A Garota Dinamarquesa
    • Rubens Ewald
    • Cineplayers

Almanaque Virtual

por Zeca Seabra

Apesar da desconstrução de Elbe ser tratada de maneira simplória e abstrata (como se os babados e fru-frus fossem a principal causa de seu desejo), a elegância de Hooper consegue superar algumas expectativas.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Chicago Sun-Times

por Richard Roeper

Como as produções de Tom Hooper, este é um filme adorável, com uma trilha sonora que pontua em os momentos por Alexandre Desplat, intermináveis takes exteriores [...] e uma infinidade de cenas passadas em festas sofisticadas [...]

A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times

Cinepop

por Pablo R. Bazarello

A transformação de Redmayne é impressionante, e não me refiro apenas aos figurinos e maquiagem. [...] "A Garota Dinamarquesa" é emocionante e humano. Pondera sobre questões muito relevantes atualmente, demonstrando que os tempos mudam, mas os conceitos nem tanto.

A crítica completa está disponível no site Cinepop

Collider

por Matt Goldberg

Hooper aborda a narrativa com incrível ternura e carinho, como o tema fosse explodir sem o cuidado apropriado [...] Isso faz "A Garota Dinamarquesa" parecer belo mas frágil. Mas ele se mantém inteiro graças às atuações poderosas de Eddie Redmayne e Alicia Vikander...

A crítica completa está disponível no site Collider

Estado de Minas

por Carolina Braga

Tom Hooper escolhe contar a transformação dele por meio da delicada relação de companheirismo entre os dois. [...] As cenas do casal estão entre as mais belas do longa, ornado com uma impecável direção de arte na reconstituição de época.

A crítica completa está disponível no site Estado de Minas

Variety

por Peter Debruge

Reunindo-se com o diretor Tom Hooper, [...] Redmayne é o coração - um compartilhado com Alicia Vikander, como a esposa de Einar, Gerda - do que está destinado a ser o filme de arte mais comentado do ano.

A crítica completa está disponível no site Variety

CineClick

por Iara Vasconcelos

Apesar do tema controverso, Hopper entrega uma direção um tanto conservadora e sem riscos, com uma montagem tradicional, com saídas melodramáticas fáceis, e sem muitas reviravoltas no roteiro. Entretanto, Redmayne e Vikander cumprem bem o seu papel...

A crítica completa está disponível no site CineClick

Papo de Cinema

por Matheus Bonez

Hooper demonstra que, apesar de todas as críticas que possam ser dirigidas a ele, algo permanece sempre inalterado (ainda bem): a sua sensibilidade em contar histórias emotivas, tratando seus personagens como pessoas de carne e osso...

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Screen Rant

por Ben Kendrick

"A Garota Dinamarquesa" é um belo filme com atuações corajosas. Mesmo assim, Hooper tem dificuldade em transformar a vida de Lili Elbe num drama memorável.

A crítica completa está disponível no site Screen Rant

Boston Globe

por Ty Burr

"A Garota Dinamarquesa" deseja nos apresentar a história de uma mulher que ajudou a criar uma nova maneira de pensar sobre o que define um indivíduo como um homem ou como uma mulher. No entanto, na maior parte do tempo, o filme vale mesmo por sua beleza estética.

A crítica completa está disponível no site Boston Globe

Cinemascope

por Guilherme Franco

Em meio a um contexto onde felizmente discutimos cada vez mais abertamente questões do cotidiano ao nosso redor, A Garota Dinamarquesa aparece para dar um impulso nos debates (como a discussão de não terem escolhido um ator trans para interpretar Lili, entre outras) e atrair mais atenção a esse tema...

A crítica completa está disponível no site Cinemascope

Cineweb

por Neusa Barbosa

Se é nítido que o filme é sobre Lili e sua árdua transformação, é igualmente claro que o filme não dá conta de todas as nuances da complexidade desta passagem. A transição é um tanto brusca e superficial, fixando-se mais nos aspectos externos...

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin Oricchio

"A Garota Dinamarquesa" é até mesmo convencional e previsível ao relatar o caso clássico do indivíduo contra a mentalidade da sociedade da sua época. Mas, por mais repetido que seja esse esquema, sempre o acompanhamos com interesse.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Folha de São Paulo

por Ricardo Calil

"A Garota Dinamarquesa" sofre de bipolaridade estética. Como o mundo não avançou tanto em um século, o filme pode ser considerado transgressor no conteúdo mas, na forma, é conservador.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

New York Times

por A.O. Scott

É impossível não se comover com a auto-descoberta de Lili [...] mas também é difícil não desejar que fosse um filme melhor, uma exploração mais ousada e emocionalmente aberta do surgimento de Lili.

