Desejo e Reparação
    Você assistiu Desejo e Reparação ?

Enviada em 3 de setembro de 2019
    Atonement encontra o diretor Joe Wright em sua melhor forma e em pleno domínio criativo, estético, narrativo de seu filme, e logo no início do que viria a se confirmar uma ótima carreira. Pode não chegar ao nível de excelência de seu loga anterior a este, Orgulho & Preconceito, mas é inegável o fato de que se trata de um belíssimo filme. Um drama de época na medida perfeita para os fãs do gênero, uma elaborada parábola moral sobre as consequências de atitudes impensadas, uma alegoria sobre tentação, dever, e culpa humana. Contando com um elenco estrelado em excelente forma, capitaneado por uma nunca melhor Keira Knightley e uma jovem inquieta Saoirse Ronan(no papel que a revelou), Desejo e Reparação é uma notável peça à moda antiga do cinema britânico recente. Um deleite audiovisual. NOTA : 9.0 / 10
    Sílvia Cristina A.
    Sílvia Cristina A.

Enviada em 26 de dezembro de 2013
    Com uma estrutura narrativa não linear , Desejo e reparação , mergulha no mundo de privilégios de uma classe social que não paga pelos erros que comete. Ambientado na Inglaterra dos anos 30, 4 anos antes de eclodir a II Grande Guerra, vemos um amor improvável ser abortado pelo julgamento precipitado de uma garota prodígio. Briony , uma inteligente e imaginativa escritora de 13 anos dá um falso testemunho , convencida da culpa de Robbie , jovem jardineiro da sua família e amante de sua irmã Cecília. O mais interessante na trama é perceber o quanto são frágeis os vínculos de amizade e consideração existentes entre o jovem criado e a família que sempre o amparou. Diante do testemunho da garota , conhecida por uma imaginação fértil e portanto pouco confiável, os pais de Briony e Cecília aceitam a culpa de Robbie , lançando-o à prisão por um crime cometido por um amigo da família , aristocrata e acima das consequências de seus atos. Porém, não podemos dizer que os pais de Cecília são vilãos porque eles realmente acreditaram no testemunho de Briony e na culpa de Robbie.
    O grande diferencial da trama é a ambiguidade dos personagens e das próprias relações por eles estabelecidas. Robbie é vítima da sua condição social e Paul se exime da culpa por ser um aristocrata. Ninguém o cogita como possível agressor. Sua condição social o coloca acima de suspeitas e possíveis punições. Por outro lado, sem o testemunho de Briony, Robbie também não seria acusado ou punido.
    Outra ambiguidade que vale a pena ressaltar é a postura de Lola diante do casamento com o seu agressor. Seu rosto parece triste e calmo no dia da cerimônia religiosa , quando deixa a igreja de braço dado com o noivo. Por um lado, podemos entender que a aristocracia acaba sublimando seus confrontos e deixando a fatura de suas faltas para os mais pobres. Por outro lado, podemos pensar que Lola é a maior vítima da mentira de Briony. Ao acusar Robbie, ela eximiu Paul de qualquer responsabilidade e o deixou livre para continuar abusando de Lola, que não pôde de se defender dele. Talvez , o falso julgamento de Briony não tenha sido nefasto apenas para Robbie e Cecília. Talvez tenha sido nefasto para Lola também.
    Grandes filmes e obras literárias deixam brechas , lacunas, pontos de interrogação. E a cada vez que a apreciamos , menos respostas surgem. Ao contrário. Nos deparamos com mais e novas perguntas. As inquietações que uma obra nos desperta são um dos critérios para entendê-la como arte ou não.
    De qualquer forma , provavelmente , a maior afetada da trama foi a própria Briony. O título original do filme é Atonement , em português , expiação. Foi assim que viveu a jovem escritora , forte candidata a uma carreira intelectual brilhante. Briony obrigou-se a uma vida dura e triste como enfermeira por alguns anos , a fim de expiar a sua culpa. E o que não pôde resolver na vida real, tentou consertar por meio do seu último livro. Mais uma vez , a imaginação e o sonho vencem em Briony, atitude que estabelece uma relação com a própria literatura e com o cinema. O cinema mostra um mundo onírico, mas ao mesmo tempo possível. Mostra o mundo do se ; um mundo que poderia existir ou ter existido. Briony repara a sua culpa por meio da sua arte pois as consequências dos seus atos na vida real permaneceram impunes. Talvez , a maior culpa de Briony não tenha sido o seu julgamento precipitado em si, mas o porquê da sua precipitação. Mais que acreditar na culpa de Robbie, Briony quis ardentemente acreditar em sua culpa, pois ela o amava em segredo e para ela era preferível acreditar que Robbie era agressor da irmã e da prima , que simplesmente aceitar que o jovem e Cecília se amavam. Briony além de imaginativa e intelectual, é dominadora. Podemos perceber tal aspecto da sua personalidade em algumas cenas expostas no início do filme. Briony é uma dramaturga que pretende dirigir sua peça , utilizando seus primos como atores , mesmo contra a vontade deles. Briony teme que os atores não correspondam aos seus personagens e tal medo a deixa desconfortável. Em seu quarto, quando está só, a atenção de Briony é chamada por um inseto no vidro da janela. Quando aproxima-se do mesmo , com postura de quem vai matá-lo , Briony vê sua irmã desnudando-se no jardim, diante de Robbie; imagem que a menina interpretará de forma equivocada; primeira peça falsa em seu quebra-cabeças.
    Em Desejo e reparação , muitas cenas são mostradas de forma fragmentada para apenas depois serem exibidas desde o começo, em um contexto que as explica adequadamente. A questão da fragmentação e do flashback nos remetem à própria natureza do cinema: subjetivo e parcial. E nos induzem também a entender o olhar equivocado de Briony.
    Com imagens belíssimas , um elenco de peso e temas poderosos , Desejo e reparação é um sensível , cruel e dilacerante retrato sobre o amor , os abismos sociais e principalmente sobre a culpa , os limites da verdade e as consequências de nossos atos.
    Anderson L.
    Anderson L.

