Cartas de Iwo Jima
Média
4,2
648 notas

22 Críticas do usuário

5
8 críticas
4
6 críticas
3
4 críticas
2
4 críticas
1
0 crítica
0
0 crítica
Organizar por
Críticas mais úteis Críticas mais recentes Por usuários que mais publicaram críticas Por usuários com mais seguidores
SERGIO LUIZ DOS SANTOS PRIOR
SERGIO LUIZ DOS SANTOS PRIOR

1.590 seguidores 293 críticas Seguir usuário

2,0
Enviada em 9 de fevereiro de 2012
O ex-prefeito de Carmel, na California, fez barba, cabelo e bigode com os seus dois filmes: "A CONQUISTA DA HONRA" e "CARTAS DE IWO JIMA". Em ambos, Eastwood mostra um quadro da Segunga grande guerra mundial, mais precisamente, na perspectiva americana com o primeiro e na perspectiva japonesa do segundo. Enquanto em "A CONQUISTA DA HONRA", a famosa foto dos soldados americanos cravando a bandeira do seu país tornou-se um ícone da vitória americana, além de ter servido para que o governo arrecadasse dinheiro com um grupo de soldados viajando o país todo vendendo uma imagem idealizada do exército do Tio Sam; já em "CARTAS DE IWO JIMA", vemos os soldados japoneses se preparando para uma derrota inevitável. Através das cartas do título entramos em contato com o sofrimento, as dúvidas, enfim, o pensamento do soldado japonês que estava naquela "ilha sulfurosa" (tradução de Iwo Jima) que estava prestes a ser dominada pelos americanos. A ilha era um território sagrado e os soldados, ao menos em boa parte pelo que o filme mostra, estava disposto a vender caro a derrota e a defender o Império do oriente. Banzai, assim eles gritavam e partiam para o ataque. A mensagem de Eastwood é clara: fez dois filmes versando tendo a guerra como foco principal, porém, não houve vencedores; não há espaço para uma visão parcial e dualista de americanos vencedores e defensores do bem enquanto os japoneses seriam os perdedores e estariam do lado do "mal". Eastwood critica a guerra fazendo dois filmes sobre o tema. Considero "CARTAS DE IWO JIMA" um bom filme, mas inferior a "BABEL" e "PEQUENA MISS SUNSHINE".
Crismika
Crismika

1.184 seguidores 510 críticas Seguir usuário

5,0
Enviada em 26 de agosto de 2020
Clint Eastwood é um diretor que consegue humanizar um assunto tão sangrento, pesado e frio como um guerra. Fez dois filmes ao mesmo tempo da mesma guerra vista de ponto de vista diferentes, nesse caso visto do lado japonês. Filme intenso, com grande terror psicológico. Enfim, quem ainda não assistiu mãos a obra, não percam. Emocionante.
Marcelo S
Marcelo S

170 seguidores 139 críticas Seguir usuário

5,0
Enviada em 3 de abril de 2017
Cartas de Iwo jima foi indicado ao Oscar de 2007 em quatro indicações incluindo Filme e Direção, levando apenas Edição de Som. porém levou o prêmio de Filme Estrangeiro no Globo de Ouro.
Dirigido pelo gênio Clint Eastwood, temos aqui mais uma obra-prima do cinema, ou seja, justamente indicado ao Oscar de Melhor Filme naquele ano. Eastwood nos entrega uma história sobre a guerra de 44 entre EUA e Japão pleo controle da ilha de Iwo Jima na região asiática. Eastwood neste filme focou no lado japonês da guerra, mas sem tomar lado, não mostrou um lado arrogante dos americanos e também não colocou os asiáticos como pretensos heróis, resolveu apenas mostrar o lado nipônico do conflito nos mostrando que na guerra os dois lados são humanos, os dois lados estão certos, os dois lados estão errados, os dois lados saem perdendo, principalmente no que condiz á família.

Eastwood rodou o filme em sua maioria com atores asiáticos, sendo o principal do filme Ken Watanabe, que todos conhecem de filmes como 'O Último Samurai' e 'A Origem', interpretando o General Tadamichi Kuribayashi. Watanabe nos entrega acredito eu que sua melhor interpretação até então em um filme, se preparou muito bem para fazer o personagem lendo as cartas do verdadeiro Kuribayashi em posse da família.
Ryô Kase que faz Shimizu é uma grata surpresa no filme mais pela sua reta final, aonde se revela um proeminente ator.
Shido Nakamura é outro ator que faz muito bem seu personagem Capitão Ito, de personalidade forte e muito patriótico, segue as convicções de seu país cegamente, mesmo que algumas atitudes sejam questionáveis, Shido passou isso ao personagem com muita maestria.
Mas quem eu quero mesmo destacar é Kazunari Ninomiya que fez o personagem 'Saigo', Kazunari se mostrou um ótimo ator, que nos entregou uma performance muito sútil e singela de Saigon, seu personagem leva uns bons 30 minutos de filme para ter uma certa relevância, mas quando o roteiro permite isso Kazunari põe toda uma carga dramática no personagem que só vai crescendo durante todo o filme. O desenvolvimento dele é magistral, mas seu final em minha modéstia opínião não condiz muito com sua trajetória em Iwo Jima. Não sei se isso vem de fatos reais, ou foi algo de roteiro, mas fica o registro.
Ainda temos Mark Moses (da série Desperate Housewives) em uma pequena participação.

