, a história apesar de não ser tão original assim, consegue entreter bem. Ponto negativo foram os efeitos especiais em alguns momentos pontuais, seu clone na maioria das cenas ficou muito bem feito, mas em alguns momentos ficou um pouco estranho e plastificado, além de que, a existência do dublê em algumas cenas de ação ficou bastante perceptível, mas no geral, gostei pra caramba. Indico!
    Phellype Morissette
    Phellype Morissette

Enviada em 29 de dezembro de 2019
    Eita! Vamos lá! A ideia do filme é ótima, porém a execução não foi a das melhores!!! A caracterização ou "efeitos visuais" do "clone", o Júnior! Não ficou tão legal, achei bizarro, até nas cenas de lutas dos dois é meio embaraçado! E no final, com um "terceiro" ficou mais "trash" ainda... Enfim o roteiro é fraco, algumas cenas de ação Ok, o filme é um pouco longe e cansativo! Apesar de ter o Will Smith, não conseguir fazer um ótimo trabalho, vale ressaltar o elenco de apoio, simplesmente Mary Elizabeth é a cara da Marjorie Estiano, foi a melhor do filme, na minha opinião.
    Vasílissa S
    Vasílissa S

Enviada em 28 de outubro de 2019
    Um Will Smith "jovem" risível, robótico, digno de videogame, tão ruim que no momento que este entra na trama, o filme perde a graça.
    Uma história recontada, semelhante a tantas já filmadas, e de quebra, uma personagem feminina totalmente inútil e desperdiçada na trama, parecendo até que tentaram dar uma cara inclusiva à produção, mas a ideia morreu nas cenas em que esta é usada como mero objeto, sem vida e sem propósito, assim como 99% dos demais personagens.
    Este é um filme que não vou perder tempo assistindo novamente.
    Gerson R.
    Gerson R.

Enviada em 17 de outubro de 2019
    Ao longo dos anos, a indústria do cinema sempre tenta inovar em questões técnicas – seja em elementos dentro do filme quanto em fatores externos – do advento do som, com o Cantor de Jazz em 1927, a introdução das cores, o uso de lentes mais abertas, com o Cinemascope de O Manto Sagrado (1953) – passando pelos efeitos especiais de obras como 2001 – Uma Odisseia no Espaço (1968) ou Star Wars (1997), ou os efeitos sonoros de Terremoto (1974) até chegarmos a “era digital”, com O Exterminador do Futuro 2 (1991), Matrix (1999) e a consolidação do 3D em Avatar (2009). Evidentemente, nem todos os filmes que citei exibem uma qualidade artística muito elevada – poderíamos acrescentar a esta lista, por exemplo, O Nascimento de Uma Nação (1915), um dos primeiros longa-metragens produzidos, que trouxe avanços inquestionáveis em termos de técnicas de edição e montagem – mas, lamentavelmente, era um filme extremamente racista em sua história. Enfim, a inovação tecnológica neste ramo nem sempre combina com boa qualidade no resultado final – e este mais novo trabalho de Ang Lee é um infeliz exemplo disso.

Utilizando câmeras que filmam com uma qualidade de filmagem no mínimo duas vezes mais precisa do que as câmeras convencionais atuais, o recurso do 3D+ que Lee se apropria aqui, reflete em uma definição de imagens que é realmente belíssima: repare no movimento do mar, nas gotas de água voando no ar, as fagulhas de explosões – e os movimentos de câmera, objetos e atores – essa técnica, para quem não sabe, consiste em filmar cada segundo de filme com cerca de 120 frames – ou seja, a cada segundo de filme, é como se estivéssemos vendo passar 120 fotos, que resultam no movimento de imagem. Nos cinemas convencionais, com projetores digitais, o espectador conseguirá assistir em 60 frames por segundo – o que, ainda assim, é bem acima dos filmes convencionais, que são feitos em 24 frames por segundo – portanto, para quem ainda não utiliza em suas casas tv’s com essa tecnologia, talvez soe um pouco estranho assistir o filme com este aspecto – mas, creio eu, é tudo uma questão de costume – mas, realmente, isso, nem de longe, é algum problema para Projeto Gemini – que, devo alertar, deve a culpa de todas as suas falhas a concepções humanas – sua tecnologia usada aqui, não tem culpa das desmotivações de roteiro, dos personagens unidimensionais, furos e a eventual falta de criatividade de seu diretor e roteiristas.

