Os Mercenários
    Você assistiu Os Mercenários ?

Yuri
    Yuri

Enviada em 9 de janeiro de 2024
    Filme muito bom, com uma história bem elaborada, envolvente e com muita ação. Elenco estrelado com Stallone, Jet Li, Terry Crews e Jason Statham, que fazem desse filme ser melhor do que o esperado. Porém, o ponto negativo é a atuação fraquíssima da atriz brasileira Giselle Itié, o filme teve algumas quedas com a atuação dela.
    Fernando M.
    Fernando M.

Enviada em 27 de abril de 2015
    A nova película de Sylvester Stallone tem mais testosterona que um frasco de anabolizante. Não só por ser um filme de ação de política simples: muita luta, perseguição em alta velocidade, sangue jorrando com todo o sensacionalismo oitentista. Mas por reunir vários atores simbólicos desse tipo de cinema.

Estou falando de Dolph Lundgren, que se notabilizou em filmes como Rocky 4, Soldado Universal e Homem de Guerra. De Jet Li, ator o qual muitos saudosistas enxergam (um tanto exageradamente) como uma espécie de continuador de Bruce Lee.

Falo também da participação especial de Bruce Willis, ícone da legendária saga "Duro de Matar"... do velho Arnold Schwarzenegger... do Mickey Rourke... sem contar a presença de uma nova geração de atores de filmes de ação e lutadores profissionais, como Eric Roberts, Jason Statham, Gary Daniels, Randy Couture e Steve Austin.

O filme não tem maior ambição que resgatar o cinema de ação dos anos 1980, capitaneado por um dos grandes símbolos da época, Sylvester Stallone. Isso fica evidente já nos primeiros minutos, em que Gunnar (Dolph Lundgren) parte um homem literalmente ao meio com uma rajada de balas de grosso calibre. Ou antes, quando a câmera repousa justamente em um símbolo de caveira, representando o grupo de "soldados da fortuna" liderados por Barney Ross (Sylvester Stallone).

Tudo isso serve como porta de entrada para uma história simples recheada de coreografias de luta, mortes escabrosas, perseguições, tráfico de drogas, ditadores... os genuínos clichês da era de Charles Bronson (1921-2003), James Coburn (1928-2002) e do imortal Chuck Norris.

Tudo praticamente começa quando o grupo liderado por Barney Ross é contratado por um certo Sr. Church (Bruce Willis), agente da CIA. A ideia é que eles se infiltrem numa ilha da América Latina e assassinar seu ditador (David Zayas). A ilha é uma mescla indistinta de México, Cuba e Norte do Brasil. Embora, Mangaratiba (RJ), locação de parte das filmagens, apareça timidamente aqui e acolá.

Quando Barney Ross e seus soldados durões lá chegam e conhecem Sandra (Gisele Itié), eles descobrem a verdadeira raiz do problema. Que o implacável ditador é na verdade uma marionete na mão de um mercenário truculento, ex-agente da CIA.

Com voltas e reviravoltas de videogame, com a mocinha Sandra representando dentro daquela constelação de machões a estrelinha do nacionalismo romântico (ou, no aspecto mais amplo, a humana mensagem de se sacrificar por um sonho), o grupo seleto de Barney Ross deixa a pequena ilha praticamente de pernas para o ar.

"Os Mercenários" é um filme mórbido. E é dirigido cheio de maneirices. O roteiro é basicamente conduzido por diálogos curtos. Talvez em busca de um maior efeito dramático, é que haja pausa grande entre uma fala e outra, preenchida por um sorrisinho, um meneio de cabeça, um gesto.

Fora também os cortes cartesianos de cenas, os giros de câmera, além dos enquadramentos nervosos. Essa busca se nota com clareza absurda na cena em que Barney faz que foge no avião, mas depois ele volta com tiros e explosões, para exterminar seus perseguidores. O artifício é básico, muito clichê, mas em nada deve das águas que Stallone bebe.

Lamentável constatar os efeitos especiais primários, principalmente no último bloco da trama. A destruição do palácio presidencial é tão forçada e artificial, que parece uma justaposição de imagens, sendo o palácio uma maquete de papel maché. E a cena do indivíduo em chamas? Não dá para convencer.

