A Criada
Pôster de  A Criada
12 de abril de 2013 No cinema | 1h 35min | Comédia, Drama
Direção: Sebastián Silva
|
Título original La Nana
Imprensa
3,8 5 críticas
Usuários
3,4 10 notas, 1 crítica
Meus amigos
--
Avaliar :
0.5 Horrível
1 Muito ruim
1.5 Ruim
2 Fraco
2.5 Regular
3 Legal
3.5 Bom
4 Muito bom
4.5 Ótimo
5 Obra-prima

Sinopse

Não recomendado para menos de 12 anos

Raquel (Catalina Saavedra) trabalha como empregada doméstica e babá em uma família chilena há 23 anos. Ela é aceita como "parte da família", mas ainda mora no quarto dos fundos e faz suas refeições separada dos moradores da casa. Com a intimidade que se desenvolveu ao longo das décadas, Raquel não hesita em criticar atitudes dos donos da casa e dos filhos destes, o que acaba gerando problemas com a filha adolescente. Quando os conflitos aumentam, a mãe descarta a possibilidade de demitir a empregada, preferindo contratar uma segunda ajudante, muito mais nova do que a primeira. Percebendo a diminuição de sua influência dentro do lar, Raquel fará de tudo para se impor contra a nova garota contratada.

Assista ao filme

Críticas AdoroCinema

4,0
Muito bom
A Criada

No quartinho dos fundos

por Bruno Carmelo
Nesta semana, a agenda de estreias do circuito brasileiro ganhou um acréscimo de última hora. Talvez a discussão em torno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) das empregas tenha encorajado a distribuidora Esfera Cultural a resgatar este belo filme de 2009, que só tinha sido exibido nos cinemas brasileiros em festivais, com o título A Babá. A produção se passa no Chile, mas espelha igualmente bem a relação da classe média brasileira com as empregadas domésticas. O novo título, A Criada, parece perceber que estas trabalhadoras não são apenas babás, mas também cozinheiras, faxineiras, secretárias, confidentes. O slogan internacional resume muito bem o desconforto em torno destas mulheres: "Ela é mais ou menos da família", diz a frase. No filme, Raquel (Catalina Saavedra) mora há 23 anos na casa dos patrões, mas faz suas refeições separada dos outros moradores, e dorme no fatídico quar
imagem de A Criada Trailer Original 2:20
3.443 visualizações
Imagem da notícia Oblivion é a principal estreia da semana
NOTÍCIAS - Lançamentos
sexta-feira, 12 de abril de 2013
foto de Catalina Saavedra
Personagem : Raquel
foto de Claudia Celedón
Personagem : Pilar
foto de Alejandro Goic
Personagem : Mundo
foto de Andrea García-Huidobro
Personagem : Camila
4,0
Enviada em 19 de abril de 2013
Gostei muito, um filme simples mas muito bacana! Vale a pena assistir!

Prêmios e festivais

A Criada conquistou cerca de 30 prêmios internacionais, entre eles o de melhor filme segundo o júri e o público em Sundance 2009. Ele também foi indicado na categoria de melhor filme estrangeiro no Globo de Ouro, Independent Spirit Awards e National Board of Review.

Trabalhar com Catalina

Catalina Saavedra é uma das atrizes cômicas mais conhecidas no Chile. O diretor Sebastián Silva já tinha trabalhado com ela em seu primeiro filme, La Vida me Mata, e chamou-a novamente para A Criada. Como a atriz é conhecida por sua energia e vitalidade, Silva diz que seu maior trabalho de preparação de atores consistiu em deixá-la com uma aparência mais lenta, cansada.

Homenagem às criadas

A Criada é dedicado à empregada doméstica e babá do próprio diretor, que cuidou dele desde criança.

Detalhes técnicos

Nacionalidades Chile, México
Distribuidor Esfera Cultural
Ano de produção 2009
Tipo de filme longa-metragem
Curiosidades 3 curiosidades
Orçamento -
Idiomas Espanhol
Formato de produção -
Cor Colorido
Formato de áudio -
Formato de projeção -
Número Visa -

Mais filmes : Melhores filmes do ano 2009, Melhores filmes Comédia, Melhores filmes de Comédia de 2009.