Gomorra
    Você assistiu Gomorra ?

Adriano Côrtes Santos
    Adriano Côrtes Santos

Enviada em 28 de outubro de 2021
    Gomorra, de Matteo Garrone, retrata o submundo dos gangsteres, onde não há lugar para glamour nas ações nem nas espertezas dos criminosos, no interior de um labiríntico sindicato do crime que atua em Nápoles e arredores. Baseado no livro de Roberto Saviano publicado em 2006, Gomorra absorve feiura, consome potenciais e vomita malevolência. O filme se inicia com um ataque a gangsteres e depois nos leva direto ao mundo físico da verdadeira máfia napolitana, Camorra. Somos arrastados a um gigantesco labirinto de concreto composto por catacumbas, passagens secretas necessárias para controlar o que Jeremy Bentham denominou de Panopticon. No enredo dois candidatos a bandidos cometem fraudes e se encrencam com o chefe local, um inocente se transforma em vigia, um vendedor ambulante faz sua ronda, um costureiro faz bico com os chineses (rivais na máfia local), e um novato da (gangue) aprende a se livrar de lixo tóxico Essas pessoas aproveitam qualquer oportunidade impedindo que uma sociedade legítima funcione. Um desfecho sangrento, esperado, mas que não deixa de ser chocante. Recomendadíssimo.
    Cid V
    Cid V

Enviada em 12 de julho de 2019
    Totó (Abruzzese) é um garoto que faz entregas e mora em um conjunto residencial gigantesco e pobre de Nápoles, no qual gangues rivais se digladiam entre si pelo comando do tráfico de drogas.

Mais em: https://magiadoreal.blogspot.com/2019/07/filme-do-dia-gomorra-2008-matteo-garrone.html
    Leandro M.
    Leandro M.

Enviada em 5 de maio de 2013
    A idéia é muito boa, mas a estória não é contada de uma forma eficiente. Requer conhecimento prévio sobre a atuação da máfia para entender o que o filme tenta mostrar com as diferentes estórias. Podia ser melhor executado. Acabou do jeito que começou, não trouxe nada novo para o público, como ocorre com o Tropa de Elite entre outros.
    Carlos
    Carlos

...Ótimo filme...adoro o cinema italiano. Lembra o filme tropa de elite 2 pelas denúncias de corrupção pela policia e governo... e crime organizado que mandam e desmandam nas cidades controladas pela máfia italiana.