Resident Evil 4: Recomeço
    Ruim
    Resident Evil 4: Recomeço

Próximo dos games, longe do ideal

por Lucas Salgado

Tive a oportunidade de jogar um dos games da série Resedent Evil (se não me engano “Resident Evil 2”) há alguns anos, mas estou longe de poder me declarar um entendido sobre a mesma. O que pude perceber, no entanto, é que se trata de um jogo tenso, que dedica muito mais tempo em criar um clima assustador do que em lançar uma série de sequências de ação extraordinária. Lamento que este espírito dos games nunca tenha dado as caras no cinema.

É importante destacar que este quarto episódio, apesar de ainda não ser um bom filme, é bem superior à Resident Evil 3 - A Extinção. Partindo exatamente do ponto em que termina o filme anterior, Resident Evil 4: Recomeço investe naquela ação exagerada e até mesmo sobrenatural apenas no início do filme, até para manter uma certa continuidade.

Após isso, de forma simples e bem sucedida, parte para se tornar um longa ao menos condizente com o espírito dos games. A ambientação clara ainda prejudica de forma significativa, mas há de certa forma uma evolução.

Outro ponto favorável em relação ao longa é a utilização do 3D. Ao contrário do que aconteceu com filmes como O Último Mestre do Ar e Fúria de Titãs, aqui não houve conversão para o 3D por meros fins comerciais.

Ao se encontrar com James Cameron e ver um pouco do que este preparava com Avatar, o diretor Paul W.S. Anderson se tornou um intusiasta da tecnologia 3D, fazendo questão de pagar caro para utilizar a mesma. Utilizando-se de câmeras da Lightstorm Entertainment e com a ajuda do diretor de fotografia, Glen MacPherson, o cineasta usou o 3D em prol do filme, aproveitando-o bem em algumas sequências. É certo que a tecnologia pode não ser fundamental na trama, mas ao menos sua utilização não foi oportunista como a de boa parte da concorrência.

Resident Evil: Afterlife (no original) não é um bom filme, mas ao menos consegue entreter o espectador e irá agradar os fãs da série. O elenco conta com os retornos das beldades Milla Jovovich e Ali Larter, e a novidade fica por conta do ator Wentworth Miller (da série "Prison Break"). Curiosamente, o ator se vê numa situação muito parecida da que vivia na referida série, tentando escapar de uma prisão, a diferença é que aqui esta está cercada de zumbis.