2019 - O Ano da Extinção
    3,1
    Você assistiu 2019 - O Ano da Extinção ?

Jorge Eduardo M.
    Jorge Eduardo M.

Enviada em 18 de novembro de 2021
    O filme é bem ruimzinho, já não gosto muito de filme de vampiros e esse não empolga, não dá medo algum.
    Ricardo M.
    Ricardo M.

Enviada em 20 de julho de 2018
    Não sei exatamente a razão, mas filmes em que Ethan Hawke é protagonista, o resultado já tende a ser duvidoso, talvez pelo fato de que o ator norte-americano não tem força de interpretação suficiente para segurar um história razoável. Isso se repete neste 2019 - O ANO DA EXTINÇÃO, produção em que Hawke interpreta Edward Dalton, um cientista responsável pela busca de um substituto para sangue humano. A razão disso está relacionada ao fato de que um vírus transformou grande parte da população em vampiros, deixando apenas 5% de humanos para servirem como "fornecedores" do alimento para os mitológicos dentuços.

A temática que coloca vampiros, que são maioria, em situação de risco, soa até interessante, mas chega a um deslize mortal quando o enredo cria uma forma de transformá-los em humanos novamente, sendo a solução prática simplesmente risível. Tirando essa falha que pode tirar do filme parte de seu mérito, 2019 tem algumas boas pitadas de drama, ação bem administradas e efeitos visuais interessantes, rendendo diversão casual... desde que Hawke também não lhe cause incômodo para carregar o protagonismo.

A presença de Sam Neil como um vilão corporativista chama atenção, principalmente pela dicotomia de decisões que o coloca como único personagem relativamente complexo.
    Enviada em 27 de dezembro de 2014
    Apesar de ter uma história bastante conhecida,2019,consegue ser bem atraente também.Mas só que um pouco mudado em relação a outros títulos,que cujo,tem uma história semelhante.Um bom trabalho de Ethan Hawke,acompanhado de perto por dois super atores,Willem Dafoe e Sam Neil,que já fazia um tempinho que eu não os via.
    Carlos Henrique S.
    Carlos Henrique S.

Enviada em 28 de maio de 2020
    Mais um filme de vampiros.Apesar de uma ideia bem bacana,no fim das contas Daybreakers é um amontoado de ideias que da o suprimidas na esperança de uma continuação.

Dirigido por Michael Spierig e  Peter Spierig o filme se passa num futuro onde a humanidade foi atingida por um vírus que transforma as pessoas em vampiros e agora os humanos que ainda existem são caçados e usados como alimento,no entanto Edward que é um vampiro,busca a paz entre humanos e vampiros e procura um tipo de sangue que não seja humano.De fato tem o que gostar aqui,o começo do longa aborda esse futuro distópico,as ruas são movimentadas,o clima é sempre frio e chove bastante.Somos apresentados a Edward que é interpretado por Ethan Hawke que tem uma atuação boa mas nada de mais.Ele é um cara quieto e tem uma relação complicada com o irmão.

A todo custo ele busca uma forma de curar as pessoas,porém os vampiros que aqui são os vilões do filme,odeiam humanos e querem usá-los apenas como alimento.Mas o roteiro escrito pelos irmãos Spiering não constrói bons antagonistas,o Sam Neill não passa de um vilão genérico que quer fazer malvadezas,há um certo interesse no personagem com a filha que é uma grande falha do roteiro que tenta desenvolver algo mas que não funciona e é bastante superficial.Da parte dos humanos eu não me identifiquei muito com nenhum e no máximo a melhor é a Claudia Karvan e não o Willien Dafoe que está bem fraco aqui.

Além disso notei que os Spiering tentaram colocar muitas coisa e vários arcos que não se sustentam muito bem,o Edward e o irmão,o personagem do Sam Neill e a filha,e um caos no mundo pela falta de sangue.Acho que foi desperdiçado por exemplo a questão de humanos que se transformam em monstros e que poderia ser algo assustador,e aliás tem uma cena onde a criatura aparece e como é em efeitos práticos dá um realismo bacana.Mas existe um exagero em CGI que incomoda e deixa a desejar,muitas cenas são cobertas de CGI ruim que parece um jogo de PlayStation.Já a atmosfera com as ligações e fotografia funcionam na proposta,com um clima gótico que é funcional para o filme.

Daybreakers é um filme muito abarrotado e ideias,parece que os diretores/roteiristas Michael Spierig e Peter Spierig tentaram colocá-las em um filme de pouco mais de 1h30m e não funciona.Perguntas importantes como:Como surgiu esse misterioso vírus? Simplesmente não são respondidas,o final em aberto é apenas esperança de uma continuação que certamente não virá.Enfim,talvez se essas ideias fosse mais bem desenvolvidas e algumas descartadas Daybreakers poderia chegar a ser uma boa ficção/Suspense mas infelizmente não funciona aqui.

PS:O título nacional (2019 o Ano da Extinção) é horrível !!!
    Alvaro S.
    Alvaro S.

Enviada em 29 de março de 2016
    Eu realmente não gosto do título em português, 2019 – O Ano da Extinção, por isso mantive o título original.
    Considero o ator Ethan Hawke um dos mais cools da indústria hollywoodiana, mesclando sempre projetos pessoais, independentes ou produções de peso, sem nunca serem óbvios. Este filme é mais uma escolha acertada!
    Num futuro próximo a humanidade foi assolada por um vírus que transformou a maioria dos humanos em vampiros, os poucos humanos que não se contaminaram são usados como bolsa de sangue que são vendidas como alimento para essa nova população, mas a fonte está secando.
    A premissa é bastante original, única para o gênero, e é estranho entender porque o filme não decolou. Talvez tenha sida a data em que foi lançado, num período cheio de filmes sobre vampiros, vide a saga Crepúsculo.
    Curiosidade. No Brasil o filme foi lançado direto em home vídeo.
    Nota do público: 6.5 (IMDB)
    Nota dos críticos: 67%(Rotten Tomatoes)
    Bilheterias
    EUA - $30 milhões
    Mundo - $51 milhões
    Acesse o blog 365filmesem365dias.com.br para ler sobre outros filmes.
    ldzsantos
    ldzsantos

Enviada em 23 de abril de 2017
    Um dos melhores filmes de vampiro, para quem quer um filme que sai do tradicional, trazendo um ótima historia, e um enredo muito inteligente.
    Fellipe Kauê
    Fellipe Kauê

Enviada em 23 de dezembro de 2014
    Eu acho a ideia original fantástica e muito intrigante. Vampiros vivendo em sociedade, indo para o trabalho de metro com direito a ''blood juice'' na lanchonete? Tudo muito bizarro, mas nunca tinha visto algo assim. O desenrolar flui bem e o elenco ajuda. Bom filme.
    Deyvison A
    Deyvison A

Enviada em 20 de maio de 2022
    Que porcaria de filme já vi filmes de vampiro bem melhores que esse o roteirista devia tá noiado quando escreu uma história ridícula dessas
    Wylliam Bolognesi
    Wylliam Bolognesi

Enviada em 6 de agosto de 2020
    Filme bem fraquinho, com efeitos especiais péssimos, só recomendo assistir se não tiver nada pra assistir.