O que é uma pena mesmo, afinal, Ang Lee já misturou com muita eficiência tecnologia com arte e com resultados muito bons – basta relembrar de O Tigre e o Dragão ou As Aventuras de Pi – até mesmo seu estabanado Hulk de 2003 tinha algo interessante para mostrar assim – mas esse thriller de ação está à anos luz de ser algo memorável – aqui, o cineasta nos apresenta ao agente/matador profissional Henry Brogan (Smith), que trabalha a serviço do governo dos Estados Unidos. Querendo se aposentar, após longos anos de mortes, Henry, após sua última missão, começa a ser perseguido pelo próprio governo norte-americano, a mando do chefe de inteligência Clay Verris (Clive Owen) – a coisa fica mais complicada para Brogan quando ele se depara com um outro agente exatamente igual a ele, mas cerca de 25 anos mais jovem – com a ajuda da agente Danny (Winstead) e do amigo Baron (Wong) ele precisa confrontar o plano de Clay e enfrentar sua cópia, que possui suas mesmas habilidades físicas e intelectuais para combate.

Como é inegável, Will Smith é um ator extremamente carismático e talentoso – sua presença é sempre um ponto positivo – mas, desta vez, com um roteiro e história desenvolvidos de maneira mecânica, é praticamente impossível se simpatizar com Henry Brogan – como que um homem, que já matou mais de 70 pessoas e passou por tantas guerras pode ser alguém tão “bonzinho” e compreensível com seus rivais? O desenvolvimento das situações é tão “água com açúcar” que torna-se enfadonho a maneira como ele quer defender sua cópia – Brogan, ao contrario de personas de outras franquias, como Ethan Hunt, James Bond ou Jason Bourne, não é um personagem que consegue demonstrar suas motivações – o roteiro o situa como alguém comum – existem os flashbacks mostrando lances de sua infância com os pais e seu trauma com água, que em nada acrescentam – jamais parece existir o fardo de se sentir culpado pela morte de tantas pessoas – enfim, dificilmente parece um agente ou algum “assassino profissional” – e, por mais que Smith se esforce, não deixa de ser o personagem mais unidimensional que já interpretou – só perdendo (acredite) para a própria concepção de sua cópia.

Utilizando-se do mesmo tipo de efeito especial que fez rejuvenescer atores como Robert Downey Jr. e Michael Douglas nos filmes da Marvel, mas com uma técnica mais detalhada devido a captação de imagem mais alta, a versão jovem de Will Smith é problemática em dois sentidos: atuação e visual – visualmente, convence em noventa por cento do tempo – mas, é inegável que em certos pontos, parece que simplesmente tiraram a cabeça de Smith e colocaram em cima de outro corpo – com mais frames por segundo, esse tipo de efeito fica mais escancarado, digamos assim – e, em questão de atuação e construção de personalidade, não existe muito mais do que uma construção de um garoto que cresceu ameaçado por uma relação pouco amistosa com seu criador – mostrada da maneira mais superficial possível – e descrita simples assim por mim para evitar spoilers.