Produzido por Eastwood e Steven Spielberg, Cartas de Iwo Jima com certeza já é um clássico do cinema mundial, foi filmado simultaneamente com 'A Conquista da Honra' filme também de Eastwood que complementa a história de Iwo Jima.
Não é um filme difícil e muito menos arrastado, para quem gosta do assunto Guerra, vai ter um ótimo entretenimento, e irá encontrar mais uma pérola de Clint Eastwood.
Ricardo L.
Ricardo L.

62.958 seguidores 3.128 críticas Seguir usuário

5,0
Enviada em 19 de outubro de 2016
Com certeza será clássico daqui 15 anos, tendo em vista que é um filme marcante e com desenvoltura memorável, edição feita com perfeição e com certeza uma das melhores dos últimos 10 anos!!!!
Carlos Henrique S.
Carlos Henrique S.

13.744 seguidores 809 críticas Seguir usuário

3,5
Enviada em 30 de setembro de 2019
Esse filme é uma sequência do filme A Conquista de 2006 que foi lançado poucos meses antes e mostra o lado japonês do confronto entre contra os americanos pela posse da ilha de Iwo Jima.O filme de cara já dá pra afirmar que é melhor que o a conquista da honra pois ao invés de faltar um pouco de drama nos americanos aqui ele está bem mais presente e parece que a inspiração do Eastwood tava mais afiada.O senso de medo e tristeza é alto e conduz o longa.O roteiro é bom e procura mostrar um pouco de cada personagem em suas vidas antes da guerra e faz um laço legal com o público e os melhores são o : Ken Watanabi e o Kazunari Ninomiya que tem uma carga dramática muito boa e boas atuações.A parte técnica assim como a produção do Spielberg que é ótima com uma fotografia cinzenta e sem vida que é espetacular e as cenas de guerras são boas com bons planos de câmera e efeitos sonoros apesar do CGI que atrapalha um pouco ainda é uma parte muito boa.O filme recebeu indicações ao Oscar mas não ganhou,mas o filme se sai melhor na parte técnica do que no desenvolvimento,ainda assim é um bom filme.
Michael Pires
Michael Pires

9 seguidores 82 críticas Seguir usuário

3,5
Enviada em 11 de maio de 2021
O filme traz a tona uma ótima pouco vista em filmes de guerra, a da fragilidade, humanidade e sensibilidade dos soldados a frente da batalha, revelando seus medos e suas angústias.
Jordy C.
Jordy C.

27 seguidores 87 críticas Seguir usuário

4,5
Enviada em 18 de dezembro de 2012
Um envolve drama muito bem conduzido pro Eastwood, atuação impecável de Ken Watanabe, um filme de guerra que mostra as lições de vida e só o nacionalismo ou derrota do inimigo, além disso a parte das batalhas bem realizadas, a questão da edição de som, fazem desse filme quase uma obra prima.
Asia Mundi
Asia Mundi

12 seguidores 44 críticas Seguir usuário

5,0
Enviada em 14 de dezembro de 2014
.Graças às ótimas atuações de Ken Watanabe e de Kazunari Ninomya a medida que passa o filme, vamos percebendo que cada um daqueles soldados era um ser humano, com família, sentimentos e sonhos, que a guerra, em sua estupidez trata de massacrar.
schapirex
schapirex

15 seguidores 10 críticas Seguir usuário

4,0
Enviada em 9 de fevereiro de 2012
... Cartas de Iwo Jima mostra o lado dos japoneses na 2 guerra.Este se concentra bem mais em mostra batalhas épicas do que narrar os fatos dos soldados pós guerra como o filme " A conquista da Honra" de mesmo diretor faz.Este em minha opinião está superior ao outro que acabei de citar, a fotográfia é impressionante , os efeitos são um dos mais belos que já, talves perdendo apenas para Pearl Harbor.O que achei interessante neste filme é que ele mostra o lado japones de um modo menos americanizado, mas sim de um modo mais realista, e mostra que estes não eram loucos, sanguinários como diversos outros filmes retratam.
Belo filme, minha nota 9.0
Lukas Henrier
Lukas Henrier

144 seguidores 163 críticas Seguir usuário

4,0
Enviada em 9 de fevereiro de 2012
Mostra o lado oposto do filme A conquista da Honra,que também tem como diretor Clint Eastwood.Visando o lado Japonês,na Guerra de Iwo Jima,este é inferior ao outro.É sem duvida alguma muito interessante no que propõe,mas tem diversas cenas cansativas, principalmente do incio,onde eles se preparam para o confronto. Porém,com o passar dos minutos,Cartas para Iwo Jima, mostra também a guerra,que sem duvida é parte que mais atraí o telespectador.Cheio de explosões,mortes,que não feitas de maneira violentissima.Também,possui belos efeitos visuais, principalmente nas cenas dos navios,que ficam visiveis ao mar.

O filme também tem um excelente roteiro,escrito pelo competente Paul Haggis,e que na minha opinião,não seria injusto ele vencer o oscar dessa categoria.Também existe uma otima edição de som.

Tem cenas muito chocantes e crueis,como a cena do cachorro, que é capaz de incomodar qualquer uma pessoa.Mas estes momentos não prejudicam a critica do filme em nenhum momento,inclusive pode até ser considerado uma pitada especial a mais,neste quísito.

Vale a pena,mas não se preocupe com o inicio,que é cansativo, pois depois não a mais nada de sonolento,e sim de uma tragica historia de guerra.
Quer ver mais críticas?
  • As últimas críticas do AdoroCinema
  • Melhores filmes
  • Melhores filmes de acordo a imprensa