A Garota Dinamarquesa
    Você assistiu A Garota Dinamarquesa ?

Sueli A
    Sueli A

Enviada em 30 de janeiro de 2019
    Filme que trata o tema da transexualidade de um modo delicado, sensível, esclarecedor. A atuação dos protagonistas está impecável. Direção primorosa. Prendeu minha atenção do início ao fim. Recomendo e assistirei novamente.
    Jackson A L
    Jackson A L

Enviada em 24 de dezembro de 2018
    Ótimas atuações, tanto de Eddie Redmayne, quanto de Alicia Vikander. Um filme convincente e comovente ao mesmo tempo e também baseado em fatos reais. Realmente digno de Oscar. Vale a pena!
    Stéphane G.
    Stéphane G.

Enviada em 14 de novembro de 2018
    MEDÍOCRE . Infeliz roteiro, só vale a atuação do principal. Pronto pra lixeira. spoiler:
    marcospenajr
    marcospenajr

Enviada em 26 de novembro de 2018
    Dispor de si, não importa o fim

A cumplicidade, a mais pura cumplicidade é a liga que leva as pessoas a se revelarem uma para a outra, se influenciarem profundamente, adensarem seus desejos em comum, e construírem suas cenas conjuntas particulares. Casais podem alcançar níveis de companheirismo e admiração mútua que os levem a se amar intensa e verdadeiramente. Amor, não paixão. O afeto amigo, cuidadoso, dedicado, a vontade de apoiar o outro e ser a base para suas realizações. Os pintores dinamarqueses Einar e Gerda Wegener, que viveram na Europa no início do século XX, alcançaram esse amor. Tornaram-se extremamente cúmplices. Ele quis chegar a um ponto nunca tentado pelos seres humanos e que surgia como possibilidade em sua época, ela levou o desejo dele a ponto de ser não apenas o dela própria, mas uma tentativa artística de ambos.

Em "A garota dinamarquesa" nos é apresentado um casal apaixonado, amigo, que faz da sua vida a dois uma sucessão de momentos de prazer, experimentação, romance, alegria, paixão ardente, de torcida profissional e artística mútua. Ambos pintores, Einar já relativamente bem sucedido como artista, enquanto Gerda busca alcançar reconhecimento similar ao do marido. Conheceram-se muito jovens, quando alunos da "Royal Danish Academy of Fine Arts" em Copenhague na Dinamarca. Casaram-se em 1904, ele com 22 e ela com 19 anos. Feitos um para o outro, um homem que àquela altura já havia idealizado ser mulher e que foi se tornando loucamente aficcionado nesse seu desejo e uma lésbica.

Com uma interpretação fora de série de Eddie Redmayne (Einar) e também magnífica atuação de Alicia Vikander (Gerda), o filme consegue levar os espectadores a sentirem toda dor sofrida por ambos no processo de decisão do pintor de tentar se sentir uma mulher e passar por cirurgias para amputar sua genitália e construir artificialmente uma mimese de órgãos sexuais femininos. Foi algo como se o casal tivesse se unido para dar vida a uma obra de arte. Alguns anos antes de Einar e Gerda tentarem criar Lili, Oscar Wilde sabiamente afirmou: "A vida imita a arte muito mais do que a arte imita a vida".

Tão emocionante e extremamente gratificante quanto as atuações dos atores principais é a fotografia do filme. O diretor de fotografia Danny Cohen realizou algo fenomenal, algo realmente raro e que nos impressiona, as cenas parecem ser construídas de quadros, pinturas que se sucedem. Verdadeiramente enchem os olhos e nos desafiam a encontrar uma única entre elas que não se assemelhe a um belo quadro e nos transmita as emoções nela contidas. Nada mais apropriado para uma narrativa sobre parte da vida de dos pintores. Cohen também atuou na mesma função em outros longas, destaque para "O discurso do rei" e "Os miseráveis", mas foi com "A garota dinamarquesa" que ele alcançou o nível de esplendor.

