Onde Começa o Inferno
Curiosidades, bastidores, novidades, e até segredos escondidos de "Onde Começa o Inferno" e da sua filmagem!

Apenas dois closes

Só há dois closes no filme inteiro: um de Joe (Claude Akins) carregando sua arma, e outro das mãos de Dude (Dean Martin) tentando enrolar um cigarro.

Meu rifle, meu pônei e eu

A música "My Rifle, My Pony and Me", cantada por Dean Martin e Rick Nelson, foi adaptada do tema de Rio Vermelho, outro filme "western" da dupla John Wayne e Howard Hawks. Quem fez a adaptação da canção original "Settle Down" foi o próprio autor Dimitri Tiomkin.

"E quanto ao Rick Nelson?"

O filme antes de estrear teve um trailer bem interessante. No trailer, Ricky Nelson termina de tocar seu violão, depois se vira para a câmera e fala de quão excitante é a natureza do filme. Depois que alguns clipes aparecem, há um corte que traz de volta Nelson. Ele então lista os nomes dos atores, mas não menciona ele próprio. O trailer termina quando ouve-se a voz de Dean Martin dizendo em off: "E quanto ao Rick Nelson?"

4 minutos de silêncio

Nos primeiros quatro minutos do filme (incluindo os créditos) não existe diálogo.

Dupla de longa data

Este é o 22° filme que John Wayne e Ward Bond fazem juntos.

Resposta da dupla

O filme é considerado um clássico do gênero faroeste, e também uma resposta do diretor Howard Hawks e do ator John Wayne ao longa Matar ou Morrer, de 1952.

Curiosidades de filmes mais lidas dos últimos 30 dias
  • O Morro dos Ventos Uivantes (2026)
  • A Ilha dos Prazeres Proibidos (1978)
  • O Agente Secreto (2025)
  • Cara de Um, Focinho de Outro (2026)
  • Zootopia 2 (2025)
  • Avatar: Fogo e Cinzas (2025)
  • Uma Batalha Após A Outra (2025)
  • Pecadores (2025)
  • Valor Sentimental (2025)
  • Este é o Meu Garoto (2012)
  • Marty Supreme (2025)
  • Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba - Castelo Infinito (2025)
  • Se Eu Tivesse Pernas, Eu Te Chutaria (2025)
  • Ninfomaníaca - Volume 1 (2013)
  • Sonhos de Trem (2025)
  • Buraco Negro (2010)
  • Sirât (2025)
  • O Morro dos Ventos Uivantes (2011)
  • 365 DNI (2020)
  • O Morro dos Ventos Uivantes (1992)