O que nos vai trazendo aos demais personagens – o vilão de Clive Owen é tão caricato que é praticamente impossível levar a sério o que ele diz – alias, a quantidade de diálogos expositivos do longa é absurda – o tanto de falas desnecessárias e pouco inspiradas (assim como as tentativas de humor) provavelmente devem ter deixado o filme com meia hora a mais, sem necessidade – e em questão de alivio cômico é decepcionante como deixam essas funções para a personagem da boa Mary Elizabeth Winstead – a pessoa mais falastrona e desmotivada que já vi em um filme de ação nos últimos anos – parece que sua função é apenas dialogar com Will Smith, para tentarmos entender o que ele pensa – mas se esquecendo totalmente de desenvolver a personalidade da moça – isso se estende também para o papel de Benedict Wong, que, além de tentar fazer graça o tempo todo (e não conseguir) é praticamente um personagem descartável – basta ver sua conclusão na trama.

O que acontece em Projeto Gemini é que a concepção foi baseada, aparentemente, em cima das cenas de ação – como se tivessem pensado: “ah... vamos criar essa perseguição, essa luta... e depois criamos uma história em volta” – algo como John Woo disse ter feito em Missão Impossível II (e o resultado foi aquele fiasco mesmo) – o roteiro tenta se apropriar de uma goof – um artificio do roteiro que não precisava ser explicado, mas que ajuda a levar os personagens para outras situações – algo que cineastas como Hitchcock se apropriavam como um gancho do roteiro para desenvolver a narrativa – o mestre do suspense fez isso com o agente Kaplan de Intriga Internacional, assim como Brian De Palma fez isso com a lista NOC de Missão Impossível I e J.J. Abrams com o “Pé de Coelho” em Missão Impossível III, ou ainda o que Sam Mendes fez com a lista de agentes do MI6 em 007 – Operação Skyfall – só para citar exemplos em filmes do mesmo gênero.

Mas, em Projeto Gemini, isso não funciona porque a trama para desenvolver seus personagens é fraca, desmotivada, sem características que nos façam acreditar que os integrantes da história estão passando por perigo – a goof aqui seria a trama por trás, onde Brogan foi enganado sobre a identidade das pessoas que matava, indicando que o governo dos Estados Unidos adultera e elimina pessoas apenas para atingir seus objetivos diplomáticos ou políticos – enfim, não funciona como ferramenta para impulsionar a história e nem como uma leve critica politica – que, neste caso, em nada acrescenta ao longa, que se ao menos tivesse cenas de ação inspiradas ainda faria jus a todo esse discurso de “revolução tecnológica” – e, agora, creio que vem a maior decepção: a ação de Projeto Gemini é irregular.

Embora, como disse no inicio, a filmagem em 120 fps propicie capturas detalhadas de pequenos pormenores na tela, ela se torna um problema quando Ang Lee tenta inserir closes nas cenas de luta – principalmente entre os dois Will Smiths – ainda mais quando precisa fazer isso em cenários menos iluminados – lamentavelmente ainda notar a coreografia pouco inspirada – repare como Mary Elizabeth Winstead fica avulsa em uma cena onde tenta ajudar Brogan brigando com sua cópia – ou como Smith atira a esmo para a parte de baixo de um apartamento – mas, ainda assim, é digna de elogios a perseguição de motos pelas ruas de uma cidade da Colômbia, onde a misce-en-scene do diretor funciona o suficiente para entendermos o que acontece – e, em alguns momentos, é eficiente que Lee prefira deixar as cenas de lutas com poucos cortes, preferindo filmar os atores ou dublês a uma distancia onde tudo pode ser visto com mais clareza – mas, no fim das contas, para um filme de ação de duas horas, isso acaba sendo muito pouco.

Tão pouco que deixa Projeto Gemini como um dos exemplares mais sem folego do gênero nos últimos anos – um tipo de descuido e falta de aproveitamento de bons recursos tecnológicos que chega a ser deprimente – ficando bem longe de estar perto de alguns dos filmes que citei lá em cima. E, provavelmente, um dos trabalhos mais fracos da carreira de Will Smith.

Com um roteiro tão bobo e desenvolvido as coxas não é possível revolucionar nada no cinema.