Tom Hooper fez um trabalho excepcional, também dirigiu os dois famosos longas citados acima, mas é com a história de Einar e Gerda que ele consegue fazer com que nos identifiquemos profundamente com a tristeza e a perturbação do casal Wegener. Desde que assisti "A garota dinamarquesa", fico me perguntando como Hooper filmaria a história de uma pessoa com Transtorno de Identidade de Integridade Corporal (TIIC).

Crítica disponível no meu site: http://marcospenajr.com/dispor-de-si-nao-importa-o-fim-dispose-of-yourself-no-matter-what-for-2/
    Ana P.
    Ana P.

Enviada em 28 de abril de 2018
    Filme bem tocante e delicado. Eddie se saiu tão bem, que parecia realmente feito para esse papel. O destaque vai para a Alicia que interpretou um papel muito difícil também de forma impecável.
    Cássia Adriane L
    Cássia Adriane L

Enviada em 21 de abril de 2018
    A Garota Dinamarquesa nos conta a trajetória do artista Einar na sua descoberta como Lili, ela foi a primeira pessoa a se submeter a uma cirurgia de mudança de sexo. Lili pode sempre contar com o apoio de Gerda, sua esposa, que esteve ao seu lado até sua morte.

O longa foca principalmente no relacionamento cúmplice dos dois, em como Gerda apoiou Lili, mesmo sendo difícil em muitos momentos para ela. A descoberta começou em tom de brincadeira, quando Einar decide ir "fantasiado" de Lili em um baile, mas então Lili vai ficando cada vez mais tempo e aparece cada vez mais, até Einer perceber que seu verdadeiro eu pertence a Lili.

O início é complicado para Lili por conta de dores que ela sente, ao procurar diversos médicos, todos alegam que ela possui distúrbios psicológicos, até ela encontrar um médico que entende o processo pelo qual ela está passando e decide ajudá-la.

Um aspecto muito interessante do filme é que a maioria de seus enquadramentos tinham um aspecto de uma obra de arte, remetendo à atividade do casal, que eram artistas. Os cenários são encantadores, parte do filme se passa na Dinamarca e parte na França.

O destaque desse filme fica por conta da atuação de Eddie Redmayne, que está simplesmente fantástico na pele de Einer e Lili, a forma como ele da vida, principalmente à Lili é incrível de ver, ele consegue transmitir toda a delicadeza dela e a dor que ela sente também.

A Garota Dinamarquesa nos conta uma história muito importante para a história de uma forma sensível e delicada, nos ajuda a desenvolver uma empatia por Lili, nós entendemos o que ela sente, o que ela realmente é, sem dúvidas nenhuma é um filme que nos ajuda muito a entender melhor essa questão, que mesmo sendo mais debatida, ainda é tratada como um grande tabu.
    Eder Brito
    Eder Brito

Enviada em 16 de abril de 2018
    Esse é um daqueles filmes que se preocupou mais com as premiações em sí, do que em agradar o público. E de Fato tanto Eddie e Alicia tem atuações espetaculares, as expressões faciais são absurdamente realistas, é um show a parte a atuação de ambos. A história em sí é um pouco arrastada, não prende tanto a atenção. Mas é um filme que vale apena ser visto, o roteiro é bem elaborado. Não é um filme que vai agradar a todos, suas 2 horas de duração parecem ser mais longas. Porém é uma história verídica muito interessante, principalmente por retratar um amor tão grande da Gerda (Alicia) que é absurdo imaginar alguém ser tão fiel e estar lado a lado em todas decisões, mesmo não concordando porém entendendo.
    Adriano Silva
    Adriano Silva

Enviada em 30 de março de 2018
    “Man into Woman”
    A GAROTA DINAMARQUESA (The Danish Girl

O longa é dirigido por Tom Hooper (vencedor do Oscar por "O Discurso do Rei"), roteirizado por Lucinda Coxon e baseado no romance homônimo de David Ebershoff.