Enviada em 29 de novembro de 2012
    Excelente trabalho do diretor q assim como ORGULHO E PRECONCEITO mostra q é fera no assunto. DESEJO E REPARAÇÃO é belo, vigoroso e delicioso de se ver. Visualmente é surpreendente, criativo, com ótima utilização das luzes e escuridão e enquadramentos revolucionários para a época. É perfeito em todos os aspectos: direção, fotografia, roteiro e direção de arte. Vale a pena conferir.
    wesleyaxe
    wesleyaxe

Enviada em 28 de fevereiro de 2012
    Ainda prefiro "Orgulho e Preconceito". Mas esse filme tem seus méritos, a forma como é conduzida as cenas, prende bem a atenção e tem uma carga dramática muito peculiar, o que torna a estória e o filme únicos, gostei também.
    Karina Ariolli
    Karina Ariolli

É um ótimo filme, como outros já disseram, ele nos faz pensar. Prende a atenção e o elenco é maravilhoso. Mas minhas expectativas eram maiores.Eperava me emocionar mais o que não aconteceu.
    SenhorOculto
    SenhorOculto

Vou colar o que escrevi em outros Sites sobre esse filme, é longo, mas espero que aqueles que gostam de "Atonement", leiam:

“Desejo e Reparação” é um grande filme, um dos melhores que já vi e estar na minha lista de filmes favoritos. Mas só agora que revi, pude notar um detalhe que talvez tire o brilho (não em total) de “Atonement”.

Cuidado! SPOILER:

A cena em que a Briony Tallis (13 anos) vê a irmã Cecilia com Robbie pela janela. Antes disso, ela estava ensaiando uma peça com outras crianças, porém, elas não quiseram mais e saíram para brincar; os gêmeos vão à procura de Cecilia para pedir permissão. Enquanto isso a Briony anda até a janeja (ainda dá para ouvir os gritos dos gêmeos chamando a Cecilia) e já se depara imediatamente com a irmã (quase despida, o que causa susto) com o Robbie.
    O que acontece na 2° versão destrói com essa cadência. Pois a Cecilia dá permissão aos gêmeos, pega um jarro de flores etc; depois se encontra com o Robbie e eles vão conversando até o local em que a Briony os vê; e nisso eles demoram muito.
    DETALHE: Perceberam que na 1° versão em que os gêmeos chamam por Cecilia e a Briony em poucos segundos já vê ela molhada e quase pelada com o Robbie? E demora absolutamente NADA... Algo que não acontece na 2° versão.

