Quero Matar Meu Chefe
    Muito bom
    Quero Matar Meu Chefe

DIVERTIDO STRESS

por Roberto Cunha

Diz o ditado que não se deve mexer em time que está ganhando e aquela máxima de Lavoisier foi “transformada” em "nada se cria, tudo se copia". Quero Matar Meu Chefe não chega a tanto, mas alguns detalhes não conseguem passar em branco. O primeiro deles esta na existência de três amigos, sendo um deles barbado e meio maluquete. Se você viu semelhança com o trio de Se Beber, Não Case!, não acredite em apenas coincidência.

De qualquer forma, tentar repetir uma fórmula não chega a ser crime e se o resultado fica bom, essa percepção de mera “cópia” tende a se diminuir. Existem, de fato, algumas semelhanças, mas não são nelas que estão os pontos altos da produção e sim no seu conteúdo que explora algo comum na rotina de muitos trabalhadores (a relação com seus superiores), chegando ao extremo do stress, como o próprio título entrega. Outro acerto foi a escalação de elenco, que subverteu a ordem natural e colocou famosos para fazer escada para nomes em ascensão.

Dessa forma, você verá um Colin Farrell bem “diferente” do habitual, uma Jennifer Aniston bastante assanhada e Kevin Spacey esbanjando o talento de sempre. Na trama, esse trio toca o terror na vida de outro, vivido por Jason Sudeikis, Charlie Day e Jason Bateman, que são os protagonistas. Um deles encara um herdeiro que não suporta a ideia de ver um funcionário ocupando a direção da empresa do pai, o outro engole sapo há anos para conseguir uma promoção e na mais inusitada das situações, um assistente passa por maus bocados nas mãos de sua chefe simplesmente porque ela é tarada, bonita e quer transar com ele, que só quer saber de sua noiva. Ou seja, fugiram totalmente de uma pegada mais machista e ficou legal a brincadeira.

Temperada com linguagem chula, boa trilha sonora e referências da televisão, cinema e quadrinhos bem encaixadas, como Pacto Sinistro, o seriado Law & Order e ainda o Professor Xavier de X-Men, o filme tem muitos acertos. Com leve flerte no gênero comédia de erros, o roteiro planta situações divertidas sem apelar para a baixaria gratuita e essa opção acaba sendo um diferencial interessante que pode ajudar numa boa acolhida do público. Nos Estados Unidos, a resposta veio com salas cheias e muitos milhões de dólares nas bilheterias. Um exemplo dessa opção de menos escrachado sem perder a piada é o personagem apimentado de Aniston que não precisou de nudez para ser provocante.

A história é engraçada e todos os personagens, inclusive coadjuvantes, rendem bons momentos, que vão desde uma condenação por fazer xixi na rua até uma hilária sequência envolvendo cocaína derrubada no chão, rápida alusão a uma cena antológica de Woody Allen em Noivo Neurótico, Noiva Nervosa. Entre as curiosidades, tiraram sarro dos atores Ethan Hawke e Jodie Foster.

Assim, este mix do chulo com um certo bom senso acabou tendo um sabor agradável. Não será um filme de rolar de rir para muitos, mas certamente divertirá outros tantos.

Veja o trailer restrito, os normais, além de imagens e curiosidades em Quero Matar Meu Chefe