A Garota Dinamarquesa é uma cinebiografia de Lili Elbe (aqui interpretado magistralmente por Eddie Redmayne), que nasceu homem (Einar Wegener) e foi a primeira pessoa na história a se submeter a uma cirurgia de mudança de sexo.

O longa de Tom Hooper nos leva para dentro de uma Dinamarca na década de 1920 (com belos cenários e belos figurinos) e nos mostra a vida do casal de pintores Einar Wegener e Gerda Wegener (Alicia Vikander) em seu dia a dia. É muito interessante acompanhar a vida de Einar e a forma como ele encara as coisas, com seus diferentes tipos de visões sobre tudo. Nessa parte o roteiro acerta e muito bem, ao nos mergulhar em seus nuances, como sua descoberta como mulher. Uma coisa que me chamou muita a atenção no filme, foi o fato do roteiro se desenvolver de uma forma leve e serena, sem apelações emocionais, sem forçar demais em cima do drama.

Tudo funciona de uma forma muito peculiar e com detalhes minuciosos, como as descobertas de Einar em querer tirar e expor o que estar preso dentro de si, os pequenos detalhes de um simples toque sobre uma peça de roupa feminina, os olhares espantosos e assustados. Do meio para o final, o filme ganha cada vez mais um ar mais dramático e mais verdadeiro, o que de certa forma nos prende e nos chama cada vez mais para dentro do drama de Einar Wegener, juntamente com o drama pessoal de Gerda Wegener.

Eddie Redmayne está completamente irreconhecível, a forma como ele adentrou no personagem é simplesmente magnífica (eu fiquei embasbacado). Como não se surpreender com a entrega e a magnitude de Redmayne, com seus olhares, suas facetas, seus gestos, sua expressões. Uma atuação forte e muito segura, que se passava pelo indeciso e confuso Einar Wegener, para a singela e frágil Lili Elbe. Eddie Redmayne havia ganhado o Oscar de Melhor Ator em 2015 por "A Teoria de Tudo" e já no ano seguinte ganhou a indicação por "A Garota Dinamarquesa."

Alicia Vikander faz o papel da sua vida! Gerda Wegener completa Einar Wegener em todos os quesitos (é impressionante a química alcançada entre Vikander e Redmayne), desde a esposa dedicada e apaixonada até a amiga compreensível e absoluta. Gerda vive ao lado de Einar em seu dia a dia, desde o trabalho até a sua vida domiciliar, porém, ela carrega o peso do seu drama pessoal após cada descoberta de seu marido. O que de certa forma a deixa ferida e cada vez mais desconfortada, uma vez que a própria influenciava o marido a se vestir de mulher (como uma espécie de jogo como ela mesmo dizia no começo). Mas ela ficou ao seu lado em todas as fases, passando por todas as dificuldades, até o fim. Vikander também se entregou de corpo e alma pra personagem, com uma atuação muito verdadeira que lhe exigia momentos com mais dramaticidade e momentos mais alegres e carismáticos. O que lhe rendeu o seu primeiro Oscar em 2016 (merecidíssimo por sinal).

Portanto: A Garota Dinamarquesa é uma belíssima adaptação, que nos dar prazer em acompanhar cada cena com os mínimos detalhes possíveis. Com uma belíssima trilha sonora de Alexandre Desplat (que nos emocionava), e um final surpreendente e avassalador. [30/03/2018]
    Adriana
    Adriana

Enviada em 7 de março de 2018
    Acho que é um bom filme, mas não prendeu minha atenção. Levei 3 dias pra concluir.
    A historia retratada é muito interessante por ser real, porém acho q faltou emoção e dinâmica. É um filme muito mental e por vezes confuso.
    Acho que foi super valorizado por ocasião do Oscar.
    Deia Rodrigues
    Deia Rodrigues

Enviada em 25 de fevereiro de 2018
    Um filme delicioso, com atuações brilhantes, bem desenvolvido e com linda fotografia. Pena que o final é tão triste.