A crítica completa está disponível no site New York Times

O Globo

por Carlos Helí de Almeida

Redmayne demonstra novamente dedicação ao ofício. Aqui a transformação é menos técnica, focada em gestos, expressões e olhares, que vez por outra pode parecer um tanto artificial.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Quarto Ato

por Carla Marinho

Eddie Redmayne parece forçado interpretando uma mulher trans e sua feminização aparece de forma forçada e artificial, algo que acaba por obscurecer uma história tão rica e forte. O ator esforça-se e tenta arrancar lágrimas através de um sofrimento que mais nos parece forçado...

A crítica completa está disponível no site Quarto Ato

Rolling Stone

por Christian Petermann

[...] a direção de Tom Hooper (Os Miseráveis) tende ao novelesco, o que acentua a frágil interpretação de Eddie Redmayne (ganhador do Oscar de Melhor Ator em 2015 e novamente indicado) no papel central. Ele repete os mesmos cacoetes por todo o filme, o que mina a empatia por parte do espectador.

A crítica completa está disponível no site Rolling Stone

Screen International

por Jonathan Romney

O apelo mais evidente do filme é a história de amor criada através da eficiente interação entre Eddie Redmayne e Alicia Vikander. Infelizmente, isto nem sempre acontece, já que os dois ora não parecem estar atuando juntos, ora não parecem estar atuando no mesmo filme.

A crítica completa está disponível no site Screen International

The Guardian

por Peter Bradshaw

"A Garota Dinamarquesa" é uma obra criada de forma bela, inteligente e compreensiva [...] E possui boas atuações, particularmente pelo trabalho de Alicia Vikander...

A crítica completa está disponível no site The Guardian

The Hollywood Reporter

por David Rooney

Em última análise, a força principal do filme é o fato dele ser um veículo para Redmayne, após o Oscar por "A Teoria de Tudo" - ao ganhar outra esfera de imersão total pela transformação física e emocional em uma figura valente da vida real.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

The Playlist

por Eric Kohn

Embora Redmayne tecnicamente tenha um desafio maior, Vikander possui um difícil ato de equilibrista, mostrando surpresa e desconforto em resposta à identidade emergente de Lili. [...] No entanto, "A Garota Dinamarquesa" é maneirista demais para mostrar os desejos conflitantes de Einar.

A crítica completa está disponível no site The Playlist

Washington Post

por Ann Hornaday

Apesar de toda virtuosidade das perfomances de Eddie Redmayne e de Alicia Vikander e da sensibilidade e do apelo estético, o filme se contenta em simplesmente apresentar as ambiguidades e contradições da história de seus protagonistas ao invés de mergulhar nos aspectos mais complexos da questão.

Zero Hora

por Daniel Feix

A sutileza das composições de seus atores principais, no entanto, não encontra respaldo em algumas escolhas de Tom Hooper. [...] O ainda jovem diretor tem dificuldades para aprofundar a reflexão sobre a condição social de seus personagens.

A crítica completa está disponível no site Zero Hora

Cinegrafando

por Ingrid Xavier

A cinebiografia de Lili Elbe [...] contém todos os momentos essenciais dessa história, mas ainda assim falta verdade. O maior problema talvez esteja na desenvoltura de Eddie Redmayne no papel principal. O rapaz falha em levar a personagem para além do estereótipo.

A crítica completa está disponível no site Cinegrafando

Cinema em Cena

por Pablo Villaça

Ao menos em uma coisa filme e ator se complementam: ambos são excessivamente frios e sem vida. Ainda bem que há Alicia Vikander para tornar tudo um pouco menos aborrecido.

A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

O que achei esquisito é o fato de que o filme passa como se fosse verdadeiro, inclusive com um letreiro final presunçoso, quando na verdade tudo parte para uma ficção romanceada procurando esconder o que houve de mais triste e pesado.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

Cineplayers

por Rafael W. Oliveira

Essa opção (do diretor) em transformar uma história tão intimista e de importância social tão persistente numa espécie de vidro de perfumaria, apenas para agradar aos olhos e aos sentidos, é o real fator para que o filme soe tão ofensivo aos que, de fato, possuem consciência do peso da história de Lili.

A crítica completa está disponível no site Cineplayers