"Os Mercenários" é um filme mais que parado no tempo. É um filme saudosista, nostálgico, retrógrado. Talvez a sua grande qualidade seja essa sinceridade, a de não propor mudança nenhuma, depois de quase trinta anos de um estilo consagrado.

Procurar brilhantismo, questões complexas, personagens complicadas e alta densidade psicológica neste filme, será uma tarefa fã. Mas quem procura 100 minutos de muita adrenalina em um filme descompromissado, truculento, divertido, "Os Mercenários" é uma boa pedida.
    Alexandre C.
    Alexandre C.

Enviada em 21 de abril de 2019
    Dentro do segmento de ação Os mercenários é um ótimo filme, muitas explosões atores ícones do gênero, violência, etc, um bom filme, principalmente pelo elenco.
    Sidney  M.
    Sidney M.

Enviada em 5 de fevereiro de 2017
    Quando Sylvester Stallone dirige pode se preparar para boas cenas de ação. E aqui Os Mercenários não decepciona, é ação do inicio ao fim. Ótimas cenas de luta(o diferencial da trilogia).
    nannyBt
    nannyBt

Me arrependo até agora de ter pago pra ver esse filme.
    Peguei na locadora achando que, pelo elenco, seria um ótimo filme. Mas que decepção...
    Vinícius d
    Vinícius d

Enviada em 30 de maio de 2021
    É muito bom ver essas lendas do cinema, os homens que marcaram as telas dos filmes de ação. Parabens a produção e diretores por conseguirem reunir essas estrelas nos quais são marcadas pelos seus egos grandes e difíceis de serem manejados profissionalmente. Restringindo ao filme não tenho como tecer criticas além do que ja se previa e se esperava: pancadaria tipica, muitas cenas de ação, até os atores bem comportados para os seus padrões, Stallone perfeito, Terry Crews numa participação bastante complementar e legal no filme, Jet Li que não se vendeu a trilha traçada pelos seus compatriotas tipicamente focado nas lutas de artes marciais e topou fazer um filme com atores a moda "ocidental". A maior decepção dos atores foi o Schwarzenegger com certeza não se encaixou no roteiro uma pena nessa altura do campeonato da carreira participar so de uma cena. Dolph Lundgren um dos atores dessa liga do qual não curto muito mas fez uma historia bacana no filme esta de parabens. A historia e bem contada, não é saturavel, os vilões mostram o seu lado, a historia esta dentro dos padrões, nada muito incrivel, que é centrada numa ilha historia bem marcada com inicio e fim nesse local fisico do mundo do filme. Para um primeiro filme gostei Os Mercenários reune essas lendas e o respeito por esses atores que marcaram os anos 70-90 nas telas de cinema pelas suas personalidades e maneiras tipicas de atuar. Basta por fim dizer: esse filme não e recomendado para quem nao curte nenhum dos atores dos personagens, obviamente, a historia nao evolui muito em algo inedito e envolvente para compensar os modos de atuação dos personagens.
    Lucas
    Lucas

Enviada em 24 de dezembro de 2022
    Adoro Cinema deu 5 estrelas! Meu Deus que piada de mau gosto, esse filme vale no máximo 3 estrelas e olhe lá mas um filme de tiro porrada e bomba como os dos anos 80/90 acho que eles ficaram entediados e fizeram esse filme pra recordar os tempos dos anos 80/90
    Srta Green
    Srta Green

Enviada em 11 de dezembro de 2012
    Ótimo elenco, boa produção, introsamento total entre oa atores...Filme muito bom, apela em alguns momentos...mas o conjunto da obra é muito bom, prende a atenção. Elenco de primeira, e Gielle Itié, provando que mereceu papel de destaque.
    Resumindo: Bom elenco, boas atuações, bom introsamento, boa produção, boa direção...muito bom!
    Jorge Eduardo M.
    Jorge Eduardo M.

Enviada em 30 de setembro de 2023
    Q filmaço, adrenalina total do começo ao fim, pura testosterona, troca de tiros, perseguições, lutas perfeitamente coreografadas e muita explosão. Stallone e Jason estão perfeitos e com toda junção dos melhores atores dos gêneros esse é o suprassumo dos filmes de ação. Q venham os próximos.
    Estevan Magno
    Estevan Magno

Enviada em 11 de fevereiro de 2013
    Um filme sem noção total, muito chato. Um batalhão de "bons" atores para um filme fraco, comico se não fosse trágico. O segundo é muito melhor!!!