Terra estrangeira
    Você assistiu Terra estrangeira ?

Adriano Côrtes Santos
    Adriano Côrtes Santos

Enviada em 14 de abril de 2019
    Drama luso-brasileiro dirigido por Walter Salles e co-dirigido por Daniela Thomas de 1996. Selecionado pelo festival de Roterdã, uma grande vitrine do cinema autoral do mundo, o filme era a primeira produção brasileira a participar da competição em muitos anos. Tendo como pano de fundo a eleição de Fernando Collor de Mello e o plano econômico de 1990, Terra Estrangeira conta a história do jovem Paco (Fernando Alves Pinto) que resolve migrar para Portugal e se encontra com Alex (Fernanda Torres). Juntos se envolvem com pessoas perigosas e tentam uma fuga alucinada para a Espanha. Sintetizando o sentimento de desilusão que tomou conta do país, traduzido na fotografia preto e branco de Walter Carvalho, o filme foi bem aceito pela crítica e o público, marcando o reingresso do cinema brasileiro no cenário dos festivais internacionais. Vencedor do Prêmio Golden Rosa Camuna como Melhor Diretor; Grand Prix, Melhor Filme Estrangeiro; Margarida de Prata, Melhor Filme; e troféu APCA, Melhor Roteiro. Entrou para a lista feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema, como um dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.
    Joyce Cristina Teixeira de Oliveira
    Joyce Cristina Teixeira de Oliveira

Enviada em 10 de setembro de 2020
    Filme sutil e poético, em preto e branco, fotografia maravilhosa, prende a atenção do início ao fim. Super recomendo.