O Céu de Suely
    Você assistiu O Céu de Suely ?

marcelo
    marcelo

A ambientação nordestina é ótima. O sotaque pernambucano delicioso. O final é mais ainda. O homem apaixonado, que queria comprar toda a rifa, corre atrás da aprendiz de prostituta, contra tudo e contra todos. Um ato de muita coragem. A cena da volta da motocicleta é belíssima. Inteligentíssima. E crudelíssima. A música é linda.
    SERGIO LUIZ DOS SANTOS PRIOR
    SERGIO LUIZ DOS SANTOS PRIOR

O filme é realista e sempre o espectador é exposto ao ponto de vista da personagem principal, Hermila (Hermila Guedes). Abrindo um parenteses, a quase totalidade do elenco é formada por atores amadores, exceção feita a Marcélia Cartaxo, e os nomes dos seus personagens são iguais aos da vida real. Hermila volta para a sua cidade natal, Iguatu, no interior do estado do Ceará, com um filho a tira-colo e a esperança de que seu companheiro também regresse da cidade de São Paulo. Ela que havia ido embora para o sudeste sem mesmo ter comunicado a sua avó (com quem morava) teve de retornar só que agora com filho. Com o passar das semanas e após um número interminável de ligações interurbanas, Hermila percebe que foi abandonada por Mateus. A barraquinha de cds, dvds e jogos piratas que ambos planejavam abrir no centro de Iguatu e o sonho de terem um futuro juntos foi literalmente por água a baixo. Desesperançosa em relação ao seu futuro, diria até à sua própria vida, Hermila decide fazer uma rifa denominada de "uma noite no paraíso". O vencedor teria uma noite com ela no motel. Dessa forma, Hermila consegueria arrecadar o dinheiro suficiente para sair daquele fim de mundo. Apesar dos esforços do seu ex-namorado, João Miguel, além de sua tia, Hermila decide levar adiante seu projeto. A cena de sexo entre ela e o homem que foi o "ganhador" da rifa incomoda. Apesar de qualquer um imaginar a dificuldade e o estômago que uma prostituta tem para manter uma relação sexual com um estranho, Hermila mostrou de forma categórica o asco que nutria por seu companheiro de transa. Não estamos diante de uma miséria extrema, tampouco diante de personagens que nos levem às lágrimas tamanha a nossa piedade. São pessoas comuns que simplesmente não aguentam mais a realidade que as cercam. Hermila teve de criar um pseudônimo, Suely, para que as fantasias sexuais dos homens pudessem aflorar. Só através da fantasia é que alguém pode ser feliz na cidade de Iguatu. A placa na saída da cidade "Aqui você começa a ter saudade de Iguatu" deveria ter outros dizeres. Filme duro; filme belo.

Enviada em 30 de maio de 2022
    Um dos melhores filmes nacionais de 2006! Uma história difícil com boas atuações de um elenco totalmente envolvida na história e comove a todos que o assistem.
    Crismika
    Crismika

Enviada em 1 de junho de 2022
    Um roadie movie do sertão!!! Excelente filme, com um roteiro bem traçado e um fotografia realista do sertão nordestino. Hermila Guedes dispensa comentários sempre com sua atuação perfeita e acertada. A cena final da motocicleta indo e voltando é uma grande sacada e é daquelas cenas que nos leva para uma profunda reflexão sobre os caminhos da vida que devemos tomar e seguir. Ah e a grande sacada os nomes dos personagens do filme são os dos próprios atores.
    Daniel
    Daniel

Dono de uma sutiliza singular. Esse filme tornou-se um clássico pra mim desde o momento em que asssisti as primeira cena em super8. Grande de direção do já consagrado (pelo menos por mim) Karim Ainouz e magnífica atuação da belíssima Hermila Guedes. Incrível!
    Jacqueline
    Jacqueline

Enviada em 20 de março de 2012
    É um filme ótimo.Não mostra os atores glamourizados,contudo,não é aquela visão do nordestino que vive na miséria.
    Joaquim A.
    Joaquim A.

Enviada em 24 de março de 2014
    Um filme interessante que retrata a realidade de muitas mulheres de nosso país. O êxodo para o sudeste, o descontentamento, o retorno, as dificuldades sofridas.
    Alessandro
    Alessandro

Um bom filme pela realidade que passa em sua transparência, e no bom trabalho dos Atores, principalmente em sua Protagonista que na minha opinião foi nota 10. Deixou somente a desejar o final, pois foi um pouco sem graça!
    Mario Brown
    Mario Brown

Enviada em 25 de janeiro de 2022
    Um conto de fadas ao inverso que começa com a princesa feliz mas que no decorrer da história sua felicidade vai se esvaindo e agora princesa precisa ser uma mulher forte pra enfrentar o abandono. O filme é lindo, os atores em sua maioria não parecem ser profissionais mas isso não apaga o brilho da obra pois eles interpretam bem o mundo onde a protagonista vive mas que depois de ter conhecido outro mundo ela percebe que ali se tornou pequeno.
    Diogo Carrascosa
    Diogo Carrascosa

Enviada em 13 de março de 2022
    Difícil criticar já que não acontece nada no filme, hahahaha demos risada com o final absolutamente ridículo.