Nesta segunda parte de sua trilogia Cornetto, o diretor Edgar Wright faz uma paródia ao gênero de Buddy cop. E precisa ser admitido que isso é feito com maestria, o filme é realmente ótimo por sua escrita e estilo. Edgar Wright tem um estilo de direção muito particular e cheio de excentricidades. Seus filmes trazem comédias para outro nível. Você sempre será capaz de reconhecer um filme de Wright (mesmo quando Simon Pegg e Nick Frost não estiverem nele) pela sua direção. É rápido e consegue aprimorar o filme em seus momentos cômicos. Mas também a escrita é ótima. Apesar do fato de que ele realmente tem um conceito muito simplista e o filme é basicamente um filme de uma piada só (um policial de cidade grande e bem-sucedido, que sempre faz as coisas pelo livro é promovido para o interior chato e lento). A história e seu roteiro estão cheios de momentos ótimos e simplesmente bobos (no bom sentido) e alguns personagens engraçados e incomuns.
Claro que as coisas no campo não são tão calmas e inocentes como parece à primeira vista. Logo ele se depara com uma série de assassinatos repentinos. Então, sim, na verdade ainda há uma trama principal presente ali, que é agradável que sabe mantê-lo interessado também, não importa o quão bobo seja às vezes.
Depois disso, uma ação louca, absurda e exagerada começa, o que realmente torna o filme ainda mais hilário de assistir. Obviamente, é deliberadamente feito totalmente exagerado, assim como o filme, todos os seus personagens. O filme é desnecessariamente violento e gráfico, o que realmente funciona ainda mais hilário para o filme, sua comédia, porque é tudo extremamente bem feito e profissionalmente. Foi a principal razão pela qual, por exemplo, "Shaun of the Dead" também funcionou tão bem.
Os sucessos anteriores de Simon Pegg e Nick Frost juntos de Edgar Wright têm como resultado para este filme que alguns grandes atores bem conhecidos aparecem neste filme em alguns pequenos papéis. Atores como Stuart Wilson, Timothy Dalton, Bill Nighy, Jim Broadbent e Cate Blanchett aparecem neste filme. Ele ainda tem o diretor de O Senhor dos Anéis, Peter Jackson, em uma participação especial de 3 segundos. Claro que Pegg ainda é o personagem central do filme, mas desta vez ele e Frost não precisam carregar o filme tão sozinhos quanto, por exemplo, ainda tiveram que fazer em "Shaun of the Dead". Ambos são ótimos atores comediantes, mas é uma coisa muito boa que o filme também tenha ótimos atores coadjuvantes.
Hot Fuz é um filme excelente, fácil o meu preferido dentre a trilogia Cornetto.