Um Sonho de Amor
    Você assistiu Um Sonho de Amor ?

Eduardo P.
    Eduardo P.

Enviada em 12 de março de 2013
    Assim como "Drive", "Um Sonho de Amor" é uma aula de direção estilizada. O diretor tem conhecimento de tudo que serve uma direção, ele usa enquadramentos, ângulos, mexe iluminação, dá força ao cenário e charme para uma história que poderia ser um novelão convencional. Não é o caso. Destaque absoluto para Tilda Sweton, que estar impecável no papel principal. O mais interessante é que ela mostra densidade, mesmo sem ter cenas carregadas demais. Outro fator interessante é o roteiro, que não explica tudo, vai soltando dicas aos pouco e a direção "brinca" muito bem com isso, ela estar distante dos pensamentos de suas personagens, mas sempre consegue mostrar seus sentimentos em determinadas cenas. A câmera estar distante de todos as personagens, só sabemos o que esperar da personagem de Tilda - todos os outros são um mistério. Exemplo, fica claro que Tilda não estar feliz em seu casamento e que se interessou pelo amigo de seu filho, mas ele se interessou por ela? O binômio direção/roteiro segura a informação até certa cena surpriendente. Seu filho tem um forte relacionamento com o chef de cozinha (o cara que desperta o interesse da personagem de Tilda), mas é só amizade ou há algo mais?
    cinetenisverde
    cinetenisverde

Enviada em 16 de janeiro de 2017
    Essa história sobre a mudança dos valores sob vários aspectos é uma abordagem quase idílica do novo cinema italiano. Assistimos com certa solenidade o sisudo jantar em família (evidenciado pelo exagero de sombras) em que o patriarca, já debilitado, transfere o controle da empresa para seu filho e neto. O inusitado e refrescante dessa nova história é que nos bastidores (ou para ser mais direto, na cozinha) encontra-se a origem de mudanças radicais naquela forma de funcionar o mundo.
    Luza Basso Driessen
    Luza Basso Driessen

Enviada em 28 de fevereiro de 2012
    ...Uma história de uma família rica, dona de uma fabrica de tecido que ao longo do enredo enfrenta alguns problemas com amores clandestinos, atitudes incoveniêntes dos membros familiares, administrativos da fábrica além de contar com algumas tragédias.
    Pra mim o filme se classifica em "falso cult", a intensão é fazer o espectador refletir sobre os dogmas da sociedade, se é justo se entregar a uma paixão ou não, etc, etc.... Mas acredito que poderiam ter feito melhor, principalmente pela atriz Tilda Swinton, seu papel era crucial no enredo e ela não conseguiu dar o brilho especial que merecia.