A Gaiola Dourada
    • O Globo
    • Zero Hora

Cinema com Rapadura

por Mateus Almeida

[...] “A Gaiola Dourada” é um achado entre as comédias atuais. Contando com um roteiro sem maiores pretensões, mas bem trabalhado  e apoiado por um ótimo elenco, o filme vem para o Brasil confirmar o estrondoso sucesso conseguido na Europa...

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

Almanaque Virtual

por Raíssa Rossi

Embora o filme seja oficialmente uma comédia, possui também uma certa carga dramática, feita para emocionar, e uma dose de romance [...]. Sucesso de público na França e fenômeno cinematográfico e social em Portugal, "A Gaiola Dourada" com certeza não é um filme para ser esquecido, tampouco preterido, pois é na sua simplicidade que possui força.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

CineClick

por Roberto Guerra

"A Gaiola Dourada" estabelece de pronto uma identificação com público. Personagens cativantes nos fazem rir ao passo que seus dramas e dilemas pessoais vão se adensando diante de nossos olhos.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Papo de Cinema

por Willian Silveira

Com o humor equilibrado, tensionado entre o fazer rir e o fazer pensar, "A Gaiola Dourada" consegue um resultado raro, combinação de profundidade e riso.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Preview

por Clarissa Kuschnir

O cineasta se baseou nas histórias de pessoas próximas e, principalmente, na vida de seus pais para realizar o filme. [...] É um filme que realmente faz bem à alma.

A crítica completa está disponível no site Preview

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

O filme não tem nada de chanchada que resultaria caso fosse brasileiro e não cai em caricatura nunca. Mostra na verdade todos com bastante carinho - sem aprofundar ou  brincar com defeitos dos portugueses...

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

A Tarde

por João Carlos Sampaio

A crítica de costumes está na essência desta comédia, que dedica boa parte do tempo à comparação entre França e Portugal a partir de situações cotidianas que evidenciam o choque de culturas, mas sempre norteadas pelo senso comum. Isto garante o tom acessível, ao tempo em que nega o mínimo aprofundamento nos temas.

A crítica completa está disponível no site A Tarde

Cineweb

por Alysson Oliveira

É dos estranhamentos entre as culturas distintas, francesa e portuguesa, que nasce o humor do filme – e, por fim, tem algo a dizer sobre situações políticas, econômicas, sociais da Europa. É nas relações de trabalho e dependência que o filme compõe uma representação das trocas entre as duas nações.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Critikat.com

por Nicolas Didier

Uma comédia social calorosa, cheia de vida [...] Alves filma as pessoas simples, humildes, que encontram uma forma de realização pessoal no trabalho [...] O diretor toca em assuntos complexos e graves - a imigração e as raízes pessoais - de maneira justa e leve.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

Critikat.com

por Nicolas Journet

Embora seja fresco e leve, o primeiro filme de Ruben Alves não deixa de parecer uma espécie de telefilme de boa qualidade, meio perdido na tela grande.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin Oricchio

Há, então, esse tom de fábula, de delicadeza, de leveza – qualidades que passam por cima de eventuais carências. Podemos nos dar ao luxo de perdoar os filmes felizes.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

O Globo

por Ruy Gardnier

Falta lógica, falta timing e falta sobretudo frescor narrativo.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Zero Hora

por Marcelo Perrone

O diretor Ruben Alves parece conhecer intimamente o tema. Mas preferiu apostar, entre o humor e a melancolia daqueles que sonham com o retorno à terra natal, na facilidade sem risco das soluções previsíveis, dos personagens caricatos e dos desgastados estereótipos culturais, gastronômicos, musicais e até futebolísticos...

A crítica completa está disponível no site Zero Hora