Uma Prova de Amor
    Você assistiu Uma Prova de Amor ?

Juarez Vilaca
    Juarez Vilaca

Enviada em 14 de novembro de 2013
    Um filme muito bom, bem feito e bem dirigido. Excelentes atuações dos personagens principais Sofia Vassilieva, como Kate Fitzgerald, a filha doente e Cameron Diaz, muito bem, como Sara Fitzgerald, a mãe super protetora.

Trata-se de um drama familiar muito forte e marcante, onde de um lado existe uma mãe super protetora, disfuncional e dominadora, a ponto de dar a luz uma segunda filha para que ser doadora para a primeira filha, com uma grave doença, leucemia e uma sofrida vida em permanentes tratamentos médicos e internações.

Tenho uma visão diferente, quanto ao personagem da mãe. Eu vejo o suposto amor extremo dela como um problema patológico e compulsivo de tentar superar, a qualquer custo, a anunciada morte da filha doente. Para tudo existe um limite, até para o amor materno. É muito comum no dia a dia um parceiro assassinar o outro, após uma separação ou desentendimento, alegando ter feito isso por amor. Seguramente não é.

No caso em questão, do filme, é claro que toda a família sofre com isso. E todos se viram contra ela. Um dos filhos fica sem atenção devida e a filha menor se sente importante apenas porque é tratada como doadora permanente de sangue, medula e seria de um rim se apenas a opinião da mãe prevalecesse.

O filme também toca na questão da manipulação genética. A filha doadora foi concebida como uma obra de engenharia genética, em laboratório, para que seus órgãos fossem compatíveis.

No final de tudo o título do filme se aplica mais a filha doente, que incentiva sua irmã doadora a questionar a situação, com o risco da própria morte, do que ao suposto amor da mãe que direciona toda a sua vida e a de todos em sua volta, em função da filha doente. Eu não sei se poderemos chamar isso de humanidade.
    Enviada em 8 de agosto de 2020
    Sim, é aquele típico dramalhão novelesco sobre doença, mas seu elenco simpático e genuína humanidade no trato dos seus complicados temas faz valer apena.
    Isabela S.
    Isabela S.

Enviada em 18 de junho de 2013
    Filme muito tocante,comovente e muito sensível. Quando encontramos um real problema de família e não sabemos como agir,e no caso desse filme,esse problema está quase no ponto de destruí-la,vemos que o importante é estar junto. Filme muito lindo,acho que todo mundo chora no final...
    Marcelo S
    Marcelo S

Enviada em 27 de janeiro de 2014
    Perfeito. Mesmo. quase chorei, ótimo drama. Filme lindo, filme de cabeceira, preciso comprar o DVD. Todos estão bem no filme, muito bem dirigido. denso na medida certa.
    Rogerio S.
    Rogerio S.

Enviada em 4 de março de 2013
    Cara...esse filme me fez parar pra pensar, refletir...seja lá qual for a melhor palavra para um só sentido...muito bom,todos deveriam ve-lo e valorizar mais a vida.
    Fernando Schiavi
    Fernando Schiavi

Mais um belo filme de Nick Cassavetes. Um filme super sensível, com boas atuações e lindas imagens. Não li o livro, por isso não tenho como comparar de maneira pormenorizada, mas me informei sobre as principais diferenças entre o livro de Jodi Picoult e à adaptação ás telonas. Vários fatos foram omitidos, alguns mudados sem necessidade e algumas sub-tramas foram omitidas em relação ao livro e isso tira um pouco dos méritos finais da obra, por desfigurar, nem que seja um pouco, a obra original. Talvez o que mais incomoda é que o final foi mudado drasticamente, e na minha opinião de maneira desnecessária, aliás, o final original do livro traz até mais apelo dramático do que o exibido no filme. Esse tipo de mudança desnecessária é que prejudica a avaliação final do filme, já que não tem como evitar a comparação entre livro e filme. Atendo-se somente ao filme, apesar do que disse acima, o diretor perfeito para filmes dramáticos Nick cassavetes (Diário de Uma Paixão) soube construir um bom roteiro focando em múltiplos narradores, o que sem dúvida enriqueceu a narrativa. As cenas são lindas e incrivelmente bem filmadas, a fotografia é deslumbrante, assim como a direção de arte, a edição, e especialmente a trilha sonora magnífica, precisa e sensível de Aaron Zigman. É um filme com boas interpretações de todo o elenco, especialmente Cameron Diaz, Joan Cusack, Abigail Breslin e o grande destaque do longa que foi Sofia Vassilieva que fez uma perfeita Kate, mostrando seu sofrimento,,mas também seu lado alegre e amoroso, apesar das dificuldades.
    É um filme que deve ser apreciado por toda a família, pois ele nos emociona pela situação apresentada, mas além disso, ele nos mostra o quão forte pode ser a relação entre uma família, que por um fato se desestrutura, mas que se amam muito acima de tudo e se apoiam uns nos outros em busca da felicidade e da superação dos obstáculos. Uma grande lição de vida que mostra que devemos aproveitar todos os momentos de felicidade e valorizá-los: valorizar a amizade, um grande amor e principalmente sua família que sempre está com você nos momentos que mais se necessita dela.
    Um filme sensível, que você deve assistir com um lenço em mãos, e que sem dúvida é obrigatório para todos que apreciam um cinema de boas histórias, de qualidade, que inspira e que nos entretem ao mesmo tempo. Não percam esta obra fabulosa de Nick Cassavetes! Corram e aluguem logo o DVD!
    Alexandre C.
    Alexandre C.

Enviada em 15 de março de 2019
    Um drama muito emocionante, mostra uma Cameron Diaz pouco vista em filmes fazendo dramas pesados, e se saiu muito bem, mostrando a força de uma mãe com um dilema difícil pra resolver.
    Vinícius d
    Vinícius d

Enviada em 15 de junho de 2022
    História bacana levanta sentimentos de questionamento sobre a irmandade, o interesse do próximo para o bem de outro, e o livre arbítrio sobretudo que todo mundo tem sobre o próprio corpo. A história do ponto de vista de ética médica é bem fantasiosa nos dias de hoje, pois a princípio isso não existe, mas o filme consegue fazer pensar. Um filme para o currículo do Alec Baldwin (007) que nem me lembrava de ter feito esse filme, com o papel do advogado da menina, e estrelado pela atora Cameron Diaz como a mãe.
    Aron Oliveira
    Aron Oliveira

Enviada em 15 de junho de 2013
    Intenso e comovente, é assim que pode-se descrever esse filme. Roteiro maravilhoso e atuações impecáveis.
    Iúri S.
    Iúri S.

Enviada em 18 de janeiro de 2015
    Que filme lindo! Um filme como todos gostam de assistir, emocionante, com muitas reviravoltas e um contexto fantástico. Até onde vai o amor por uma filha? Quem é certo na história, quem está errado? Será realmente que existe certo e errado? São perguntas que não terão respostas, mas certamente o filme fará pensar. Belíssimo filme!