Minha conta
    A Rebelião
    Média
    3,2
    3 notas
    Você assistiu A Rebelião ?

    2 Críticas do usuário

    5
    0 crítica
    4
    2 críticas
    3
    0 crítica
    2
    0 crítica
    1
    0 crítica
    0
    0 crítica
    Organizar por
    Críticas mais úteis Críticas mais recentes Por usuários que mais publicaram críticas Por usuários com mais seguidores
    Sidnei C.
    Sidnei C.

    115 seguidores 101 críticas Seguir usuário

    4,0
    Enviada em 4 de agosto de 2013
    Confesso que embora goste de todos os gêneros clássicos do cinema, filme de guerra não está entre os meus preferidos. Mas A Rebelião, embora não deixe de ser um drama de guerra, tem elementos suficientes para prender nossa atenção, nos relatar em minúcias um fato histórico recente, e além disso, nos brindar com um filme de ação muito bem conduzido.
    Com A Rebelião, ficamos sabendo que, sim, a França ainda tem colônias ultra-marinas. E que uma pequena e quase insignificante insurreição na pequena ilha, tornou-se manchete nos jornais do país e mereceu uma operação de guerra pelo exército francês, com um quantitativo e qualitativo militar ridiculamente desproporcional frente aos insurgentes. Por que essa movimentação toda? Ora, interesses econômicos - a ilha é produtora de níquel - mas também, como o filme mostra bem, um momento delicado de transição, às vésperas de uma eleição para escolha de novo presidente na França.
    O título original - A Ordem e a Moral - dá bem conta do drama vivido pela personagem principal, o capitão Philippe, que se vê entre a obrigação de cumprir o seu dever como militar, e a sua visão pessoal do conflito, que incluem além de sua simpatia pelos insurgentes, o seu descontentamento pelos métodos utilizados para solucioná-lo.
    O diretor Kazzovitz, que já incursionou pelo cinema americano - Missão Babilônia, Na Companhia do Medo - volta a um tema polêmico, como o abordado em seu elogiadíssimo O Ódio (La Haine, 1995). Com A Rebelião, Kazzovitz retoma a tradição francesa dos filmes politizados, na linha daqueles feitos por Costa-Gavras (Z, Desaparecido).
    A Rebelião demonstra muito bem que, sob o peso dos interesses político-eleitoreiros, não sobra muito espaço para decisões baseadas na razão e bom senso diplomáticos. À medida que o filme avança, as várias faces do conflito passam a emergir - independentistas que o governo trata como terroristas, e militares a serviço de um ultrapassado colonialismo, que não enxergam os limites entre o direito e o poder.
    Luiz F Cine
    Luiz F Cine

    1 crítica Seguir usuário

    4,0
    Enviada em 28 de janeiro de 2013
    O título em português, "A Rebelião" empobrece o significado do título original em francês - L'Ordre et La Morale - e não condiz com a riqueza da temática desenvolvida com aguçado espírito crítico no filme dirigido por Mathieu Kassovitz.
    Quer ver mais críticas?
    • As últimas críticas do AdoroCinema
    • Melhores filmes
    • Melhores filmes de acordo a imprensa
    Back to Top