Brazil, o Filme
    Você assistiu Brazil, o Filme ?

alexandre vanini
    alexandre vanini

Enviada em 6 de janeiro de 2024
    Obrigatório para os amantes de Cinema, com humor sarcástico e inteligente ele aborda sem sutileza nenhuma o totalitarismo em uma fictícia cidade em algum lugar do planeta. Argumento, roteiro, direção, fotografia e figurino inovadores, uma aula de cinema.
    Samuel Araujo da Silva
    Samuel Araujo da Silva

Enviada em 4 de fevereiro de 2021
    Hoje acho esse filme cada vez mais atual, pois, a despeito do que dizem, acho que tem muita coisa do Brasil sim, o da época, pois bem sabemos o quanto militares empurraram pessoas e eles mesmo entupiram os ógãos públicos da nação, bem como isso retornou, nesse aspecto, com o governo atual de Bolsonaro, de forma até mais parecida, pois a ficção passa a não ser tão mais absurda diante de nossa realidade bizarra, negacionista e delirante, com um governo entupido de militares incompetentes, corruptos, num país onde a milícia cada vez mais toma conta.
    Lost_in_Moon
    Lost_in_Moon

Enviada em 28 de janeiro de 2021
    É um ótimo Filme !!!!! Super recomendo, recheado de críticas sociais,realmente tem haver com o Brasil,mas de um modo diferente do que se espera, spoiler:
    o fm do filme é ótimo, ele enlouquecendo é lógico, e mesmo assim inesperado. uma pena que a moça morreu,mas é realmente interessante o modo que tudo isso é retratado RECOMENDO MUITO !!!
    oswaldo m
    oswaldo m

Enviada em 28 de setembro de 2020
    Filme profético, apesar de não ter sido concebido fazendo referência ao Brasil da época,cai como uma luva no Brasil atual desgovernado pela familícia Bolsonaro e tendo como massa de manobra bolsominions imbecis.
    Luso Junior
    Luso Junior

Enviada em 24 de abril de 2020
    Filme com mais de 30 anos que não poderia ser mais contemporâneo. Uma crítica contundente ao autoritarismo estatal, à burocracia, ao consumismo , ao hedonismo e às classes dominantes.
    Brilhantismo também na técnica, nas interpretações, nos efeitos, na trilha sonora, enfim, para mim foi um imenso prazer assisti-lo novamente depois de tantos anos. E digo que hoje gostei mais do filme do que da primeira vê em que assisti.
    Esta sensação de que o filme é atual é a clara demonstração do regresso de uma nação. Uma nação que voltou no tempo buscando seus verdugos esquecidos, anistiados. Trinta anos de atraso.
    Brasil, o filme, é um tapa na cara dos brasileiros que provaram ao mundo que são muito mais propensos á regressão do que á evolução.
    Quase 40 anos e jogamos todas as conquistas socias que obtivemos digitando 17 mas latrinas eletrônicas.
    Alana Ávi
    Alana Ávi

Enviada em 26 de janeiro de 2020
    Sensacional! Um retrato de como seria o Brasil se continuasse nas mãos do Luladrão e da imprestável da Dilmanta. Um país atolado em burocracia e controlado pelo estado e escravo dos serviços públicos. Ainda bem que nos livramos destes trastes.
    Atila J.
    Atila J.

Enviada em 10 de setembro de 2019
    Tudo a ver com o Brasil de Temer e Bolsonaranta...
    Filme de cabeceira...
    Tem que assistir sem x para compreender...
    Anderson  G.
    Anderson G.

Enviada em 23 de abril de 2017
    A burocracia aplicada a ficção que transmite o real, o quão errado um filme de ficção cientifica que tem como tema a coisa mais chata do mundo poderia dar errado? muitas, não deu, muito pelo contrario, ele consegue criticar ao mesmo tempo que incomoda e encanta por sua riqueza de detalhes e seu humor negro irônico completamente apaixonante. Terry Gilliam participou do roteiro do filme, que diga-se de passagem sofre confusão em seus atos, mas ele é linear e apesar de criar um futuro distópico asustadoramente verosimílil e incrível, a onde mostra a totalidade de um estado sobre o mercado e sua sociedade,afundado em burocracia prejudicando o serviço publico, inibindo a iniciativa privada, transformando servidores em números, exigindo metas sem condições de trabalho e vivendo a paranoia de um ataque terrorista seu futuro é apavorante e chato -Quem disse que o futuro será divertido?- Dentro deste universo temos Sam Lowry (Jonathan Pryce), um servidor publico que apos se apaixonar por uma mulher acaba por ser confundido com um inimigo de estado, Terry vem de month payton, então seu humor é negro, divertido, áspero e critico e completamente absurdo, pode até ser inchado, mas é agradável. A critica de Terry em cima da totalidade do estado é perfeita,pois ele mostra a dificuldade de pequenos atos, alem da busca do amor, perca de indenidade em meio ao controle estadal, a busca absurda pela beleza,e controle . Com uma fotografia cinza que lembra demais Blade Runner, ele é quase sensual em sua estética cyberpunk misturada com o comum, com uma riqueza de detalhes incríveis que lembra "2001- uma odisseia no espaço" a gente nota o cuidado de Terry e sua equipe em cada minuto de filme, alias, a direção de arte deste filme é algo completamente incrível desnublante, sua trilha sonora tambem é tocante, e casa demais com o filme, seu ritmo conversa e se casa com a tela. As atuaçoes em geral eu acho fracas, Jonathan Pryce até tem seus momentos mas não chega a empolgar Kim Greist está pessima e de niro não passa sentimento algum, apesar de seu personagem ser ótimo. "Brazil" pode ate ter uma gordura, e voce sentirá o tempo, mas admire a beleza de sua direção de arte e contemple uma critica completa e sensacional se colocando como um dos melhores filmes de humor negro que eu já vi na vida
    Birovisky
    Birovisky

Enviada em 11 de abril de 2017
    Aos apreciadores do filme 12 Macacos e das incríveis criações do grupo Monty Python, aqui vai uma dica daquelas, afinal o humor distópico de Brazil não é pra qualquer um, e a quem desconheça a linha humorística dos caras pode achar uma tremenda perda de tempo, o que seria uma heresia. Mas antes de assistir ou mesmo depois, leia a rezenha crítica de Brazil, o Filme, que no mínimo vai fazer você compreender o que se passa neste universo ou entender aquilo tudo que seu cérebro não processou e que certamente no final do filme você soltou àquele sincero "Mas que porra foi essa?".
    Timóteo P.
    Timóteo P.

Enviada em 23 de março de 2017
    Filme totalmente non sense mas engraçado. O ótimo elenco ajuda muito. E é óbvio que tem inúmeras referências ao Brasil não apenas na música.