SEM SPOILER:

Perceberam a falta de sincronia entre a 1° e 2° versões? Aliás, digo “versão” como forma de explicar em ângulos diferentes a mesma cena. O que a 1° mostra ser uma coisa (algo bem sexual, safado), a 2° explica ela e mostra que era nada daquilo que a gente estava pensando no inicío.
    Enfim, aguardo explicações dos outros cinéfilos.

Outra coisa, se foi um erro de edição da película, ela em nada contribui em prejudicar o roteiro da obra, é um detalhe que não faz muita diferença no contexto geral. Mas não gostei muito de notar isso, espero que apareça alguém para derrubar esse meu argumento e que "Desejo e Reparação" volte ao seu Status de PERFEITO para mim.
    Rose M.
    Rose M.

Enviada em 7 de junho de 2014
    Este filme é maravilhoso, infelizmente teve um final trágico impossibilitando a concretização de um amor verdadeiro por uma falsa testemunha, motivada creio eu, pelo simples fato de um amor não correspondido.
    Amei este filme. Recomendo!

Enviada em 18 de setembro de 2017
    Belo, resume esse maravilhoso filme! Elenco formidável, indicado em varias categorias no óscar e ganhador de melhor trilha sonora. Roteiro incrível e um final de aplaudir de pé, apenas a mudança de personagem no ultimo ato que não me agradou muito, atriz sem sal e não acompanhou o trabalho anterior. Desejo e reparação é sublime e mais do que eficaz naquilo que propõe ao publico.
    Isis Lourenço
    Isis Lourenço

Enviada em 7 de agosto de 2016
    O filme trata-se realmente de um drama,comovente,triste e tenso.Fala de amor platonico,romance impossivel,difamacao,briga familiar,apesar de tudo isso ainda tem um que de belo.
    Khemerson M.
    Khemerson M.

Enviada em 29 de dezembro de 2014
    Briony Tallis é uma jovem superativa que em sua primeira cena está finalizando sua primeira peça teatral. Entusiasmada como qualquer pré-adolescente diante de algo do seu agrado, trata logo de mostrar, triunfante, para todos ao redor. Mas isso é apenas o ponto de partida dessa história; Desejo e Reparação é a história de como Briony, a partir de uma acusação precipitada e leviana, condenou o jovem Robbie Turner à prisão e ao infortúnio. Mas Desejo e Reparação é também um exercício narrativo complexo onde o “aparente” ganha novo significado na medida em que novas perspectivas vão sendo acrescidas à trama. Além disso, é um filme que exibe uma invejável metalinguagem cujo propósito é explicitar a própria arte de contar uma estória, bem como nosso envolvimento com a mesma.

Dirigido por Joe Wright e adaptado por Christopher Hampton a partir do livro homônimo de Ian McEwan, o filme traz a jovem de 13 anos Briony Tallis (Saoirse Ronan) que, depois de presenciar da janela de seu quarto uma situação aparentemente erótica entre sua irmã Cecilia (Keira Knightley) e o criado Robbie Turner (James McAvoy), e depois uma série de mal-entendidos, acaba por acusar o jovem levando-o à prisão e culminando no rompimento e posterior afastamento de Cecilia da família. Anos depois já em plena Segunda Guerra, nos deparamos com esses três personagens em momentos e situações distintas: Robbie encontra-se na França lutando na guerra; Cecília leva a vida como enfermeira, esperando pelo dia em que reencontrará seu amor e Briony, já com 18 anos e percebendo as trágicas conseqüências de seu equívoco juvenil, inicia seu processo de “reparação” trabalhando como enfermeira enquanto espera pela oportunidade de acertar as coisas com Cecilia e Robbie. Já num terceiro momento, nos deparamos com Briony no fim da vida, dando uma reveladora entrevista que esclarecerá muitos pontos importantes desta interessante estória... (LEIA O RESTANTE DO TEXTO NO LINK ABAIXO!)