Frente a Frente com o Inimigo
    3,3
    Você assistiu Frente a Frente com o Inimigo ?

1 Crítica do usuário

Adriano Côrtes Santos
    Adriano Côrtes Santos

Enviada em 9 de março de 2019
    Filme britânico de 2009, baseado no livro The Fall of Apartheid, de Robert Harvey. Enormes manifestações públicas desencadeiam uma onda de violência por toda a África do Sul. Uma verdadeira guerra civil está prestes a romper, entre a minoria branca que governa e comanda o sistema de Apartheid e a maioria da população negra. A estabilidade do país não é a única ameaça, o interesse de inúmeras companhias estrangeiras está em jogo, especialmente a da Consolidated Gold. Comandada por um inglês, sua estratégia é simples: enviar em segredo o relações públicas da empresa Michael Young (Jonny Lee Miller) para espionar as conversas entre os rebeldes e os representantes das minorias brancas. Em determinado momento um personagem diz: “Na África do Sul, os segredos são um estilo de vida”. Colocando sua integridade moral e física em risco, Young consegue envolver o líder do Congresso Nacional Africano, em uma trama de intrigas e mentiras forçando um renomado professor de filosofia, William Esterhuyse (William Hurt) a ajudar se infiltrando no círculo de amizades do líder do Congresso. Dispostos a tudo ambos os lados terão que buscar forças para lutar pela verdade e fazer a justiça prevalecer. O roteiro é bem construído e elegante, com diálogos inteligentes em que aborda os dois polos, sempre intercalando conversas com ações. O diretor Pete Travis, soube muito bem nos fazer imaginar a escalada de medo e violência que imperou entre brancos e negros no Apartheid. Um filme seguro, competente e sensível.